Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 09h00 | 19 Set 2018 | Redação “Jogo da Momo” e os cuidados com o uso de celulares

Crédito da foto: Divulgação Recentemente, surgiu no WhatsApp o “Jogo da Momo”, semelhante ao jogo da “Baleia Azul”

Atualmente, o acesso de crianças e adolescentes às redes sociais está cada vez mais facilitado. Essa acessibilidade pode trazer benefícios, como: proximidade entre pessoas; melhora no rendimento escolar através de pesquisas acadêmicas; conhecimento de informações atualizadas; e favorecimento do raciocínio lógico, atenção e memória. Porém, é importante lembrar que a maturidade e as questões emocionais de crianças e jovens podem não estar adequadas para o conteúdo das mídias sociais.

Esta fase da vida pode ser marcada por conflitos e angústias, pois características de personalidade e sexualidade são construídas nesse período, e, por isso, é essencial que a família e a escola estejam atentas a sinais de sofrimento psíquico.

Recentemente, surgiu no WhatsApp o “Jogo da Momo”, semelhante ao jogo da “Baleia Azul”, que fez diversas vítimas no ano passado. Esse novo jogo, que faz uso de um perfil com uma imagem de uma escultura japonesa, a “Boneca Momo”, se aproxima das vítimas após o roubo de dados pessoais e propõe desafios que podem até levar à morte. A partir disso, escolas e órgãos de segurança têm alertado os pais a estreitarem vínculos com seus filhos para que evitem esse envolvimento.

Diante desses casos, a psicóloga Raíssa Serpa, do Hapvida, alerta que é essencial olhar para esse público com mais cautela, pois sinais de baixa autoestima, insegurança e sofrimento de pressões ambientais podem ser identificados e trabalhados antes de se agravarem. “É válido também questionar os motivos que levam crianças e jovens a se identificarem com esses jogos perigosos, que muitas vezes não são perceptíveis para eles próprios, e, portanto, o acompanhamento psicológico pode ser necessário”, acrescenta.

Com isso, é importante equilibrar o uso de tecnologias com outras atividades, pois nada se compara aos benefícios que a interação social e a comunicação podem trazer para a qualidade de vida e o bem-estar emocional desses jovens e suas famílias.

Tags:

Jogo da Momo
cuidados
uso
celulares

voltar