Quarta-Feira, 24 de abril de 2024

Postado às 05h15 | 19 Jul 2017 | Coluna - 19 de julho de 2017

Saúde não deve servir de palanque eleitoral

O comando de greve dos servidores da saúde realiza ato público nesta quarta-feira, 19, em frente aos hospitais regionais Hélio Morais Marinho, de Apodi, e Dr. Aguinaldo Pereira, de Caraúbas, com a bandeira de luta contra o “fechamento das unidades”. A direção do sindicato da categoria (Sindsaúde) justifica que é preciso reforçar a resistência para impedir a ação do Governo do Estado.

Pegando carona no movimento dos grevistas, o prefeito de Apodi, Alan Silveira (PMDB), decretou ponto facultativo para liberar a participação dos servidores públicos no protesto e fortalecer a manifestação em favor do hospital”.

Legítima a preocupação do comando de greve com a saúde pública, porém não parece razoável a “luta contra o fechamento” de hospitais, isso porque o Governo do RN, em nenhum momento, anunciou que fecharia as portas das unidades regionais. As mudanças previstas no termo de ajustamento de conduta (TAC) assinado pelo Ministério Público Estadual (MPRN) e Governo não preveem o cadeado nas portas dos hospitais.

Portanto, não é verdade verdadeira a informação de fechamento de unidades. Inclusive, em entrevista coletiva do secretário de Saúde do RN, George Antunes, e membros do Ministério Público, foi esclarecido que o TAC recomenda amplo estudo de medidas para proporcionar a otimização de recursos aplicados na rede hospitalar do Estado do Rio Grande do Norte.

O trabalho realizado pelo Tribunal de Contas (TCE-RN) e Ministério Público que resultou no TAC é bem fundamentado e 100% aceitável, segundo Antunes. De acordo com os princípios da economicidade, eficiência e equidade, há a necessidade urgente de otimizar uma despesa excedente de R$ 50 milhões por ano com a rede hospitalar.

E hoje, existem sete hospitais (dentre eles, os de Apodi e Caraúbas) que consomem grande quantidade de recursos e não apresentam resultados satisfatórios, sustentando leitos ociosos e com baixíssimas taxas de ocupação. Na prática, o Governo vai trabalhar para identificar oportunidades para que unidades hospitalares mudem de perfil e ofereçam resultados esperados pela população.

A falsa notícia de fechamento de hospitais foi potencializada por interesses meramente eleitorais. Tentaram enganar a opinião pública, inclusive, alguns pré-candidatos ensaiando discursos inflamados sem, na verdade, ter qualquer sentimento de defesa da saúde da população.

Portanto, teremos hoje ato público contra o que não aconteceu e não vai acontecer.

 

Alô!

Os brasileiros estão se livrando da telefonia fixa, conforme números da Anatel. Em maio, houve uma redução de 75.357 linhas em operação no país, e nos últimos 12 meses, foram 1,5 milhão de linhas.

 

Economia lenta

O PIB teve um crescimento de 0,49% no trimestre encerrado em maio na comparação com o trimestre fechado em fevereiro. No entanto, em relação ao mesmo período de 2016, não houve variação. A economia continua lenta.

 

Henrique espera prisão domiciliar

A defesa do ex-ministro Henrique Alves (PMDB) pediu à Justiça Federal de Brasília (DF) que conceda prisão domiciliar para o seu cliente. Até o fechamento desta edição, o pedido não havia sido julgado. Porém, mesmo que a decisão seja favorável, o ex-ministro continuará preso em Natal. É que tem contra ele duas prisões. Uma pela Justiça de Brasília, no caso de fraude na Caixa Econômica; e outra no RN, consequência da Operação Manus, que envolve a obra da Arena das Dunas. Para voltar para casa, Henrique precisa modificar as decisões de Brasília e do RN. Seus advogados estão otimistas.

 

Prefeito "imunizado"

O Ministério Público Estadual está sendo provocado para investigar como o prefeito de Grossos, Mauricinho, queimou 40 mil reais em fogos de artifício. A denúncia está sendo encaminhada por setores de oposição, indignados com tanto desperdício de dinheiro público. Mauricinho, por sua vez, se diz tranquilo, apostando no histórico de que o MPRN não investiga a sua gestão. Sente-se imunizado.

 

Tresiba

A  endocrinologista Juliana dos Santos Paula faz palestra hoje para tirar dúvidas sobre o uso  da insulina Degludeca (Tresiba). É importante para os pacientes atendidos pela rede municipal de saúde, já que se trata de um tipo diferente de outros medicamentos. A palestra acontecerá na Estação das Artes, das 8h às 11h.

 

Segue

Juliana Paula é gerente médica e científica em diabetes e obesidade da Novo Nordisk, empresa farmacêutica responsável pela produção da Tresiba, distribuída em Mossoró.

 

As grades não impedem Beira-Mar

Fernandinho Beira-Mar completou nesta terça-feira, 18, exatos 11 anos cumprindo pena no sistema prisional federal. Ele foi condenado pelo juiz Sérgio Moro. As 11 velinhas foram sopradas no presídio federal de Mossoró, onde Beira-Mar está preso pela segunda vez. Mesmo em segurança máxima, o narcotraficante continua comandando o tráfico de drogas no país.

 

Toca pra frente

O juiz Sérgio Moro não acolheu os embargos de declaração da defesa do ex-presidente Lula, mantendo a condenação a nove anos e meio de prisão, e comparou Lula ao ex-deputado Eduardo Cunha, na cadeia.

 

Conheça o maior produtor de melão

O empresário Luiz Roberto Barcelos, maior exportador de melão da América Latina, fará palestra hoje no lançamento da campanha "Aquece Mossoró". O dono da Agrícola Formosa abordará "O Potencial do Nordeste Brasileiro". Também, será lançada a Ficro 2017. As entidades do setor produtivo recebem os convidados às 19h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

 

É NOTÍCIA

1- Hoje, completa 16 anos da morte do vereador Vingt Neto, filho do ex-deputado Laíre Rosado e da vereadora Sandra Rosado. Uma missa será celebrada na Catedral de Santa Luzia, às 17h.

2- Foi num dia como este,  em 2012, que Mossoró perdeu a educadora Dagmar de Miranda Figueira, fundadora do Colégio Dom Bosco. Dona Dagmar educou gerações desde a década de 40.

3- A adutora Jerônimo Rosado será paralisada hoje, entre 8h e 17h, para serviços de manutenção pela Caern. A adutora é responsável por 30% do abastecimento de água de Mossoró.

4- O juiz federal Francisco Glauber Pessoa Alves toma posse como membro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN). Mossoroense da gema, ele substitui o também juiz federal Almino Lemos.

5- Hoje é o Dia Nacional do Futebol. Foi em 19 de julho de 1900 a fundação do primeiro clube brasileiro dedicado só ao futebol, o Sport Club Rio Grande, sediado no Rio Grande do Sul.

 

FRASE

"A corrupção perfectibilizou-se com o abatimento do preço do apartamento e do custo de reformas da conta geral de propinas.”

SÉRGIO MORO – Juiz federal, reafirmando a prática de corrupção praticada por Lula.

 

Tags:

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO