Terça-Feira, 23 de outubro de 2018

Postado às 02h45 | 18 Jul 2018 | Redação Há 47 anos Pelé fazia o úlltimo jogo pela Seleção Brasileira

Crédito da foto: GLOBO Pelé se despede da torcida com choro

O dia era 18 de julho de 1971. Em um Maracanã com quase 140 mil pessoas, Pelé escreveria o último capítulo de sua gloriosa carreira com a camisa da Seleção Brasileira.

Em uma amistoso mediano contra a Iugoslávia, o empate do Brasil por 2 a 2 pouco importou. Pelé só jogaria o primeiro tempo da partida, dando lugar ao atacante Claudiomiro. O coro de “fica, Pelé” dos torcedores, reconhecendo o que representou Pelé, não só para a seleção, mas para a nação, levaria o camisa 10 a chorar copiosamente em campo.

E não foi por acaso que a despedida de Pelé seria no Maraca. Ele havia estreado pela Seleção quatorze anos antes, precisamente no dia 7 de julho de 1957, no clássico sul-americano Brasil x Argentina, no mesmo estádio. Naquela oportunidade, a jovem promessa do Santos, com apenas 16 anos, entrou aos 20 minutos do 2º tempo, no lugar de Del Vechio, e marcaria o primeiro dos 95 gols assinalados em partidas oficiais com a amarelinha.

Curiosamente, este adeus do Rei para a Seleção não significou o fim de sua carreira como jogador. Pelé deixaria o futebol jogando pelo New York Cosmos, em 1977. Ele ainda seria a estrela de partidas de despedida de outros astros, como Garrincha, em 1973, e de Beckenbauer, em 1982, quando fez seu último gol. Nesta época, o Rei já havia sido eleito o Atleta do Século por um júri internacional organizado pelo jornal “L’ Equipe”, da França.

 

BRASIL 2 x 2 IUGOSLÁVIA (DESPEDIDA DE PELÉ) – 18 de julho de 1971

Local: Estádio Mário Filho / Maracanã

Árbitro: V. Loureaux (BEL)

Gols: Rivellino e Gérson (Brasil), Dzajic e J. Jerkovic (Iugoslávia)

BRASIL: Félix, Zé Maria(Eurico) Brito, Piazza, Everaldo(Marco Antônio),Clodoaldo, Gérson, Zequinha, Vaguinho, Pelé (Claudiomiro), Rivellino /Técnico : Zagallo

IUGOSLÁVIA : Vukcevic, Ramljak (Antonijevic), Paunovic, Holcer, Stepanovic, Pavlovic, Oblak, Acimovic ,Petkovic (Bjekovic), Filipovic (J. Jerkovic), Dzajic / Técnico : Vujadin Boskov

FONTE: LANCE

Tags:

Pelé
Seleção Brasileira
Iuguslávia
Maracanã

voltar

Gol de Placa

O Blog Gol de Placa é de responsabilidade da Editoria de Esportes do Jornal de Fato. Tem a missão de fazer a cobertura em tempo real do esporte local, estadual, nacional e internacional.

Tabela Série "A"

Carregando...
Brasileirão

 

Tabela Série "B"

Carregando...
Série B