Terça-Feira, 23 de outubro de 2018

Postado às 09h15 | 03 Ago 2018 | Redação Apenas 34% dos bebês são amamentados até os dois anos de idade

Crédito da foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil 52% dos nascidos na América Latina e no Caribe não são amamentados na 1ª hora de vida

A Organização Mundial de Saúde orienta que recém-nascidos devem ser alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade, mas dados da Organização Pan-americana de Saúde (Opas) apontam que, no continente americano, essa recomendação é seguida por apenas 38% das famílias com bebês.

O resultado do levantamento chama atenção também quando se trata de crianças que continuam a ser amamentadas até 2 anos de idade: nesse caso, a recomendação se aplica a apenas 34% deles.

Para a OMS, o leite materno é o melhor alimento para os recém-nascidos e crianças com até os 2 anos. Também é importante que a criança seja amamentada já na primeira hora de vida. No entanto, cerca de 52% dos nascidos na América Latina e no Caribe não são amamentados dentro desse prazo: em 2017, 78 milhões de recém-nascidos no mundo tiveram que esperar por mais de uma hora para serem colocados no peito de suas mães, segundo relatório.

O aleitamento materno é essencial para a saúde e desenvolvimentos das crianças ao longo de toda a vida e reduz os custos para os sistemas de saúde e para as famílias. Quando iniciada na primeira hora de vida, a amamentação protege os recém-nascidos de infecções e pode salvar vidas. As crianças correm um risco maior de morrer devido a diarreia e outras infecções quando não recebem o alimento. Para as mães, a amamentação diminui os riscos de desenvolver câncer de mama.

Estudos apontam ainda que bebês que mamam apresentam melhor coeficiente intelectual e a preparação para a escola, além da associação a maiores rendas na vida adulta.

Agosto dourado

Em 2017, foi sancionada a Lei nº 13.435, de 12 de abril, que institui o mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno (Agosto Dourado). O objetivo é intensificar ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno e mobilizar a sociedade em prol da amamentação no País.

Tags:

bebês
amamentados
dois anos
idade
OMS

voltar