Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 07h30 | 06 Set 2017 | Redação Polícia Federal contabiliza R$ 51 milhões em imóvel atribuído a Geddel Vieira

Crédito da foto: Divulgação/Polícia Federal O dinheiro foi encontrado na manhã desta terça-feira (5) em um apartamento em Salvador

A contagem do dinheiro encontrado na manhã desta terça-feira, 5, pela Polícia Federal em um apartamento em Salvador, que seria usado pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima foi finalizada. O valor total do dinheiro é R$ 51.030.866,40. Uma parte estava em dólares. A PF usou sete máquinas e levou o dia inteiro para finalizar a contagem.

O apartamento pertence, segundo a Justiça, a Silvio Silveira, que teria cedido o imóvel ao ex-ministro, para que guardasse, “supostamente, pertences do pai, falecido em janeiro de 2016". Uma denúncia anônima, feita por telefone, alertou a polícia de que Geddel estaria utilizando o apartamento no bairro da Graça para “guardar caixas com documentos”, o que foi constatado após consultas realizadas aos moradores do edifício.

Ainda de acordo com o documento da 10ª Vara Federal, o imóvel possui elementos que comprovam a prática “dos crimes relacionados na manipulação de créditos e recursos realizadas na Caixa Econômica Federal”. Por isso, o juiz federal considerou que as práticas precisam ser investigadas “com urgência”, devido aos fatos relacionados a “vultuosos valores, delitos de lavagem de dinheiro, corrupção, organização criminosa e participação de agentes públicos influentes e poderosos”.

A decisão do juiz Vallisney de Souza Oliveira, autorizando a operação, foi assinada na última quarta-feira, 30 de agosto. Chamada de Tesouro Perdido, a operação desta terça-feira é decorrente de dados colhidos nas últimas fases da Operação Cui Bono.

A ação de busca e apreensão, chamada de Tesouro Perdido, é um desdobramento das investigações sobre fraudes na liberação de créditos da Caixa Econômica Federal, a operação Cui Bono. Geddel foi vice-presidente de Pessoa Jurídica do banco entre 2011 e 2013, durante o governo de Dilma Rousseff. No governo Temer, ele foi ministro da Secretaria de Governo.

A prisão de Geddel foi decretada em julho. No pedido à Justiça, o Ministério Público Federal afirmou que Geddel é "um criminoso em série" e que faz dos crimes financeiros e contra a administração pública "sua própria carreira profissional". O ex-ministro cumpre prisão domiciliar na Bahia há quase dois meses sem tornozeleira eletrônica.

Tags:

Polícia Federal
Geddel Vieira
dinheiro apreendido
bunker

voltar