Quarta-Feira, 24 de abril de 2024

Postado às 09h30 | 26 Set 2017 | Coluna - 26 de setembro de 2017

Crédito da foto: Reprodução Infidelidade partidária é praticada a todo momento na Câmara dos Deputados

Câmara, casa dos infiéis

A reportagem é do congressoemfoco.com: Diante de um cenário caótico, com crises constantes na política, a atual legislatura ainda nem acabou e já é apontada como a mais infiel se comparada com os outros dois últimos mandatos na Câmara. Desde que os deputados iniciaram os trabalhos em 2015, um em cada quatro parlamentares mudou de partido. No total, 124 migraram de legenda, sendo que 31 deles mudaram mais de uma vez no mesmo período, conforme aponta reportagem do jornal O Estado de S.Paulo.

Na dança das cadeiras da atual legislatura, o PMB lidera com 25 deputados desertores. O PROS vem logo em seguida com 16 parlamentares e o PMDB, partido do presidente Michel Temer, aparece em terceiro lugar com a saída de dez políticos.

O DEM é apontado como o mais infiel nos últimos dez anos, isso se for levado em consideração o número de parlamentares que trocaram a legenda por outras siglas desde 2007. De lá até aqui, 37 parlamentares abandonaram o partido, conforme revela as jornalistas Elisa Clavery e Marianna Holanda. Com a evasão e a filiação de apenas dez deputados nesse período, o DEM foi o partido que teve a maior perda na Câmara. Atualmente tem uma bancada com 29 parlamentares atualmente.

Conforme os dados levantados da Câmara, quase 400 trocas foram realizadas desde 2007, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que os mandatos pertencem aos partidos e não a deputados e vereadores. Do total de trocas, 160 foram feitas desde o começo de 2015.

De acordo com a reportagem, as mudanças devem se intensificar em março, quando está prevista a janela partidária, brecha para a troca sem o risco de perda do mandato. Entre 2007 a 2011, 82 deputados trocaram de legenda. Já entre 2011 a 2014, o número subiu para 153.

Em discussão na Câmara, a reforma política segue cheia de pontos sem consenso entre os parlamentares. No caso das propostas relativas à troca de siglas, o tema não avançou. “A supressão dos artigos que tratam de fidelidade partidária será um dos poucos consensos na votação do segundo turno de uma PEC da qual é relatora a deputada Shéridan (PSDB-RR). Ou seja, continuará como está, cheio de janelas para saída dos infiéis.

E a reforma política, transformada em gambiarra, concentrará a última semana de setembro, devendo ser aprovado apenas o que interessa aos atuais detentores de mandato. Nada mais.

 

Saúde

Em vigor o contrato entre Secretaria de Saúde do Estado e o Hospital Wilson Rosado, em Mossoró, para ampliação de  10 leitos de UTI adulto e cinco leitos de enfermarias clínicas de retaguarda, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Terá vigência de 180 dias. A ampliação dos leitos tem impacto positivo diante da alta demanda e de filas intermináveis de pacientes.

 

Violência sem fim

Em uma semana o Rio Grande do Norte registrou 66 mortes violentas, período de 21 a 27 de agosto de 2017. Foram 59 casos de homicídios, um latrocínio e seis casos de suicídio. O estado se aproxima dos 2 mil homicídios no ano, devendo fechar 2017 com recorde de toda a história. Mossoró bateu a casa dos 170 assassinatos, sendo a segunda cidade mais violenta do RN.

 

Acordão

O desembargador Cláudio Santos aceita ser candidato a governador com a força dos grupos tradicionais, Alves e Maia. Há um trabalho para repetir o "acordão" de 2014,  com PMDB, DEM, PSDB e PR. Cláudio substituiria Henrique Alves na cabeça de chapa, com Garibaldi Filho e José Agripino na disputa pelas duas vagas ao Senado Federal.

 

Chapão

Os grupos tradicionais também repetiriam a chapa à Câmara dos Deputados,  para renovar os mandatos de Walter Alves (PMDB), Felipe Maia (DEM), Rogério Marinho (PSDB) e levar João Maia (PR) de volta à Brasília. Caberia ainda o Podemos e o PSB dos deputados Antônio Jácome e Rafael Motta.

 

Sobras

O PSD, do deputado Fábio Faria, e o PP, de Beto Rosado, buscariam alternativas.  Em 2014 deu certo, com a coligação que teve ainda o PT da senadora Fátima Bezerra. 

 

Aviso

Atenção turma traquina, de paletó e gravata, a Polícia Federal está adquirindo mais um lote de tornozeleiras eletrônicas, para suprir a demanda que vai aumentar nos dias próximos. Em todas as unidades do País.

 

 

É NOTÍCIA

1 - O Auto da Liberdade ocupa o Circo Grock nesta terça-feira, 26, com o ato "Resistência ao Bando de Lampião". As apresentações acontecem às 8h, 14h e 19h. Na Praça de Eventos.

2 - O Seminário que resgata a importância de Vingt-un Rosado para a cultura potiguar segue hoje debatendo o "professor intelectual" e a sua missão "fazendo escolas". Das 15h às 22h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. Entrada franca. Participe!

3 - Há 22 anos, o conjunto Geraldo Melo passava a se chamar Vingt Rosado, homenageando o deputado e líder político de Mossoró e região Oeste. É um dos maiores habitacionais da cidade.

4 - Morreu Dedé de Dora, o talento de Currais Novos que marcou época no futebol potiguar e brasileiro nas décadas de 80 e 90. Foi vencido por um câncer no pulmão, aos 56 anos.

5 - Um em cada dez usuários em Mossoró está em débito com a Companhia de Água e Esgotos do RN (CAERN).  O mês de agosto fechou com 70.353 ligações de água ativa na cidade.

 

FRASE

"A Democracia brasileira está sendo desafiada pelo crescimento de apoiadores de posições totalitárias.”

RAQUEL DODGE – Procuradora-geral da República.

Tags:

Câmara
infidelidade
chapão
Cláudio Santos
deputados federais
Caern

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO