Postado às 11h44 Gerais Nenhum comentário Enviar por e-mail

Por Ciro Pedroza

Pedro Cardoso Filho, potiguar radicado há anos em João Pessoa, marido de Zelita e pai de Gina e Cristina, Doquinha de Marcelino Vieira, menino em Pau dos Ferros, jovem aluno do antigo Atheneu, Mala Véia na Casa do Estudante de Natal, que virou Dr. Pedro em João Pessoa e fez o primeiro de tantos partos na irmã Tetê, mal chegado da festa de sua formatura, e trouxe ao mundo Juscelino.

Tio de Gracita Lopes, que adotei como meu, Pedro fez história como médico, boêmio, intelectual, contador estórias e memorialista atento ao humano.

Honrou o juramento de Hipócrates e exerceu a medicina como sacerdócio e devoção. Salvou vidas e operou milagres… em Limoeiro do Norte, Caraúbas, João Pessoa, por onde passou.

A mão que durante anos sustentou o bisturi certeiro,

Ensinou, a partir do exemplo corajoso de um alcoologista que venceu o mal e tornou-se referência. Escreveu livros, fez palestras pelo Brasil e pelo mundo, salvou outras tantas vidas com seu testemunho.

Orador de palavra certeira, encantava com sua emoção ao nos falar das pessoas, dos lugares e dos sentimentos.

Na manhã deste sábado, Pedro perdeu a batalha para a pneumonia e nos deixou aos 83 anos vem vividos. Foi fazer a festa dos parentes e dos amigos que já se encontraram com o Pai.

Seu corpo será cremado neste domingo pela manhã, no Crematório Caminho da Paz, Estrada de Cabedelo, em João Pessoa. Seu exemplo, seu carinho e sua amizade vão nos fazer falta…


Postado às 11h42 política Nenhum comentário Enviar por e-mail

20 prefeitas potiguares de todas as siglas partidárias, 10 vereadoras do PP no Rio Grande do Norte, a senadora Fátima Bezerra (PT), a deputada federal Zenaide Maia (PR) e as deputadas estaduais Márcia Maia (PSB) e Cristiane Dantas (PCdoB), marcaram presença e foram homenageadas no evento que o diretório estadual do Partido Progressista promoveu nesta sexta-feira (24), na Assembleia Legislativa.

A cerimônia foi aberta com a participação do cantor Isaque Galvão e da Camerata de Vozes regida pelo Padre Pedro. Logo após, o presidente estadual do PP, ex-deputado Betinho Rosado, anunciou a instalação do Movimento Mulher Progressista no estado, com o objetivo de incentivar a participação da mulher potiguar na política. Foi lançado ainda um cartaz comemorativo com a imagem das parlamentares do estado, das prefeitas, e das vereadoras do PP.

Beto Rosado, Ana Amélia, Bernadete Rêgo, Fátima Bezerra e Betinho Rosado

Convidada para falar sobre o papel da mulher na política, a senadora Ana Amélia (PP/RS), presidente de honra do movimento Mulher Progressista e da Fundação Milton Campos, também participou da cerimônia, que foi encerrada com a fala do principal nome do PP no Rio Grande do Norte, o deputado federal Beto Rosado.

Em seu discurso, o deputado relembrou os fatos históricos que tornaram o estado pioneiro no que diz respeito à participação feminina na luta pela democracia e igualdade de gênero. “Foi aqui que a mulher conquistou primeiro o direito de votar e ser votada, através de Celina Guimarães e Alzira Soriano”.

Também prestigiaram o evento o senador Garibaldi Alves e o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira. A prefeita de Riacho da Cruz, Bernadete Rego, também homenageada, representou a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte.


Postado às 11h28 Gerais Nenhum comentário Enviar por e-mail

O deputado estadual Galeno Torquato (PSD) enviou requerimento à Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (SEJUC) solicitando a instalação de uma unidade da Central do Cidadão no município de São Miguel, na região do Alto Oeste potiguar.

A iniciativa, segundo o parlamentar, visa beneficiar, não apenas os cerca de 25 mil habitantes de São Miguel, mas também os moradores das cidades vizinhas de Venha-Ver, Coronel João Pessoa e Doutor Severiano que, juntas, totalizam cerca de 40 mil habitantes.

O parlamentar explica que os moradores das quatro cidades precisam se deslocar à Pau dos Ferros quando necessitam dos serviços prestados pela Central do Cidadão.

“Além de gerar economia de tempo, a medida ajudaria a desafogar a unidade de Pau dos Ferros, que já trabalha no limite”, comenta o deputado Galeno Torquato.


Postado às 05h09 Coluna Nenhum comentário Enviar por e-mail

PMDB tornou-se a mosca de sua própria sopa

A opinião do jornalista Josias de Souza, em seu respeitado e acreditado blog no portal UOL, retrata com fidelidade o poderio que está sob controle do PMDB.

Mostra como o partido, coadjuvante de todos os governos, avançou na segunda gestão da presidente Dilma Rousseff (PT), se aproveitando da fragilidade do próprio governo, atolado na crise econômica e nos escândalos de corrupção, para impor as suas ambições.

O PMDB tornou-se a “tampa” de uma política de garrafas cheias, de conteúdo amargo – ou não -, mas de acordo com o que o partido poderoso definir:

Leia:

“A crise do segundo mandato de Dilma deu ao PMDB uma rara sensação de utilidade pública. O PMDB agora está em todos os lugares. Toda tentativa de destruir o PMDB o coloca mais próximo do controle. Até quem o despreza convoca o PMDB.

Um estômago, eis a imagem que melhor retrata o PMDB. Um estômago de terno e gravata, devorando cada pedaço do poder à sua volta com a flatulência de um organismo hipertrofiado.

Enquanto o PSDB decide se propõe o impeachment ou compra uma bicicleta, o PMDB faz oposição ao governo. Enquanto o PT puxa o tapete de Joaquim Levy, o PMDB estende a mão ao ministro da Fazenda.

O PMDB assina o projeto que reduz a 20 o número de ministérios e indica ministros para as pastas cuja extinção defende. O PMDB frequenta a lista suja da Lava Jato e, estalando de pureza moral, controla a CPI da Petrobras.

O PMDB faz e o PMDB desfaz. Sem rivais capazes de detê-lo, o PMDB foi tomado de profundo tédio patriótico.

O PMDB virou um esquizopartido. Ou, por outra, o PMDB tornou-se uma espécie de clínica terapêutica para tratar as loucuras dos peemedebistas.

De repente, o PMDB passou a conspirar contra o PMDB. Renan e Cunha açulam o condomínio governista contra Dilma. Temer rearticula a unidade da base congressual.

Na Câmara, Cunha desengaveta o projeto da terceirização. No Senado, Renan promete reengavetar. Jucá triplica a verba destinada aos partidos. Dilma sanciona.

E Renan, unha e cutícula com Jucá, desanca Dilma por não ter vetado o descalabro. O PMDB autoflagela-se como um Napoleão guerreando contra si mesmo numa Waterloo imaginária. O PMDB tornou-se a mosca de sua própria sopa. Não demora e o PMDB sairá em passeata pelas ruas.

No pelotão de frente, Renan, Cunha, Jucá e Temer marcharão atrás de uma grande faixa. Nela, estará escrito: “Será que nós temos que fazer tudo nessa joça?”

O Brasil jamais será o mesmo depois desta época.”

Rosalba apresenta versão de convênios

A ex-governadora Rosalba Ciarlini quebrou o silêncio sobre o caso de devolução de recursos do Fundo Penitenciário, que lhe rendeu acusação do Ministério Público. Segundo Rosalba, os recursos foram devolvidos contra a sua vontade. Os convênios de sua gestão com o Ministério da Justiça não se concretizaram devido a entraves burocráticos, conforme explica. Rosalba lembra que outros dois convênios foram firmados da ordem de R$ 24 milhões (valor superior aos 14 milhões dos convênios anteriores) e que os recursos assegurados estão em plena vigência. Essa explicação será dada às autoridades.

Levy com os governadores

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, estará no Rio Grande do Norte no dia 8 de maio. Ele representará a presidente Dilma no 3º Encontro dos Governadores do Nordeste, que será sediado em Natal. Os gestores vão cobrar do ministro os ajustes fiscais prometidos pelo governo e a unificação da alíquota do ICMS. Também estará presente o ministro para assuntos estratégicos, Roberto Mangabeira Unger.

CPI no RN

O Rio Grande do Norte será o primeiro Estado a ser visitado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do sistema carcerário brasileiro. A crise no sistema prisional potiguar chamou a atenção dos membros da CPI, principalmente devido a duas fugas em massa em15 dias.

Segue

As fugas ocorreram no pavilhão 2 da Penitenciária Alcaçuz, em Nísia Floresta, colocando mais de 60 presos nas ruas. A facilidade com que os detentos escaparam chama a atenção e preocupa a sociedade.

Sistema prisional não tem solução

O secretário da Justiça, Edilson França, voltou a afirmar que a crise no sistema prisional do Rio Grande do Norte vai piorar. Em outras palavras: não tem saída. O crime organizado assumiu o controle, está melhor aparelhado do que o Estado, dita as normas e manda no pedaço. O governo está de joelhos, cedendo aos caprichos dos membros do PCC de Marcola. É fato.

Exumação

Os deputados aprovaram a volta da reeleição do presidente da Assembleia Legislativa, no momento em que o fim da reeleição é o carro-chefe da reforma política do País. O presidente  Ezequiel Ferreira (PMDB) bancou a “exumação”.

Cidade Junina precisa ser vista

A Prefeitura retardou para o dia 6 de maio a abertura dos envelopes da licitação do Mossoró Cidade Junina. Conforme reza a lei, o resultado só pode ser homologado cinco dias após, ou seja, a partir do dia 11. Desta data até o Pingo da Mei Dia restarão apenas 27 dias. Como a empresa vencedora conseguirá contratar as atrações a tempo? Os serviços? A coluna voltará ao tema.

Mulher Progressista

Em Natal, a senadora Ana Amélia, do PP-RS, lançou o movimento “Mulher Progressista”, com homenagem às mulheres potiguares com mandato. A senadora foi recepcionada pelo deputado Beto Rosado (PP).

Aeroporto

O argentino José Luiz Menghini  é o novo presidente do consórcio Inframérica, que administra o Aeroporto Internacional Aluízio Alves, de São Gonçalo. Ele tomará posse no dia 1º de maio, substituindo Alysson Paolinelli.

É NOTÍCIA

1 – Com a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, o sistema prisional brasileiro receberá 32 mil novos presos em 1 ano. Números que precisam ser vistos no polêmico debate.

2 – O Sebrae-RN marcou para o dia 7 de maio o lançamento da edição 2015 do Prêmio Prefeito Empreendedor. A premiação reconhece o empenho dos gestores para priorizar pequenos negócios.

3 – Os irmãos George e Georgiano Azevedo, da Tráfego Models, vão resgatar o concurso “Miss Mossoró”. Eles são caçadores de beldades. As inscrições estão abertas na Top London, do Boulevard.

4 – Os servidores do IFRN, campus de Mossoró, vão paralisar as atividades a partir da próxima segunda-feira, 27. Aderem à greve da categoria nacional, como já fizeram os servidores de Natal.

5 – Os jogadores do Baraúnas ameaçam não entrar em campo hoje para a última partida do Estadual 2015, contra o Palmeira, no Nogueirão. Reclamam 10 dias de salários atrasados. Pobre futebol.

FRASE

” Verifica-se uma consolidada tendência nacional para admitir a reeleição nas Assembleias.”

GUSTAVO CARVALHO –  Relator da PEC que devolveu o direito à reeleição ao presidente da Assembleia Legislativa


Postado às 05h00 Túnel do Tempo Nenhum comentário Enviar por e-mail

* De 1925 – Nascimento de Janeta Clair (Janete Emmer Dias Gomes), autora de novelas.

* De 1940 – Nascimento do ator Al Pacino.

* De 1961 – Aprovada lei de constituição da Eletrobras.

* De 1970 – Guerrilha: sequestro do boeing 737 da Vasp.

* De 1979 – Fim da fidelidade partidária. Hoje em vigor.

* De 1979 – Graças ao fim da fidelidade partidária, Teotônio Vilela troca a Arena pelo MDB.

* De 1984 – Emenda das Diretas: votação recebe 298 votos a favor, 65 contra e 112 ausências, mas não é aprovada porque não reuniu 2/3 de votos exigidos.


Postado às 21h04 política [ 1 ] comentário Enviar por e-mail

Da Agência Brasil

A juíza Gisele Lemke, da 2ª Vara Federal de Curitiba, determinou hoje (24) o bloqueio dos bens da empreiteira Engevix, investigada na Operação Lava Jato, até o valor de R$ 153,9 milhões,  ao deferir pedido liminar do Ministério Público Federal (MPF) para bloquear o valor a fim de garantir o ressarcimento pelos prejuízos causados com desvios de recursos na Petrobras.

A cobrança dos valores é feita em ações de improbidade de administrativa, que correm paralelamente às ações penais, a cargo do juiz Sérgio Moro. O bloqueio também atinge o vice-presidente da Engevix, Gerson Almada, que está preso desde novembro do ano passado.

Na decisão, a juíza explicou que o bloqueio é uma garantia do ressarcimento, sem atingir o capital de giro da empresa, a ponto de prejudicar as atividades. “Na verdade, não há nesse momento processual como saber precisamente se o valor a ser  devolvido atinge o montante indicado pelo Ministério Público Federal, pois consta da  própria petição inicial que não foram ainda localizadas todas as operações financeiras  relativas ao total dos valores que teriam sido desviados”, esclareceu Gisele Lemke.

Para calcular o valor do bloqueio, o Ministério Público considerou o depoimento de delação premiada do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa. Segundo ele, a propina era cobrada no percentual de 1% dos contratos da estatal com as empreiteiras, entre elas, a Engevix.

A Agência Brasil tentou entrar em contato com a assessoria da Engevix, mas ninguém atendeu as ligações.


Postado às 18h25 política [ 1 ] comentário Enviar por e-mail

O Rio Grande do Norte será a sede do 3º Encontro dos Governadores do Nordeste, evento que objetiva discutir uma pauta única de desenvolvimento para toda região.

Esta edição será realizada no dia 8 de maio, no Centro de Convenções de Natal. Além dos nove governadores, já confirmaram presença o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e o ministro para assuntos estratégicos, Roberto Mangabeira Unger.

Entre os temas que serão tratados, está o ajuste fiscal, a continuidade e ampliação de investimentos para a região, a unificação da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e questões relativas à previdência.

O encontro termina com a elaboração de uma carta aberta com o pleito de todos os participantes.

 

Programação do Encontro dos Governadores do Nordeste

8h – Credenciamento
9h – Recepção às autoridades
9h30 – Abertura do evento
9h40 – Fala do anfitrião – Governador Robinson Faria
10h – Palestra do Ministro da Fazenda, Joaquim Levy
11h – Fala dos governadores
13h – Intervalo para almoço
15h – Palestra do Ministro para Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger
16h – Reunião fechada – (Elaboração da Carta dos Governadores Eleitos)
17h – Divulgação da Carta e encerramento


Postado às 14h32 Justiça Eleitoral Nenhum comentário Enviar por e-mail

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes declarou hoje (24) que aguarda uma definição do Congresso sobre a reforma política para votar a Ação Direta de inconstitucionalidade (Adin) sobre o financiamento privado de campanhas eleitorais. O ministro fez uma palestra sobre justiça criminal, nesta manhã, na capital paulista.

“A ação voltará ao plenário, estamos examinando todos os aspectos. É uma matéria bastante complexa, talvez estejamos dando uma resposta muito simples. Nós temos que saber antes o que o Congresso está discutindo, qual é o modelo eleitoral, para saber qual é o modelo de financiamento adequado”, disse o ministro.

O fim do financiamento de campanhas políticas por pessoas jurídicas voltou a ser debatido depois das denúncias de corrupção na Petrobras, com o pagamento de propinas por empresas que estão sendo investigadas na Operação Lava Jato.

Gilmar Mendes pediu vista no julgamento do financiamento privado de campanhas eleitorais há mais de um ano, em 2 de abril de 2014. Entidades e movimentos sociais criticam essa demora, ao alegar que a medida representa uma obstrução, pois seis dos dez ministros votaram pelo fim da doação de empresas a políticos.

O ministro disse que esses votos são provisórios e, portanto, acredita numa mudança do resultado da votação.

* Fonte: Agência Brasil


Postado às 12h49 Gerais Nenhum comentário Enviar por e-mail

O empresário potiguar Paulo Miranda, Diretor Comercial da Miranda Computação, recebeu na última quinta-feira (23) um prêmio de reconhecimento da Intel durante o evento “Intel Solutions Summit 2015”, que reúne os maiores parceiros da marca pela América Latina.

O evento aconteceu na cidade de Cancún, no México, e contou com a participação de um grupo seleto de apenas 10 brasileiros, incluindo o empresário potiguar.

Após ser citada como case de sucesso na América Latina, a Miranda recebeu o prêmio em reconhecimento pela campanha de marketing de varejo com o produto Tablet Dell Venue 7, entregue pelo Gerente de Marketing Intel para a América Latina, Rodrigo Tamellini.

Atualmente, a empresa potiguar possui oito lojas, sendo sete em Natal e uma em Mossoró, e está classificada entre as 100 maiores empresas recolhedoras de impostos para o RN, recursos que são revertidos em melhorias de áreas como saúde, educação e segurança para a população.


Postado às 12h30 Gerais Nenhum comentário Enviar por e-mail

O deputado Kelps Lima (SDD) levantou voz em defesa da RN-015, que liga Mossoró ao município de Baraúna.

A rodovia precisa de reparos urgentes. O deputado fez requerimento para que o Governo do Estado recupere a estrada.

A RN-015 faz ligação de Mossoró, via Baraúna, com a região do Vale Jaguaribe, no Ceará. Por essa estrada passam diariamente carros alternativos trazendo consumidores de cidades como Jaguaruana, Quixeré, Limoneiro, Russas, Taboleiro do Norte, entre outras.