Quinta-Feira, 18 de abril de 2024

Postado às 15h15 | 20 Out 2017 | Da Redação Mais de 1 milhão de inscritos já consultaram local de prova do Enem

Crédito da foto:

Quatro horas após a liberação do cartão de confirmação da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, mais de um milhão de participantes já sabem onde farão suas provas em 5 e 12 de novembro. O número representa 16% do total de 6.731.203 inscrições confirmadas. O cartão foi liberado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) às 10h desta sexta-feira, 20, na página do participante.

A porcentagem de acessos é maior entre os participantes pagantes. Desses, 21% já tinham acessado o cartão de confirmação até 14h. Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará são os estados com maior visualização. Para acessar o cartão é necessário informar o número do CPF e a senha cadastrada na inscrição. Um passo a passo para recuperação da senha está disponível para aqueles que a esqueceram. Não é obrigatório levar o cartão de confirmação impresso no dia das provas.

Ele também pode ser consultado pelo Aplicativo do Enem, desde que atualizado nas lojas Google Play (para Android) ou App Store (para IOS). O cartão informa o número de inscrição; a data, hora e local das provas; a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos ou especializados, caso tenham sido solicitados. O Inep sugere que todos os participantes confiram esses dados com antecedência. Outra dica é fazer o trajeto antes do dia do exame, para verificar a distância, o tempo gasto e a melhor forma de chegar ao local de prova, evitando atrasos no dia da aplicação. O Enem 2017 será aplicado em 12.416 locais de prova, distribuídos em 1.725 cidades brasileiras.

Comparecimento – Antes de acessar as informações, os participantes deverão ler um aviso sobre a declaração de comparecimento. A partir desta edição do Enem, o participante que precisar comprovar sua presença na prova deverá imprimir e levar a declaração personalizada, disponível na página do participante. No dia da aplicação ele deverá apenas colher a assinatura do coordenador de local de prova. Haverá uma declaração para cada domingo de aplicação. A declaração referente a 5 de novembro já pode ser acessada. A declaração de 12 de novembro será liberada a partir do dia 6. O cartão de confirmação só será visualizado após o participante confirmar ter lido o aviso e estar ciente de que é o responsável por levar essa declaração, caso a necessite.

Acesse a página do participante   

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep

Tags:

Enem
Local de prova

voltar