Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 16h00 | 29 Jan 2019 | Redação IBGE divulga coordenadas para ajudar no resgate de vítimas em Brumadinho

Crédito da foto: Adriano Machado/Reuters/Direitos reservados Divulgação desses dados estava prevista para os próximos meses, mas foi antecipada

As coordenadas geográficas dos domicílios rurais e estabelecimentos agropecuários em Brumadinho (MG) e outros 17 municípios da região já estão disponíveis no Portal do IBGE. A divulgação desses dados estava prevista para os próximos meses, mas foi antecipada para ajudar no resgate das vítimas do rompimento de uma das barragens da Mina do Feijão, na última sexta-feira (25).

A fonte das informações é o Censo Demográfico 2010 e o Censo Agropecuário 2017, respectivamente. O Instituto divulgou também as rotas percorridas pelos recenseadores no último Censo Agro. O material está em formato kml, que pode ser visualizado no Google Earth (Configurações > Ativar importação de arquivos kml > Meus lugares > Importar aquivo kml baixado em seu dispositivo). Para usuários especializados, está disponível em csv e shapefile.

O analista da Coordenação Operacional dos Censos do IBGE, Eduardo Baptista, acredita que as coordenadas e as rotas podem contribuir para dimensionar a população atingida pelos resíduos, assim como facilitar o deslocamento das equipes de resgate. “Conhecer o trajeto dos recenseadores pode ser útil para chegar a uma unidade, e mesmo reduzir dúvidas quanto ao acesso a locais mais isolados, por exemplo”, diz.

Fonte: Agência IBGE Notícias

Tags:

Brasil
IBGE
Coordenadas
Brumadinho

voltar