Terça-Feira, 23 de abril de 2024

Postado às 09h15 | 12 Set 2018 | Redação Rio de Janeiro começa a utilizar placa padrão do Mercosul

Crédito da foto: Arquivo/ EBC Desde agosto todos os Detrans do País estão em processo de homologação

Já utilizada na Argentina e no Uruguai, a placa padrão do Mercosul para veículos automotivos começa a ser implementada no Rio de Janeiro. O estado é o primeiro do País a adotar o modelo, que já fazia parte de compromisso firmado pelo Brasil há 11 anos.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (11) na capital fluminense. De acordo com o Ministério das Cidades, a nova tecnologia pode acabar com casos de fraudes e clonagens de veículos, com meios mais eficientes para o rastreamento policial. Todas as placas terão QRCode, um código de barras para ser escaneado, um chip e a marca d´água com o nome do país e do Mercosul.

Sem obrigatoriedade

O motorista que quiser trocar a placa voluntariamente ou realizar operações que envolverem novas placas já receberá o modelo do bloco. Sem tabelamento, é o próprio mercado que regula os valores da instalação por meio da livre concorrência. No Rio de Janeiro, o novo padrão será implementado pelo mesmo preço do atual.
 

Pelo País

Desde o último dia 1º de agosto, todos os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran) do País estão em processo de homologação para introdução do novo emplacamento e poderão iniciar operação à medida em que houver a integração ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). O Brasil tem uma frota registrada de 97 milhões de veículos, o que corresponde a mais de 80% de todos os veículos do Mercosul.

Tags:

Rio de Janeiro
placa
veículos
Mercosul
padrão

voltar