Sábado, 27 de abril de 2024

Postado às 10h00 | 29 Set 2017 | Coluna - 29 de setembro de 2017

Saúde sem saúde

O Hospital Rafael Fernandes não está recebendo pacientes por falta de médicos de plantão. Isso mesmo, não tem plantão.

É grave.

O único hospital público da região, sediado em Mossoró, para tratamento de pessoas com doenças infectocontagiosas, fechou as portas para novos pacientes. Por consequência, a população mossoroense e oestana, de origem simples, que não pode pagar tratamento particular, está abandonada à própria sorte.

A crise no sistema estadual de saúde pública vai além do Rafael Fernandes. O Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), maior unidade de emergência do interior potiguar, também não consegue atender a demanda. Pacientes em macas nos corredores são cena comum, conforme flagrado pelas lentes do JORNAL DE FATO. A situação é bem crítica e só piora, apesar do esforço sobre-humano da direção, médicos, enfermeiros e servidores.

Aliás, reconheça-se o espírito público, responsável e humano do cirurgião Jarbas Mariano, que há três meses entregou o cargo de diretor-geral do Tarcísio Maia (não suportou interferências políticas), mas continua trabalhando dia e noite, com a mesma disposição, enquanto o governador Robinson Faria (PSD) procura alguém que queira o espinhoso cargo. Ele tem enfrentado todo tipo de problema, mas sem abrir mão de lutar para que as pessoas possam ter esperança de boa assistência ao procurar o hospital.

O quadro caótico, admita-se, é consequência das escolhas equivocadas que a gestão Robinson Faria fez com relação à saúde pública de Mossoró. Ele fechou o Hospital da Mulher, que era referência na assistência materno-infantil (média de cerca de 300 partos por mês), e o Hospital da Polícia Militar, com a proposta de investir os recursos para melhorar o atendimento nos hospitais Tarcísio Maia e Rafael Fernandes. Não o fez. Pior: essas duas unidades perderam fôlego devido a escassez de investimento.

A crise torna-se ainda mais aguda porque Mossoró acaba absorvendo as demandas dos municípios das regiões do Médio e Alto Oeste, Salineira e Vale do Açu, além de pacientes que chegam de municípios próximos dos estados do Ceará e da Paraíba. Isso ocorre por consequência do sucateamento dos hospitais regionais, prestes a fechar, e que hoje servem apenas de “passagem” para pacientes transferidos para Mossoró.

Essa é a radiografia do sistema de saúde pública estadual, na UTI, sem perspectiva de melhora.

 

Em dia

A Prefeitura de Mossoró deposita hoje os salários de setembro dos servidores públicos, seguindo calendário estabelecido pela prefeita Rosalba Ciarlini (PP). A atual gestão tem conseguido manter o pagamento em dia desde o primeiro mês, em janeiro, além de pagar uma folha paralela do atrasado deixado pela gestão anterior. Já foram pagos 210 milhões de reais.

 

Atrasado

O Governo do Estado deposita hoje um "vale" de R$ 4 mil na conta dos servidores que ganham acima desse valor. É referente ao mês de agosto, que só será concluído no dia 5 de outubro. Antes, o governo paga os salários de setembro para o pessoal da educação e administração indireta, que têm receita própria. Quanto aos demais, não há qualquer perspectiva.

 

Expansão

A Faculdade Diocesana de Mossoró passará a oferecer os cursos de Administração e Gastronomia, a partir do primeiro semestre de 2018. Os dois cursos foram autorizados pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, do Ministério da Educação.

 

Estado inerte

O RN tem uma média de 100 homicídios a cada 15 dias. Natal e Mossoró são as cidades mais violentas. Na capital e no interior, os assassinatos acontecem em lotes. E o Governo do Estado inerte. O grave problema será debatido no I Fórum de Segurança Pública de Mossoró, dia 18 de outubro.

 

Hora de luta - 377

Nesta data, em 1993, o então governador José Agripino inaugurava a reforma do Aeroporto Dix-sept Rosado, com novo terminal de passageiros. 24 anos depois, o aeroporto está caindo aos pedaços. E os governantes dando as costas para a necessidade de novo aeroporto.

 

Quase zerado

Nunca na história deste país um presidente da República foi tão rejeitado pelo povo. Segundo pesquisa Ibope, apenas 3% dos brasileiros gostam do governo de Temer; 77% reprovam.

 

É NOTÍCIA

1 - A Câmara de Mossoró realiza hoje a Sessão Solene da Abolição da Escravatura, para entrega de honrarias a pessoas com serviços prestados ao município. No Teatro Dix-huit Rosado, às 18h.

2 - A temporada do Auto da Liberdade será encerrada hoje com a apresentação dos quatro atos que orgulham Mossoró: abolição da escravatura, motim das mulheres, primeiro voto feminino e resistência ao bando de Lampião. Assista, às 19h, no Circo Grock.

3 - A CCJ do Senado aprovou projeto que torna crime hediondo o porte de fuzil. Sabe o que isso significa? NADA. Os bandidos já cometem crimes hediondos todos os dias, livres ou presos.

4 - Circula na grande rede a melhor definição do que é fundo eleitoral: "É um dinheiro que será roubado de você para você eleger quem vai te roubar." Mais verdadeiro, impossível.

5 - O Governo do Estado suspendeu a Apasa, sediada em Angicos, do Programa do Leite Potiguar. A associação de laticínios estava distribuindo leite com alto grau de coliformes fecais.

 

FRASE

"Fundo eleitoral é um dinheiro que será roubado de você para você eleger quem vai te roubar."

DEFINIÇÃO DE FUNDO ELEITORAL que circula nas redes sociais.

Tags:

Coluna
saúde pública
Hospital Rafael Fernandes
Hospital Tarcísio Maia
Governo do RN
crise

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO