Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 08h30 | 28 Set 2017 | Coluna - 28 de setembro de 2017

Crédito da foto: Arquivo Eles eram amigos de fé, irmãos, companheiros, fundadores do PT e se conhecem como poucos

Lula por Palocci

A carta do ex-ministro Antônio Palocci em que ele pede a desfiliação do PT, partido que ajudou a fundar, é demolidora para a imagem da sigla e de seu líder Lula, sobretudo no aspecto moral e ético. Veja 10 pontos citados por Palocci:

1 - As declarações dadas no depoimento ao juiz Sérgio Moro, em que ele entregou a postura corrupta de Lula, “são fatos absolutamente verdadeiros”, situações que presenciou, acompanhou ou coordenou, “normalmente junto ou a pedido do ex-presidente Lula”;

2 - Diz ter certeza que Lula irá confirmar tudo, “como chegou a fazer no ‘mensalão’” em entrevista na França;
3 - Houve uma evolução e acúmulo de corrupções nos governos a partir do segundo mandato de Lula;

4 - Foi um choque ter visto “Lula sucumbir ao pior da política no melhor dos momentos de seu governo”;

5 - Que foi um erro eleger e reeleger um mau governo, que destruiu “cada conquista social e cada um dos avanços econômicos tão custosamente alcançados”;

6 - Que Lula encomendou sondas e propinas em uma reunião com Dilma Rousseff (presidente cassada) e José Sérgio Gabrielli no Palácio da Alvorada, “na cena mais chocante que presenciei do desmonte moral da mais expressiva liderança popular que o país construiu em toda nossa história";

7 - Que passou a ser alvo de “um tribunal inquisitorial dentro do próprio PT” ao falar a verdade;

8 - Questiona “até quando vamos fingir acreditar na autoproclamação do ‘homem mais honesto do país’ em referência ao que Lula repete à exaustão para virar verdade absoluta;

9 - Questiona se “somos partido político sob a liderança de pessoas de carne e osso ou somos uma seita guiada por uma pretensa divindade?”

10 - Que mesmo nos melhores anos do governo Lula “já se via a peçonha da corrupção se criando para depois tomar conta do cenário todo”.

E o arremate é destruidor: "Até quando vamos fingir acreditar na autoproclamação do 'homem mais honesto do país' enquanto os presentes, os sítios, os apartamentos e até o prédio do Instituto (!!!) são atribuídos à Dona Marisa? Afinal, somos um partido político sob a liderança de pessoas de carne e osso ou somos uma seita guiada por uma pretensa divindade?"

Em tempo: o petardo não foi lançado pelo PIG, adversários ou as "zelites" deste País.

 

SALÁRIOS

A 5ª edição da Corrida do Servidor Público, promovida pelo Governo do RN, está sendo chamada de "corrida pelo salário", referência ao atraso de pagamento nos últimos 22 meses. O evento esportivo que seria momento de confraternização, deverá se transformar em dia de protesto, marcado para 21 de outubro. A largada será no Centro Administrativo, em Natal.

 

SALÁRIOS II

O protesto contra o "atraso do atraso" salarial levará várias entidades sindicais de servidores públicos ao Centro Administrativo, nesta quinta-feira, 27.  As categorias reclamam que o Governo do RN ainda não quitou a folha de pagamento de agosto e não tem previsão para os salários de setembro que está terminando. Uma parada geral está marcada para o próximo dia 10.

 

FORA E DENTRO

Não coloque o nome de Flávio Rocha em nenhuma lista de presidenciável ou governadorável. O todo poderoso do Grupo Riachuelo é incisivo: "Eu não tenho absolutamente nenhum projeto político." O empresário, porém, tem seus interesses e desejos na política. 

 

EMPRESÁRIOS

A classe empresarial brasileira quer eleger pelo menos 100 representantes à Câmara. Nomes que defendem a estabilidade fiscal e os interesses da economia. No RN, a prioridade é a renovação do mandato de Rogério Marinho (PSDB), considerado um legítimo representante dos empresários.

 

CAOS

A vereadora Aline Couto denunciou o desabastecimento no Hospital Regional Rafael Fernandes, único em Mossoró para pacientes com doenças infectocontagiosas. Aline lembrou que o governo Robinson já fechou dois hospitais em Mossoró: da Mulher e da Polícia.

 

DIA SANGRENTO

Chacina no bairro das Rocas, em Natal, com quatro mortes. Em Parnamirim, dois corpos carbonizados dentro de uma casa. A criminalidade se impõe com a audiência do Estado.

 

É NOTÍCIA

1 - O prefeito de Paraú, Antônio de Narciso (PSD), foi cassado pelo TRE-RN, por crime eleitoral. Recorrerá ao TSE, mas fora do cargo. A presidente da Câmara, Socorro de Paula, assume a Prefeitura.

2 - Nesta data, em 1980, o prefeito João Newton da Escóssia inaugurava seis unidades de saúde em Mossoró, zonas urbana e rural. Todas construídas com recursos próprios. João Newton tratava a saúde pública com rara responsabilidade.

3 - O poço 14 quebrou e deixou sem água os moradores do Santo Antônio, Santa Helena, Redenção, Resistência, Três Vinténs, Conjunto Gurilândia, Nova Mossoró. Mas a conta chegará em dia.

4 - Luiz Almir teve recurso negado, na Justiça de primeiro grau, para retomar mandato na Câmara Municipal de Natal. Vai recorrer ao Tribunal de Justiça do RN. Acha que lá a sua vitória é certa.

5 - A folha de agosto dos servidores públicos estaduais será quitada somente no dia 5 de outubro. Os que ganham acima de R$ 4 mil vão receber um "vale" de R$ 4 mil na sexta-feira, 29.

 

FRASE

Somos um partido sob a liderança de pessoas de carne e osso ou somos uma seita guiada por uma pretensa divindade."

ANTÔNIO PALOCCI - sobre Lula e PT

Tags:

Lula
Palocci
salários atrasados
PT
Governo do RN
servidores públicos
empresários
violência

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO