Postado às 12h20 Eleições 2016 Nenhum comentário Enviar por e-mail

eleicoes-2016-1Estamos a dois dias das eleições municipais e esta sexta-feira (30) é o último dia para divulgação paga, na imprensa escrita, e a reprodução na internet do jornal impresso, de propaganda eleitoral, nos termos do artigo 43 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997).

A Resolução do TSE nº 23.457/2015 permite a publicação de até dez anúncios de propaganda eleitoral, por veículo, em datas diversas, para cada candidato, no espaço máximo, por edição, de 1/8 de página de jornal padrão e de 1/4 de página de revista ou tablóide.

Deve constar no anúncio, de forma visível, o valor pago pela inserção. A inobservância dessas regras sujeita os responsáveis pelos veículos de divulgação e os partidos, as coligações ou os candidatos beneficiados à multa (que varia de R$ 1 mil a R$ 10 mil) ou equivalente ao da divulgação da propaganda paga, caso este valor seja maior.

Não caracteriza propaganda eleitoral a divulgação de opinião favorável a candidato, a partido político ou a coligação pela imprensa escrita, desde que não seja matéria paga, mas os abusos e os excessos, assim como as demais formas de uso indevido do meio de comunicação, são apurados e punidos.

Material

Também hoje é a data em que o presidente da mesa receptora que não tiver recebido o material destinado à votação deverá diligenciar para recebê-lo. A providência está prevista no parágrafo 2º do artigo 133 do Código Eleitoral (Lei nº 4737/1965).

Fonte: TSE


Postado às 09h27 Saúde Nenhum comentário Enviar por e-mail

hospital-da-mulher-10Agora é definitivo: O Hospital da Mulher “Parteira Maria Correia”, de Mossoró deixa de existir.

A confirmação da notícia chega nos primeiros raios do sol desta sexta-feira, 30 de setembro, data em que os mossoroenses comemoram a liberdade.

Os equipamentos estão sendo transferidos para a Casa de Saúde Dix-sept Rosado/Maternidade Almeida Castro, complexo administrado pela APAMIM, através de uma junta interventora.

Alguns pacientes ainda estão internados (dois na UTI adulto), mas a unidade não recebe mais novos pacientes.

O processo de desativação do Hospital da Mulher foi iniciado em 2015, com o esvaziamento da unidade. Na época, os funcionários denunciaram na imprensa, mas o governador Robinson Faria (PSD) garantiu que o hospital não seria fechado. O processo, porém, não foi estancado.

Era uma determinação do então secretário de Saúde, Dr. Ricardo Lagreca, que via na unidade materno-infantil o problema desnecessário para o governo, devido o alto custo, diante de uma crise financeira sem precedente. A ideia de Lagreca era levar a assistência à saúde da mulher e do recém-nascido para a Casa de Saúde Dix-sept Rosado.

Estudos realizados pela Secretaria de Saúde Pública (SESAP-RN) apontaram que o remanejamento resultaria em grande economia e que os recursos “poupados” seriam aplicados em outras necessária da saúde pública que estão igualmente em dificuldade.

A iniciativa de Lagreca está sendo concluída agora pelo atual secretário de Saúde do Estado, George Antunes.  O governo entende que com o fechamento do Hospital da Mulher poderá fazer maiores investimentos em equipamentos públicos da saúde de Mossoró, como o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).

Os mais de 300 servidores do Hospital da Mulher serão transferidos para outras unidades de saúde pública como o Tarcísio Maia, Hospital Rafael Fernandes e a própria Casa de Saúde Dix-sept Rosado.

 

REGIONAIS

Além do Hospital da Mulher, o Governo do Estado vai fechar outras unidades de saúde. Na lista, os hospitais regionais de Apodi e Caraúbas, municípios do Médio Oeste potiguar.

A decisão está tomada e será levada a termo a partir do mês de outubro.

A Secretaria de Saúde já avisou que os servidores desses dois hospitais serão relocados para os hospitais regional Tarcísio Maia, em Mossoró, e o Cleodon Carlos, em Pau dos Ferros.


Postado às 09h01 Eleições 2016 Nenhum comentário Enviar por e-mail

Rosalba Ciarlini (PP)

– 8h – Caminhada pela Quixabeirinha
– 16h – Caminhada no bairro da Boa Vista

Tião Couto (PSDB)

– 8h – Caravana Rural 45 – Visista à São Romão, Pau Branco, Maisa, Arisco, Recanto da Esperança, Alagoinha, Coqueiro e Barrinha.
– 16h – Carreata 45 – Percorrendo os bairros Santa Delmira, Santo Antônio, Bom Jardim, Paredões, Centro, Costa e Silva e Vingt-Rosado I e II. Saída da Avenida Santa Luzia, próximo ao Queiroz do Santa Delmira.
– 18h – Paredaço 45 – No Santo Antônio. Saída da Avenida Rio Branco até a Praça do Livro.

Josué Moreira (PSDC)

Não divulgou agenda.

Gutemberg Dias (PCdoB)

8h – Caminhada pelo bairro Liberdade I;
15h – Plenária final de campanha, no auditório do VillaOeste;
18h – Caminhada pelas Ruas Marechal Floriano, Pedro II e Alexandre Baraúna.


Postado às 05h05 Coluna Nenhum comentário Enviar por e-mail

Liberdade, Liberdade

A gestão do prefeito Silveira Júnior (PSD) acabou com a Festa da Liberdade. Por incompetência ou irresponsabilidade. Uma ou outra, é grave. As duas juntas, gravíssimo.

Trata-se do maior patrimônio histórico de Mossoró, que consolidou o 30 de setembro como data magna da cidade. Mais importante, até, do que a data de emancipação política, comumente festejada por munícipes.

A Festa da Liberdade potencializou as comemorações da abolição da escravatura, inserindo em sua programação eventos socioculturais para contar feitos como a libertação dos escravos cinco anos da Lei Áurea (1883); bravura do Motim das Mulheres (1875); a resistência ao bando do temido Lampião (1927); e o primeiro voto feminino de Celina Guimarães (1928)

. O mês de setembro respirava cultura, envolvia toda a sociedade no sentimento de orgulho pela história da terra e de nossa gente. O Auto da Liberdade e o Cortejo da Liberdade, o ápice. O primeiro, espetáculo em arena narrando, de forma teatral, os quatro grandes feitos. O segundo, grande cortejo em avenida, que tornou-se maior o que antes era o desfile cívico-militar.

Neste ano, a Festa da Liberdade encolheu, praticamente desapareceu. Hoje, 30 de setembro, o tradicional cortejo, envolvendo todas as expressões da sociedade mossoroense, se resumirá ao Desfile Militar pela Avenida Alberto Maranhão.

Acabou a Festa da Liberdade.

Cadê o Seminário Novas Liberdades?

A Caminhada Histórica da Liberdade?

O Cortejo Artístico Cultural? Os shows populares da liberdade?

O Auto?

O Cortejo da Liberdade?

No Palácio da Resistência, transformado em quartel general de Silveira, nenhuma resposta. Na pasta da cultura, que deixou de ser secretaria e passou a ser um “puxadinho” da Secretaria de Educação, nenhuma explicação.  A ordem é o silêncio. Se abrir a boca, o Jornal Oficial do Município (JOM) dará a resposta em tintas vivas da exoneração.

É o fim melancólico de uma gestão incapaz de entender o simples sentido da liberdade. De respeitar a história de um povo. De preservar o patrimônio de uma terra reconhecidamente libertária.

Mossoró sofre.

Difícil aceitar que o 30 de Setembro seja apenas um feriado. Acordar neste dia, sem o direito a comemorar nas ruas o feito do povo bravo, é voltar a sentir o peso das correntes que no passado deixaram marcas profundas.

De sorte, o povo bravo que não se ajoelha e que aprendeu a enfrentar o mais furioso de seus inimigos, tem força outra vez para resistir e não recuar, tirando das ruas o senhor prefeito que queria prolongar esse sofrimento por mais quatro anos.

As correntes foram quebradas; todas, sem exceção.

Liberdade, Liberdade, Mossoró! Ontem, hoje e sempre.

 

Vacina

Pais e responsáveis têm até hoje para levar crianças e adolescentes nos 36 mil postos e salas de vacinação de todo o país. A Campanha Nacional de Multivacinação está sendo realizada desde o dia 19.

 

Intolerância

A morte do candidato a prefeito de Itumbiara (GO) José Gomes não foi caso isolado. Em pelo menos 12 estados brasileiros ocorreram ataques contra a vida de candidatos. É a intolerância em um país pouco desenvolvido.

 

Pesquisa será publicada amanhã

O JORNAL DE FATO circula neste sábado, 1º de outubro, com a pesquisa sobre as eleições para a Prefeitura de Mossoró. Será a primeira pesquisa a ser publicada, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A pesquisa tem a marca do IPESPE, uma das instituições mais respeitadas no mercado de pesquisas do País, fundada pelo sociólogo Antônio Lavareda.

A pesquisa trará a intenção de voto para prefeito, rejeição de candidato, avaliação da administração municipal, estadual e federal, entre outros dados importantes.

Portanto, neste sábado, pesquisa IPESPE/DE FATO, cedo nas bancas.

 

“Formiguinhas” nos bairros

As próximas 48 horas que separam o dia das eleições serão de intensa movimentação nos bairros da cidade, notadamente os mais afastados do centro.

É a corrida em busca dos votos que ainda restam sem escolha, os chamados indecisos, ou eleitores de última hora.

Neste ano, um fato novo: a disputa será muito mais acirrada entre os candidatos à Câmara Municipal do que os postulantes à Prefeitura.

 

Em Patu

Mais uma pesquisa Consult em Patu mostra o candidato Rivelino Câmara (PMDB) na liderança, com 55,5% da intenção de votos, contra 39% do candidato Thacio Queiroga (PSD), filho do ex-prefeito Popó.

A pesquisa foi registrada pelo Blog do Xerife, com número rn 01003/2016

 

Segue

A vantagem de 16 pontos é bastante considerável. Rivelino Câmara tem o apoio do grupo político do ex-prefeito Ednardo Moura. Ele, inclusive, fez parte da equipe de secretários da atual gestão municipal.

 

Não resolve, mas é um bom senso

O governo Robinson Faria (PSD) acerta quando chama os líderes sindicais para discutir o pagamento da folha salarial.

Não resolve o problema, é verdade, mas mostra a crise financeira e chama os servidores para enfrentar juntos.

A decisão de pagar a folha de setembro por faixa salarial foi uma sugestão das entidades que representam as diversas categorias de servidores.

 

Coletiva

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Dilermando Motta, concede entrevista coletiva hoje, às 16h, no plenário do TRE-RN, para apresentar detalhes das eleições municipais do próximo domingo, 2.

 

Desenvolvimento a partir da Comemsa

Nesta data, em 1952, o monsenhor Luís Mota realizava a bênção dos novos motores adquiridos pela Comissão de Melhoramentos de Mossoró S/A (COMEMSA), para expandir a energia elétrica na cidade.

Um marco no desenvolvimento.

Fizeram uso da palavra o prefeito Francisco Vicente de Miranda Mota e o diretor-gerente da empresa, Joaquim da Silveira Borges.

 

É NOTÍCIA

1- O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizará sessão extraordinária de julgamentos nesta sexta-feira (30), a partir das 17h. Força tarefa para julgar o maior número possível de recursos.

2- O conjunto Abolição I completa hoje 40 anos de inaugurado. Foi nesta data, em 1976, a solenidade de entrega das chaves das 430 casas, presidida pelo então prefeito Dix-huit Rosado.

3- Nesta data, em 1983, era inaugurada a Rádio Libertadora Mossoroense, fundada pelo ex-governador Tarcísio de Vasconcelos Maia. Hoje, a emissora AM é controlada pela igreja evangélica.

4- A Justiça do Ceará tirou das ruas a campanha de Dona Bill, mãe do astro do forró Wesley Safadão. Motivo: ela estava comprando voto para renovar o mandato de vice-prefeita da cidade Aracoiaba.

5- É grande o número de processos movidos por partidos ou por políticos contra veículos de mídia durante a disputa eleitoral. Só neste ano, 99 empresas de comunicação enfrentam processos na Justiça.

 

FRASE

“A frustração de receitas já ultrapassa o montante de 300 milhões de reais neste ano.”

GUSTAVO NOGUEIRA – Secretário de Planejamento do Governo do RN.


Postado às 05h00 Túnel do Tempo Nenhum comentário Enviar por e-mail

De1883 – Mossoró liberta os seus escravos, cinco anos antes da Lei Áurea.

De 1929 – Televisão: BBC de Londres realiza a primeira emissão experimental.

De 1952 – O monsenhor Luís Mota realiza a bênção dos novos motores adquiridos pela Comissão de Melhoramentos de Mossoró S/A (COMEMSA), para expadir a energia elétrica na cidade. Um marco no desenvolvimento. Fizeram uso da palavra o prefeito Francisco Vicente de Miranda Mota e o diretor-gerente da empresa, Joaquim da Silveira Borges.

De 1955 – James Dean, ator norte-americano, morre em acidente automobilístico.

De 1976 – Solenidade de entrega das 430 casas do primeiro conjunto Abolição de Mossoró, o Abolição I. Solenidade presidida pelo prefeito Dix-huit Rosado.

De 1981 – Jânio Quadros se filia ao PMDB, gerando protestos por seu conservadorismo.

De 1983 – Inauguração da Rádio Libertadora Mossoroense, fundada pelo ex-governador Tarcísio Maia.

De 1991 – Morre Chagas Freitas, jornalistas e político, foi governador do Estado da Guanabara e durante muitos anos dono do jornal O Dia.

De 1995 – Descobertas ruínas do farol de Alexandria.


Postado às 15h57 Eleições 2016 Nenhum comentário Enviar por e-mail

Atenção candidatos; atenção eleitores.

Fiquem atentos para o que pode e o que não pode na reta final da campanha, conforme a legislação eleitoral.

O gráfico abaixo mostra o que está autorizado e os impedimentos

eleicoes-finalA Justiça Eleitoral e o Ministério Público Eleitoral estão atentos para que as regras sejam respeitadas.


Postado às 15h43 Eleições 2016 Nenhum comentário Enviar por e-mail

arlindo-fulgencioQuando o PRB decidiu sair de perto da campanha do prefeito Silveira Júnior (PSD), os seus candidatos a vereador se dividiram no apoio a outros candidatos a prefeito.

Uma parte foi para a candidata Rosalba Ciarlini (PP), da Coligação Força do Povo; outra ficou com Tião (PSDB), da coligação Mossoró Melhor.

Dos quatro que foram foram testados nas urnas e que obtiveram votação acima dos mil votos, só Arlindo Fulgêncio foi para o palanque de Rosalba. Os outros três: Gilson Cardoso, Gerson Nóbrega e Raério Cabeça apostaram em Tião.

Arlindo tem acompanhado Rosalba em todas as movimentações, inclusive, levou a candidato para a sua principal base eleitoral, que compreende os bairros Alto do Xerém, Lagoa do Mato, Carnaubal, Belo Horizonte e parte da Boa Vista e Alto da Conceição.

Os eleitores de Rosalba desta região da cidade absolveram a ideia de Arlindo como representante de Rosalba na sigla PRB.

Nas eleições de 2012 Arlindo teve uma votação de quase 1.200 votos, sendo mais de 80% na área da 33a zona eleitoral, que compreende exatamente os bairros de sua base.


Postado às 15h31 Eleições 2016 Nenhum comentário Enviar por e-mail

O candidato à prefeitura de Itumbiara, José Gomes da Rocha (PTB), conhecido como Zé Gomes, declarou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um patrimônio no valor de 110.808.417,35 reais.

Zé Gomes foi morto a tiros durante um atentado enquanto fazia carreata com correligionários pelas ruas da cidade nesta quarta-feira (28).

Entre os bens declarados por Zé Gomes estão três apartamentos que, somados, chegam a 1,4 milhão de reais, 440 cabeças de gado avaliadas em 528 mil reais, 270 mil reais em espécie, mais de 100 milhões de reais em terras dividas em dez fazendas, além de carros e maquinário agrícola. O candidato do PTB também mantém uma lavoura de cana de açúcar avaliada em quase 4 milhões de reais.

Zé Gomes era o candidato à prefeitura de Itumbiara que mais arrecadou e era líder nas pesquisas de intenção de voto. Suas doações somam 191 mil reais – desses, 180 mil foi uma doação realizada pelo próprio Zé Gomes.

jose-gomes-da-rocha

Entenda o atentado

Zé Gomes e um grupo de correligionários faziam uma carreata pelas ruas de Itumbiara quando um Fiat Siena preto com placa fria, registrada em Curitiba, veio na direção contrária. Um homem desceu do carro e com uma pistola em punho correu em direção à caminhonete onde estavam o candidato à prefeitura, o vice-governador José Eliton (PSDB), e o advogado da prefeitura de Itumbiara, Célio Rezende e outros apoiadores.

Ao se aproximar, o atirador reconheceu um policial militar sem farda que corria ao lado da picape e atirou. Em seguida abriu fogo contra Zé Gomes e acabou por atingir também o vice-governador.

O atentado causou pânico nas ruas da cidade e deixou três mortos – o candidato Zé Gomes, o policial militar Vanilson Rodrigues que fazia a segurança do vice-governador e o atirador que foi identificado pela Polícia Civil de Goiás como Gilberto Ferreira do Amaral, de 53 anos, funcionário da prefeitura da cidade. O vice-governador Eliton e o advogado da prefeitura de Itumbiara, Célio Rezende, ficaram feridos, mas foram socorridos e não correm risco de vida.


Postado às 13h43 Eleições 2016 Nenhum comentário Enviar por e-mail

silveira-resistir-jamais

O prefeito Silveira Júnior (PSD) acaba de oficializar a desistência de sua candidatura à reeleição junto à Justiça Eleitoral.

No entanto, a desistência só será confirmada pelo juiz eleitoral Cláudio Mendes, da 34a zona, responsável por registro de candidatos, deferir o pedido.

Silveira não compareceu ao Forum Eleitoral Celina Guimarães. O pedido foi protocolado por sua assessoria jurídica.

O juiz Cláudio Mendes deve decidir ainda hoje.

Silveira decidiu oficializar a desistência depois de a Justiça Eleitoral suspender a sua propaganda no rádio e na tv e a participação em debates.

O juiz Breno Valério, da 33a zona eleitoral, acatou pedido de liminar do Ministério Público Eleitoral, contido na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE).

Silveira vai foi acusado de prática ilícita nas eleições. Leia AQUI


Postado às 09h17 Eleições 2016 Nenhum comentário Enviar por e-mail

Rosalba Ciarlini (PP)

– 8h – Caminhada no bairro da Barrocas
– 16h – Carreata pelos bairros de Santo Antônio, Bom Jardim, Barrocas, Paredões e São José.

Tião Couto (PSDB)

– 8h – Carreata 45 – Percorrendo os bairros Liberdade II e Sumaré. Saída da rua Manoel Batista Neto, próximo à panificadora Ceará.
– 9h – Adesivaço 45 – Na Ilha de Santa Luzia, em frente ao Arte da Terra.
– 9h – Adesivaço 45 – Na Ilha de Santa Luzia, em frente ao Sebosão.
– 19h – Passeata 45 – Percorrendo os bairros Alto de São Manoel, Ilha de Santa Luzia e Centro. Saída da Presidente Dutra próximo ao posto do ceguinho.

Josué Moreira (PSDC)

18h – Carreata/passeata na Avenida Presidente Dutra

Gutemberg Dias (PCdoB)

– 8h – Caminha na Rua Coelho Neto. O ponto de encontro será no cruzamento da via com a Rua Cunha da Mota;
– 16h30 – Participação em debate promovido pelo Grêmio Estudantil Valdemar dos Pássaros, no Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN);
18h – Caminhada pelas ruas do bairro Bom Jesus.