Sábado, 20 de abril de 2024

Postado às 08h00 | 31 Ago 2017 | Redação Transmissão pioneira de 5G será feita nesta quinta-feira (31)

Crédito da foto: Arquivo/Agência Brasil A tecnologia foi desenvolvida pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), que defende o us

As primeiras transmissões de tecnologia nacional de 5ª geração para comunicação móvel serão realizadas nesta quinta-feira (31), pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em Brasília.

A tecnologia foi desenvolvida pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), que defende o uso do 5G em conexões de banda larga em regiões remotas do País, onde a densidade populacional é reduzida.

Para viabilizar as transmissões, a empresa desenvolveu transceptor exclusivo, o qual deve permitir a ampliação do raio de cobertura de redes móveis para 50 quilômetros.

“Os benefícios educacionais, sociais e econômicos serão enormes. Será possível aumentar a produtividade do campo, levar mais oportunidades de formação para quem está em áreas remotas, enfim, oferecer a chance de mais e mais cidadãos participarem da Era da Informação”, explicou o coordenador de Pesquisa do Centro de Referência em Radiocomunicações, Luciano Leonel Mendes.

Tags:

transmissão 5G
Ministério da Ciência
banda larga

voltar