Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Postado às 05h15 | 15 Ago 2017 | Coluna - 15 de agosto de 2017

O "distritão" já existe no Rio Grande do Norte

O “distritão” vai beneficiar os políticos mais conhecidos do grande público, notadamente os que já têm mandatos, e os que têm maior estrutura de palanque – leia-se dinheiro. Opinião quase unânime entre os analistas da reforma política. Baseado nisso, sugere-se que em 2018 a renovação no Congresso Nacional e nas assembleias legislativas será mínima.

Será?

Há um ponto que não pode ser desconsiderado: a insatisfação do cidadão-eleitor com os atuais ocupantes de cargos eletivos. Pesquisa publicada pelo jornal Estado de S. Paulo aponta que 96% dos brasileiros não se sentem representados por aqueles que foram eleitos em 2014. Por consequência, não repetiria o voto. O índice de rejeição é aterrador, nunca antes verificado na história política deste País. Logo, levanta-se a hipótese de a nação experimentar o novo, oferecer a oportunidade para quem está chegando agora, limpo, sem vícios, sem histórico de corrupção, e com vontade de estabelecer uma nova pauta política.

O “distritão” surge exatamente para contrapor esse sentimento, ou atenuar o desejo de mudança. Entende-se que mais conhecido do eleitor, com bases eleitorais fincadas nos grotões, os políticos com mandato levarão ampla vantagem sobre os novatos, a ponto de enfraquecer o sentimento de mudança. Seria uma espécie de: se não tem outro, vai com esse mesmo. E com a overdose de estrutura financeira, a reeleição se tornaria mais palpável.

Puxando o debate para as eleições no Rio Grande do Norte, o “distritão” talvez não tenha tanta importância, ou peso, diante da escassez de opções no ambiente político-eleitoral. Para a Câmara dos Deputados, por exemplo, apenas um nome novo surgiu até o momento, o do ex-prefeito de Almino Afonso, pequeno município da região Oeste, Lawrence Carlos (Solidariedade).

Outro que está em campanha é João Maia (PR), mas ele é um velho conhecido da política tradicional, já foi deputado de dois mandatos na própria Câmara e vai às ruas em 2018 para substituir a irmã Zenaide Maia (PR), que trocará a Câmara para tentar um mandato no Senado Federal.

O cenário se repete em relação à Assembleia Legislativa. Até o momento, não apresenta novidades. Tirando o construtor Jorge da Repav (PR), que anunciou que será candidato a deputado estadual, nenhum outro possível postulante se tornou público.

É claro que um ou outro deve surgir mais adiante, porém, sem musculatura, ou projeto bem definido para estabelecer alguma confiança do eleitor. Desse modo, a disputa em terra potiguar caminha para repetir os "chapões", sem efeito prático do "distritão".

 

Palhaço

O Sesc-Mossoró está oferecendo vagas para o curso de dramaturgia do palhaço, entre os dias 21 e 25 deste mês. A inscrição pode ser feita até o dia 18. O curso será ministrado pelo ator e palhaço Caco Mattos.

 

Fiscalização

A Controladoria Geral da União (CGU) fiscalizará a aplicação de recursos federais nos municípios de Alexandria, região Oeste, e Canguaretama, no litoral Sul. Os auditores iniciarão o trabalho nos próximos dias.

 

Vai ter protesto na agenda de Robinson

Dirigentes de sindicatos de servidores públicos do RN estão se organizando para protestar na presença do governador Robinson Faria (PSD) em Mossoró, nesta quarta-feira, 16. Os servidores estão chateados com o atraso de salário e o aumento de 11% para 14% da contribuição previdenciária estadual (projeto está na Assembleia Legislativa), entre outras questões. A agenda de Robinson está confirmada. Ele estará na cidade para inaugurar o posto avançado da Central do Cidadão, no shopping popular, às 10h, e cumprirá outras atividades. A primeira-dama Julianne Faria vem junto.

 

A turma do ovo está "armada"

A Câmara Municipal de Natal aprovou título de cidadania ao prefeito de São Paulo João Dória (PSDB) e ao ex-presidente Lula (PT). Agradou e desagradou, em tempo real, "coxinhas" e "petralhas". Por consequência, motivou a venda de ovos nos últimos dias. A turma está se reforçando para receber os novos conterrâneos. Dória será o primeiro a ser "homenageado", nesta quarta-feira, 16, no Teatro Riachuelo.

 

Insegurança

Dois desembargadores do Tribunal de Justiça do RN experimentaram o terror da insegurança no Estado: Virgílio Macedo sofreu tentativa de assalto, reagiu e baleou um dos suspeitos; Cláudio Santos teve o seu carro levado por assaltantes. Os casos ocorreram ontem, em Natal.

 

Segue

O Rio Grande do Norte chegou a marca de 1.500 assassinatos em 2017, com mortes no final de semana. Mais de 10% dos crimes ocorridos em Mossoró, que já registrou 152 homicídios no ano de 2017.

 

Eles apostam no nordestino "lelé"

Os presidenciáveis não estão nem aí para a crise que assola o país e vão se soltar na buraqueira do Nordeste para parecer bonzinhos em meio ao povo sofrido. O petista Lula e o tucano João Dória mandaram confeccionar o chapéu de nordestino para enfrentar o torrão. Dória visitará 8 cidades em 4 semanas; Lula percorrerá 25 em 18 dias. E o nordestino feito bobo, lelé.

 

Rambo

Com a receita de "matar bandidos", bem que Ruy Gaspar (foto) deveria ser deslocado do cargo de secretário do Turismo para o de Segurança do RN. O silêncio do governador Robinson Faria (PSD) é comprometedor.

 

Hospital Regional receberá R$ 5 milhões

Em Pau dos Ferros, nesta segunda-feira, 14, o governador Robinson Faria (PSD) anunciou investimento de R$ 5 milhões no Hospital Regional  Dr. Cleodon Carlos. A unidade vai receber banco de leite, ampliação para 60 leitos, inclusive de UTI,  tomógrafo, raios-X e equipamentos de informática. As obras serão concluídas e entregues em 2018, para 36 cidades do Alto Oeste.

 

É NOTÍCIA

1- João Santana e Mônica dizem que estão passando dificuldades financeiras. O casal de marqueteiros da campanha milionária de Dilma (PT) pediu para a justiça desbloquear suas contas.

2- Em 1958 em Mossoró, era inaugurado o Cine Jandaia, na Av. Alberto Maranhão. O primeiro filme exibido foi "Dois Destinos se Encontram", com Richard Widmark e Jane Greer.

3- A primeira greve no Brasil ocorreu no Rio de Janeiro, deflagrada nesta data, em 1903. Os trabalhadores lutavam por salários e jornada de 8 horas. A greve durou 18 dias, sem conquista.

4- A projeção de inflação subiu de 3,45% para 3,5%. É o quarto aumento seguido da projeção de inflação para 2017, após o aumento dos impostos dos combustíveis. Mesmo assim, dentro da meta.

5- A equipe de comunicação social da Prefeitura de Areia Branca vai assumir a programação da Rádio FM Costa Branca - 104,3. O empresário Cleodon Bezerra se desfez dos seus 66% da emissora.

 

FRASE

"Agora nós teremos a ortopedia completa aqui. Um sonho de muitos anos da população não só de Pau dos Ferros."

ROBINSON FARIA – Governador anunciando o benefício para o Hospital Regional de Pau dos Ferros

 

Tags:

Distritão
RN
Lewrence Carlos
Jorge da Repav

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO