Postado às 15h57 política Nenhum comentário Enviar por e-mail

Luiz Carlos Trabuco

O presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, foi indiciado pela Polícia Federal em mais um desdobramento da Operação Zelotes, que investiga a compra de decisões Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). A assessoria do Bradesco confirma o indiciamento. O banco informou que vai distribuir um informe a respeito ainda nesta tarde.

Ao site de VEJA, a assessoria de imprensa do Ministério Público Federal (MPF) do Distrito Federal confirmou que recebeu o inquérito elaborado pela polícia relativo ao Bradesco nesta terça-feira. O documento pede o indiciamento do presidente do Bradesco e de outras nove pessoas investigadas na Zelotes. O próximo passo será a apresentação de uma denúncia à Justiça Federal.

As apurações mostraram que o grupo suspeito de corromper integrantes do Carf conversou com executivos do banco sobre um “contrato” para anular um débito de 3 bilhões de reais com a Receita Federal, segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo.

Em relatório, a PF já havia apontado que Trabuco e outros dois executivos da instituição se encontraram com emissários da organização criminosa para discutir a atuação no órgão. Os indiciamentos são pelos crimes de tráfico de influência, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

O MPF não soube informar imediatamente por quais crimes a PF indiciou Trabuco e se havia outros funcionários do banco indiciados.

Fonte: Veja online


Postado às 15h47 Educação Nenhum comentário Enviar por e-mail

Em nota ao titular do blog e da coluna César Santos, que é publicada na edição impressa do JORNAL DE FATO, a Secretaria de Educação do Estado do RN nega que tenha feita avaliação sobre a administração da 12a Diretoria Regional de Educação (DIRED), sediada em Mossoró.

Rebate nota do jornalista que, na exoneração e readmissão da titular da pasta, Rina Márcia, que é sogra do prefeito Silveira Júnior (PSD), noticiou sobre o descontentamento da secretária Cláudia Santa Rosado.

O blog publica a nota da íntegra:

“A Assessoria de Imprensa informa que a secretária de Estado da Educação e da Cultura, professora Cláudia Santa Rosa, afirmar não ter dito ou informado que estaria descontente com a administração da 12º Diretoria Regional de Educação e Cultura, localizada em Mossoró.

Essa informação foi publicada na coluna de César Santos, no caderno Política, no último dia 28 de maio.

A secretária Cláudia Santa Rosa ainda fará visita ao município e a sede da 12ª Direc para conhecer a equipe pedagógica e administrativa da diretoria.”

 

NOTA DO BLOG: O governador Robinson Faria (PSD) determinou a exoneração de Rina Márcia diante do caos na área da 12a Dired. Em seguida, pediu ao deputado Souza (PHS) para indicar o nome. A indicada foi a assistente social Lenice Machado, inclusive com nomeação publicada no Diário Oficial do Estado.

No dia seguinte, a nomeação de Machado foi tornada nula, assim como a exoneração de sogra do prefeito.

Em tempo: Lenice Machado é avó do esposo da cunhada do prefeito Silveira, jornalista Mirella Ciarlini.


Postado às 15h41 política Nenhum comentário Enviar por e-mail

Aloisio Nunes senador do PSDB

O presidente interino Michel Temer escolheu o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) para a liderança do governo no Senado. De acordo com a assessoria de Temer, o senador e o presidente encontraram-se no início da tarde de hoje (31) no Palácio do Planalto.

Aloysio Nunes Ferreira tem 71 anos e  é o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado.

Na eleição presidencial de 2014, concorreu como vice-presidente da República na chapa encabeçada pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG). Além de ter exercido mandatos de deputado estadual e federal por São Paulo, Aloysio Nunes foi vice-governador do estado de 1991 a 1994.

No ano passado, o senador teve o nome citado em um pedido de abertura de inquérito para apurar supostas doações ilegais para campanhas políticas. Embora o nome do senador paulista tenha sido citado em depoimentos de delação premiada do presidente da empreiteira UTC, Ricardo Pessoa, investigado na Lava Jato, o caso nada tem a ver com a operação. Na ocasião, o senador negou qualquer irregularidade.

Temer já havia definido também a liderança do governo na Câmara dos Deputados com a escolha do deputado André Moura (PSC-SE).

Fonte: Agência Brasil


Postado às 15h29 Servidor público Nenhum comentário Enviar por e-mail

dinheiro do servidor

O Governo do Estado definiu agora pouco o calendário de pagamento dos salários de maio dos servidores públicos da ativa, aposentados e pensionistas.

O pagamento será iniciado na segunda-feira (6) com os servidores da Educação.

Na terça-feira (7) segue com os servidores das secretarias de Saúde e Segurança.

Na quarta-feira (8) recebem os servidores da administração direta e indireta.

E na sexta-feira (10) o governo paga os salários dos aposentados e pensionistas.


Postado às 14h27 política Nenhum comentário Enviar por e-mail

eduardo cunha 10

O relator no Conselho de Ética da Câmara do processo que investiga o presidente afastado da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), deputado Marcos Rogério (DEM-RO) entregou nesta terça-feira (31) seu parecer sobre o caso.

O teor do voto só deverá ser conhecido na próxima sessão do conselho, que ainda será marcada para fazer a leitura, discussão e votar o relatório. Embora o relator não tenha revelado o seu voto, a tendência é que o relatório seja favorável à cassação do mandato do peemedebista.

Cunha é investigado no conselho sob acusação de manter contas secretas no exterior e de ter mentido sobre a existência delas em depoimento à CPI da Petrobras no ano passado. Aos integrantes do colegiado, ele reiterou não ser dono das contas, mas admitiu ser o beneficiário de fundos geridos por trustes (entidades legais que administram bens e recursos).

O peemedebista está atualmente com o mandato suspenso e foi afastado da presidência da Câmara por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia mais no G1 clicando AQUI


Postado às 14h01 política Nenhum comentário Enviar por e-mail

Gutemberg Dias - Presidente do Comitê Municipal do PCdoB  (1)

O presidente do Comitê Municipal do Partido Comunista do Brasil em Mossoró (PCdoB/ Mossoró), geólogo Gutemberg Dias, pediu exoneração do cargo de secretário de Planejamento de Mossoró.

Ele protocolou o pedido no final da manhã desta terça-feira (31).

Não houve rompimento do PC do B com a gestão do prefeito Silveira Júnior (PSD). Ele apenas se desincompatibilizou do cargo para ficar apto a ser candidato nas eleições deste ano.

Gutemberg deseja ser candidato a vice-prefeito, se possível, na chapa do prefeito Silveira.


Postado às 13h50 Justiça Eleitoral Nenhum comentário Enviar por e-mail

Joelson Dias - Foto Nelson Junior-TSE

O ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Joelson Dias, estará em Natal no mês de junho para ministrar a palestra evento Jurídico-Eleitoral: Eleições 2016. O evento será realizado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (3) com entrada gratuita.

Joelson Dias, que foi ministro durante as eleições presidenciais de 2010, ministrará uma palestra sobre as mudanças na legislação eleitoral e também debaterá o tema com pré-candidatos, advogados e outros interessados sobre o tema eleitoral.

O evento será organizado pela Fundação Ecológica Nacional (FEN) e ainda terá como integrantes da mesa de discussões os advogados Thiago Cortez e Felipe Cortez.

O debate será mediado pelo advogado Luiz Gomes.

 

SAIBA MAIS

Advogado radicado em Brasília, ele é formado em Direito pela UniCEUB e possui mestrado em Universidade Harvard. Joelson foi membro da Comissão Nacional de Relações Internacionais do Conselho Federal da OAB. Em 2009 foi escolhido pelo presidente da República para ocupar o cargo de ministro substituto do TSE na vaga reservada aos advogados.


Postado às 13h39 política Nenhum comentário Enviar por e-mail
Empresário Marcelo Queiroz está no tabuleiro da sucessão natalense

Empresário Marcelo Queiroz está no tabuleiro da sucessão natalense 2016

O empresário Marcelo Queiroz vai se licenciar do cargo de presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio Grande do Norte (FECOMÉRCIO) para se colocar a disposição da disputa pela Prefeitura de Natal.

Ele se afastará do cargo nesta quarta-feira, 1º de junho, um dia antes do fim do prazo de desincompatibilização prevista na Lei Eleitoral.

Queiroz é cotado para compor chapa do prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), que será candidato à reeleição. Ele é um dos nomes do PMDB dos Alves.

Com o afastamento de Marcelo Queiroz, a Fecomercio fica nas mãos do vice-presidente Gilberto Costa. Ele assumirá a presidência da entidade e dos conselhos regionais do Sesc e do Senac no RN.

Empresário Gilberto Costa assume a presidência da Fecomercio

Empresário Gilberto Costa assume a presidência da Fecomercio e dos conselhos Sesc e Senac


Postado às 05h09 Coluna Nenhum comentário Enviar por e-mail

Sucessão mossoroense e os recados do PMDB

O presidente estadual do PMDB, ministro do Turismo Henrique Alves, desembarcou em Mossoró no final de semana com a justificativa de prestigiar o encontro de pré-candidatos a vereador da sigla na região Oeste, evento que ocorreu no sábado, 27.

No entanto, a sua passagem pelo segundo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte, teve a missão exclusiva de inserir o PMDB no tabuleiro da sucessão mossoroense.

Henrique mandou recado para os líderes políticos que estão envolvidos no processo sucessório. Através de encontros e gestos avisou que o seu partido ainda não fechou questão com o PP da pré-candidata Rosalba Ciarlini e que poderá se aliar ao PSB, DEM ou outra sigla que atenda os anseios dos peemedebistas.

Primeiro, Henrique recebeu o abraço da ex-prefeita Fafá Rosado, presidente local do PMDB. Pose para fotos e o recado de que a ex-prefeita é o nome do partido no tabuleiro da sucessão.

Fafá, que havia mergulhado, sabe que a simpatia de Henrique é importante, mas também não se ilude com essa possibilidade. Tem experiências amargas com os Alves no passado recente.

Em seguida, o ministro fez uma visita de cortesia à ex-deputada federal Sandra Rosado (PSB). Perguntou pela suplente de deputada estadual Larissa Rosado (PSB), que é o nome do rosadismo à Prefeitura de Mossoró.

Henrique e Sandra caminharam juntos em várias jornadas eleitorais, desde a época do líder Vingt Rosado, pai de Sandra.

Um apoio do PMDB ao rosadismo não seria nada de outro mundo. Aliás, nas eleições de 2014 o grupo de Sandra votou em Henrique para governador do Rio Grande do Norte e fez parte da coligação proporcional com o PMDB e outras siglas.

Depois, Henrique foi abraçar a ex-prefeita Cláudia Regina (DEM). Uma visita para levantar o astral de Cláudia, mergulhada desde a cassação do seu mandato e que até aqui estava ausente do processo sucessório municipal.

Cláudia não pode ser candidata, pois encontra-se com os seus direitos políticos suspensos, mas pode ser importante nos bastidores de uma campanha eleitoral. Tem muito a oferecer, pela experiência e garra de trabalhar.

Depois de cumprir agenda, que curiosamente não teve encontro com Rosalba Ciarlini, o líder peemedebista retornou para a capital do estado na certeza de que cumpriu bem o seu papel na terra de Santa Luzia.

Recados e avisos dados. Quem melhor entender, terá grande chance de receber o apoio do PMDB nas eleições municipais.

Em tempo: para não perder o “bonde aluizista” deve-se ligar 2016 com 2018.

Desgaste do pai faz
deputado desistir

O deputado estadual George Soares (PR) desistiu de disputar a Prefeitura de Assú. Sabe que o desgaste popular se agravou com o envolvimento do seu pai, ex-prefeito Ronaldo Soares, em denúncia de desvio de recursos públicos, inclusive, respondendo a processo no âmbito da Justiça Federal.

Daí, o deputado achou por bem preservar o próprio nome e lançar o irmão Gustavo Soares para disputar o pleito. Como não tem nada a perder, Gustavo aceitou o desafio, desde que Ronaldo não apareça no palanque.

Ele enfrentará o empresário Patrício Júnior, apoiado pelo atual prefeito Ivan Júnior (Pros).

Candidaturas
definidas

Final de semana movimentado na política oestana. Em vários municípios, candidaturas foram definidas e apresentadas. No Encanto, Lídia Guedes aceitou o desafio pelo Solidariedade.

Em Venha Ver, Cleiton Jácome (PPS) foi confirmado pelo prefeito Expedito Salviano.

Em Major Sales, o ex-prefeito Dedezinho será candidato outra vez.

Em Martins, a chapa Dr. Netinho/Fátima foi confirmada pela oposição.

Servidores vão
pressionar prefeito

No município de Tibau os servidores se organizam para cobrar do prefeito Josinaldo Marcos (PSD) a implantação do Plano de Cargos, Carreira e Salários. Um assunto que o gestor não quer nem ouvir falar.

Aliás, ele se nega a debater o tema com a categoria.

O caminho da greve parece inevitável. E a categoria ainda planeja apresentar denúncia de uso do dinheiro público.

Sai daí

O ministro da transparência, hein? Fabiano Silveira, nomeado para combater a corrupção, aparece em áudio ensinando a corruptos como se livrar da Lava Jato. Desceu à escuridão que atormenta o País.

Cinco cidades do
Serídó sem água

A Caern suspendeu o fornecimento de água em Caicó, Jardim de Piranhas, São Fernando e Timbaúba dos Batistas, no Seridó. O colapso é consequência do baixo nível do rio Piranhas, devido à seca prolongada.

O aumento da vazão do açude Curema, no município de Corema (PB), pode amenizar o problema.

Enquanto isso, a “operação carro-pipa” vai socorrer os seridoenses.

É hora de luta – 320

Há uma previsão de o velho Aeroporto Dix-sept Rosado ser reaberto até o final de junho. As obras da cerca de proteção, limpeza e balizamento estão em fase de conclusão.

Só que não é o que Mossoró precisa.

O desenvolvimento da cidade depende da construção de novo aeroporto.

É hora de luta – 321

A coluna lembra que existe um projeto na Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República. Se a classe política tiver disposição, pode perfeitamente desengavetá-lo.

Que faça, porque é hora de luta.

Paralisação geral

Os servidores públicos estaduais do Rio Grande do Norte vão paralisar as atividades na próxima quinta-feira, 2. Ato de protesto à política salarial do governo. O movimento é organizado pelo fórum de servidores.

Itep

O governador Fábio Dantas (PC do B) entregou ao presidente da  Assembleia Legislativa Ezequiel Ferreira (PSDB) o projeto de lei que cria a Lei Orgânica e o Estatuto dos Servidores do Itep-RN. Luta que se arrasta há 10 anos.

É NOTÍCIA

1 – Nesta data, em 2002, a prefeita Rosalba Ciarlini inaugurava a urbanização das margens do rio Mossoró, com a quadra de esporte Kênia Felipe e área de alimentação senador Carlos Alberto.

2 – Hoje completa 19 anos da morte de Frei Damião, o missionário nordestino, visto como santo pelo povo sofrido da região. Frei Damião por longos anos foi alimento de fé no sertão brasileiro.

3 – Hoje se comemora o Dia Mundial de Combate ao Fumo (ONU). Também é o Dia Mundial dos Meios de Comunicação Social. Ainda se comemora o Dia do Comissionário de Bordo.

4 – A Cosern vai suspender hoje o fornecimento de energia na Rua Seis Janeiro, bairro Santo Antônio (zona norte), entre 6h e 8h. Para serviços de manutenção e ampliação da rede elétrica.

5 – As instituições financeiras elevaram nesta segunda-feira a previsão de inflação para este ano de 7,04% para 7,06%. As estimativas estão acima do centro da meta de inflação, de 4,5%.

FRASE

O PMDB vai disputar o
maior número possível
de prefeituras no RN.”

HENRIQUE ALVES – Ministro do Turismo, presidente estadual do PMDB.


Postado às 05h00 Túnel do Tempo Nenhum comentário Enviar por e-mail

De 1868 – Imprensa: Henri Rochefort lança o La Lanterne, jornal de grande sucesso, de cujo segundo número foi feita uma tiragem de 150 mil exemplares.

De 1917 – Nascimento da atriz brasileira Zilka Salaberry.

De 1924 – URSS é reconhecida pela China.

De 1930 – Nascimento do ator e diretor de cinema norte-americano Clint Eastwood.

De 1965 – Nascimento da atriz norte-americana Brook Shields.

De 1978 – MDB decide apoiar a candidatura de Euler Bentes, para disputar com João Batista Figueiredo no Colégio Eleitoral.

De 1997 – Morre Frei Damião, o missionário nordestino, visto como santo pelo povo sofrido da região. Frei Damião por longo anos foi alimento de fé no sertão brasileiro.

De 2002 – A prefeita Rosalba Ciarlini inaugurava a urbanização das margens do rio Mossoró, com a quadra de esporte Kênia Felipe e área de alimentação senador Carlos Alberto.