Segunda-Feira, 06 de maio de 2024

Postado às 09h30 | 30 Ago 2017 | Francisco Barros é o desembargador aposentado alvo da Operação Icmeón

Crédito da foto: Jurinews/internet Desembargador federal aposentado Francisco Barros Dias é alvo da Operação Icmeón

O desembargador aposentado do Tribunal Regional Federal – 5ª Região (TRF), alvo da Operação Icmeón, detonada na manhã desta quarta-feira em Recife (PE) Natal e Mossoró (RN) seria Francisco Barros Dias.

A Operação Alcmeón, cumprindo dois mandados de prisão preventiva, oito de condução coercitiva e 13 de busca e apreensão no Rio Grande do Norte e em Pernambuco. As medidas foram determinadas pela 2ª e 14ª varas federais do Rio Grande do Norte e se referem a dois inquéritos distintos (VEJA AQUI),

O Ministério Público Federal (MPF-RN) não confirmou o nome, mas setores da imprensa da capital noticiaram em primeira mão.

O Blog Poder Judiciário, assinado Anelly Medeiros, noticiou:

“Um dos alvos da Operação Alcmeón, deflagradas nesta quarta (30) é o desembargador federal aposentado Francisco Barros que foi levado preso à sede da Polícia Federal. O filho dele que é advogado também está sendo investigado nesta operação.”

Francisco Barros Dantas é potiguar de Olho Dágua do Borges, município encravado no Médio Oeste potiguar. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do RN (UFRN), onde foi professor. Ingressou na magistratura em 1987 e se aposentou depois de 28 anos como magistrado de primeiro e segundo grau.

Desembargador emérito do TRF-5ª, Barros foi escolhido em setembro de 2016 para ocupar uma cadeira na Academia de Letras Jurídicas do RN (ALEJURN), tendo sido empossado em abril  último.

Tags:

Operação Icmeón
Francisco Barros
MPF
Tribunal Regional Federal
preso
RN
Mossoró
Natal

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO