Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 10h00 | 04 Abr 2018 | Redação Portaria que proibirá abertura de novos cursos de medicina deve ser assinada nesta 5ª

Crédito da foto: Arquivo/EBC O prazo seria de cinco anos, diz a jornalista Mônica Bergamo

A colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, publicou nesta quarta-feira, 4, a informação que nesta quinta-feira, 5, o ministro da Educação, Mendonça Filho, assinará portaria proibindo a abertura de novos cursos de medicina no Brasil.

Segundo a publicação, o presidente Michel Temer “vai decretar uma moratória para impedir de novos cursos de medicina no país”. O prazo será de cinco anos, diz a jornalista.

A coluna ainda destaca a fala de Mendonça sobre o crescimento nos últimos anos. De 2013 até o ano passado, o número de vagas saltou de 19 mil para 31 mil.

“Houve uma expansão muito grande na abertura de cursos de medicina. É preciso puxar o freio de mão para um balanço para que possamos garantir a qualidade do ensino na área”, diz o ministro.

Mônica Bergamo ainda relata que a decisão já estava tomada desde o final do ano passado, mas a resistência política à medida retardou a assinatura. Ela escreve que a moratória tem o apoio das principais entidades médicas do país.

Tags:

Mônica Bergamo
cursos de medicina
proibição
portaria
Mendonça Filho
Michel Temer

voltar