Sábado, 20 de abril de 2024

Postado às 09h00 | 05 Mar 2018 | Redação PF prende ex-presidente da BRF em nova etapa da Operação Carne Fraca

Crédito da foto: Reprodução/Facebook As investigações indicam que a prática das fraudes contava com a anuência de executivos

O ex-presidente da BRF Pedro de Andrade Faria foi preso na manhã desta segunda-feira, 5, pela Polícia Federal na Operação Trapaça, nova fase da Carne Fraca. A operação mira fraudes laboratoriais perante o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Estão sendo cumpridas 91 ordens judiciais no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e São Paulo. São 11 mandados de prisão temporária, 27 de condução coercitiva e 53 de busca e apreensão.

Segundo a PF, cerca de 270 policiais federais e 21 auditores fiscais federais agropecuários participam dos trabalhos “como resultado de ação coordenada entre a PF e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A Trapaça aponta que cinco laboratórios credenciados junto a Agricultura e setores de análises do grupo empresarial fraudavam resultados de exames em amostras de seu processo industrial, informando ao Serviço de Inspeção Federal dados fictícios em laudos e planilhas técnicos.

As fraudes tinham como finalidade burlar o Serviço de Inspeção Federal (SIF/MAPA), do Ministério, e, com isso, não permitir que a Pasta fiscalizasse com eficácia a qualidade do processo industrial da empresa.

As investigações indicam que a prática das fraudes contava com a anuência de executivos do grupo empresarial, bem como de seu corpo técnico, além de profissionais responsáveis pelo controle de qualidade dos produtos da própria empresa.

Também foram constatadas manobras extrajudiciais, operadas pelos executivos do grupo para acobertar a prática desses ilícitos ao longo das investigações.

O nome da operação - Trapaça - é uma referência ao sistema de fraudes operadas por um “grupo empresarial do ramo alimentício e por laboratórios de análises de alimentos a ele vinculados”.

Tags:

Polícia Federal
BRF
Operação Carne Fraca
nova etapa
ex-presidente

voltar