Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 14h00 | 27 Set 2017 | Sal como bem de interesse social é apresentado ao presidente Temer

Crédito da foto: Cedida Presidente Michel Temer, governador Robinson Faria e representantes do RN na audiência realizada nesta quarta-feira, 27

Em audiência com o presidente Michel Temer (PMDB), nesta quarta-feira (27), representantes da indústria salineira e a classe política pediram socorro para salvar o sal potiguar. Uma das reivindicações apresentadas, e acatadas pelo presidente, é o reconhecimento do sal como bem de interesse social, para que a comercialização do produto ganhe segurança jurídica em âmbito nacional.

De acordo com o deputado federal Beto Rosado (PP-RN), a cadeia produtiva do sal, sendo o RN responsável por 95% da produção do País, enfrenta uma série de dificuldades, devido à falta de um ato do governo que oficialize a importância do produto.

"O Rio Grande do Norte é o maior produtor de sal do Brasil. Esse decreto é de extrema importância para garantir a manutenção da nossa cadeia produtiva, que gera milhares de empregos diretos e indiretos, e um futuro promissor", ponderou o parlamentar.

O parlamentar também é autor do Projeto de Lei que reduz a zero as alíquotas de contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins na comercialização do sal no mercado interno; do Projeto de Decreto Legislativo que acaba com a obrigatoriedade de iodação do sal destinado à alimentação animal; e da Indicação para que o Executivo desonere o ICMS na venda de mercadorias que compõem a cesta básica, na qual o sal está inserido.

O governador Robinson Faria (PSD) também falou em defesa da indústria salineira, reforçando a necessidade de o governo reconhecer o sal como bem de interesse social.

Mossoró esteve presente com comitiva comandada pela prefeita Rosalba Ciarlini (PP), ao lado da presidente da Câmara Municipal Izabel Montenegro (PMDB) e a vereadora Sandra Rosado. A Assembleia Legislativa foi representada pela deputada Larissa Rosado (PSB).

Tags:

Sal
RN
presidente Temer
deputado Beto Rosado
governador Robinson Faria
prefeita Rosalba Ciarlini
comitiva

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO