Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 15h00 | 14 Ago 2017 | Juiz defende a manutenção de Raniere longe da presidência

Crédito da foto: Elpídio Júnior Vereador Raniere Barbosa foi afastado da presidência da Câmara Municipal de Natal pela Operação Cidade Luz

Se depender do juiz Armando Ponte Dias Júnior, da 7ª Vara Criminal de Natal, o vereador Raniere Barbosa (PDT) continuará afastado da presidência da Câmara Municipal. O magistrado pediu ao desembargador Glauber Rêgo a manutenção do afastamento.

A notícia foi dada nesta segunda-feira (14), com exclusividade, pelo jornalista Dinarte Assunção, no portal No Ar de Natal.

Segundo Dinarte, o magistrado pede que o mandado de segurança apresentado pela defesa de Raniere seja negado por ser instrumento inadequado. Aponta que a maneira correta deveria ser recursos de apelação, junta à sua argumentação áudios interceptados pelo Ministério Público para afirmar que, mesmo como presidente da Câmara de Vereadores, Raniere manteve influência sobre a gestão da Secretaria de Serviços Urbanos de Natal (Semsur).

O caso se refere a Operação Cidade Luz, que desmantelou esquema criminoso de desvio de dinheiro público na Secretaria de Serviços Urbanos de Natal, quando Raniere Barbosa era titular da pasta na gestão do prefeito Carlos Eduardo (PDT).

A reportagem no portal No Ar cita que na argumentação a Glauber Rêgo, Armando Pontes esclarece que Raniere, ainda na condição de secretário da Semsur, convidou as empresas que teriam concorrido para fraudes para realizar contratos emergenciais. O magistrado destaca que os dispositivos podem ter sido superfaturados.

Após listar outras suspeitas de fraude, como convidar uma das empresas para competir com ela mesmo, Armando Ponte assinala que, já na condição de presidente da Câmara de Vereadores de Natal, Raniere Barbosa continuou com o “absoluto controle político-administrativo” da Semsur, tendo Raniere interferido “em várias oportunidades, em assuntos internos da Semsur, e por vezes até em assuntos internos das empresas pernambucanas, valendo-se, em algumas oportunidades, da função de Presidente da Câmara Municipal de Natal”.

Para sustentar seu posicionamento, o magistrado juntou a transcrição de diálogos à peça que encaminhou a Glauber Rego.

Tags:

Raniere Barbosa
Operação Cidade Luz
Armando Ponte Dias
Glauber Rêgo
Câmara de Natal

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO