Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 09h30 | 06 Set 2017 | Coluna - 6 de setembro de 2017

Somos todos alvos

O deputado federal Rogério Marinho, presidente de honra do PSDB do RN, considerou “cretina” a pergunta que a repórter Ana Paula Lopes, do Canal 4 da Sidys TV a Cabo de Currais Novos, fez sobre se a flexibilização da CLT não representaria um risco de aprofundar o desequilíbrio na relação patrão X empregado. Relator da reforma trabalhista, o parlamentar poderia ter respondido, sem apelar. Fez pior ao optar pela agressão verbal.

Na semana passada, foi o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), que mandou o repórter Alex Costa, da TV Ponta Negra, “criar vergonha na cara” por não ter gostado da pergunta sobre o envolvimento de seu nome em suposto caso de corrupção.

Absurdo.

Os jornalistas, radialistas, apresentadores de telejornais, profissionais de imprensa de todas as mídias, sempre estiveram expostos ao mau humor e a agressão de políticos, empresários, personalidades públicas, figuras do submundo, etc. etc. etc.. Muitos tombaram, como o radialista J. Gomes, vítima do tráfico de drogas na cidade de Caicó, e Tim Lopes, morto e queimado por traficantes em favela do Rio.

É possível listar aqui centenas de casos de jornalistas atacados, agredidos, perseguidos, torturados e mortos pela arma criminosa daqueles que se sentem atingidos pela liberdade de imprensa e/ou não querem que suas atividades suspeitas sejam levadas ao conhecimento público através do jornalismo. É o tiro que cala e fere de morte a democracia.

O que incomoda e revolta, é que não há o interesse – verdadeiro - da própria sociedade de proteger a imprensa. Por vezes, os próprios profissionais colaboram para isso.

Quando o ex-presidente Lula e o PT agridem chamando a imprensa de "golpista", atacam profissionais e ameaçam amordaçá-los com a “regulação” da comunicação, há jornalistas que defendem e aplaudem.

Quando o presidente Temer, o senador Aécio e outros corruptos de Brasília acusam que são perseguidos por profissionais da "imprensa golpista", o “PIG” no linguajar lulista-petista, há jornalistas que defendem e aplaudem, criando um fosso perigoso que ameaça enterrar a liberdade.

Observe, por (mau) exemplo, que determinados jornalistas que rechaçam as agressões de Rogério Marinho e Carlos Eduardo contra colegas, são os mesmo que aplaudem Lula, Temer, Aécio e outros corruptos quando eles atacam os mesmos colegas.

 

Solidariedade

O padre Charles Lamartine deu sentido social à comemoração do seu aniversário, que transcorrerá na próxima segunda-feira, 11. Ao invés de presente, o religioso pede doação para o abrigo de idosos Amantino Câmara. Aqueles que querem participar podem doar fraldas, produtos de higiene, luvas etc.. A entrega deve ser feita no Colégio Diocesano e na Catedral de Santa Luzia.

 

Greve

O Sindiserpum marcou para segunda-feira, 11, o início da greve dos servidores públicos de Mossoró. A entidade pede reajuste salarial de 7,64%, enquanto a Prefeitura oferece 3,93%. Lembrando que a atual gestão está pagando o reajuste de 6% concedido pelo governo anterior e que não foi cumprido. Ou seja, além de atualizar o pagamento, está sendo quitada uma folha paralela.

 

Doido pela viúva

Segundo Marcelo Odebrecht, em delação, a sua empresa pagou entre 35 e 40 milhões de reais de propina ao ex-presidente Lula. Repito: 35 a 40 milhões de reais. O carregamento foi feito pelo assessor de Antonio Palocci, Branislav Kontic. Está tudo registrado nas planilhas da Odebrecht, onde aparece o "Amigo". E o cara anda o país querendo ser dono do cofre outra vez.

 

Tapa na cara

 As malas e caixas de dinheiro encontradas pela PF, com foto estampada nos jornais, são um tapa na cara dos idiotas que ainda brigam e correm atrás de políticos corruptos. Mas, para idiotas não tem jeito.

 

Só uma pergunta

Os áudios que escaparam com diálogos dos açougueiros da JBS, comprometendo as instituições sérias, parecem bem estranhos. Será que a velha guarda da política brasileira, corrupta e imoral, está fazendo um "acordão" para enterrar a Lava Jato?

 

Saúde

 A mossoroense Saudade Azevedo assumiu interinamente a Secretaria de Saúde de Natal, em substituição ao médico Luiz Roberto Fonseca. Saudade é filha do casal Valney/Vânia Bolão.

 

É NOTÍCIA

1 - A Polícia Rodoviária Federal inicia hoje a operação do feriadão da independência nas rodovias de todo o País. A fiscalização será reforçada até domingo, 10, em todas as BRs.

2 - A Uern e a Escola da Magistratura firmaram parceria para oferecer um Mestrado Profissional em Direito Público, Governança e Cidadania. O projeto encontra-se em fase de finalização, devendo ficar pronto para 2018. O mestrado será oferecido em Natal.

3 - O gás de cozinha fica mais caro 12,2% a partir de hoje. Segundo a Petrobras, a culpa é do furacão Harvey, que atacou a cidade de Houston, no Texas, maior exportadora mundial do produto.

4 - Na véspera de completar 100 anos da Independência do Brasil, em 6 de setembro de 1922, era oficializado o Hino Nacional, com letra de Osório Duque Estrada.

5 - O prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo, avisou: a Finecap de 2018 terá Xande Aviões e Marília Mendonça. A 21.ª edição, encerrada segunda-feira, 4, foi sem dúvida a maior da história.

 

FRASE

"Se tivesse que decidir se devemos ter governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último."

THOMAS JEFFERSON – Estadista norte-americano.

Tags:

Imprensa
liberdade
PSDB
jornalistas
Lula
Rogério Marinho
Carlos Eduardo
Solidariedade
Alex Costa

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO