Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 05h15 | 30 Set 2017 | Coluna - 30 de setembro de 2017

Crédito da foto: Aduern Ex-reitora Maria das Neves Gurgel exige faixa em manifestação dos docentes da Uern

A Uern nossa de cada dia

A Assembleia Universitária da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), historicamente monótona e sonolenta, quebrou o gelo na edição 2017, ocorrida na noite de quinta-feira, 28, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

Coube ao movimento dos docentes, em protesto ao que a categoria considera “ataques e descaso” do Governo do Estado do RN, esquentar a noite de aniversário da instituição e posse do reitor Pedro Fernandes para mais um mandato à frente da Uern.

Com faixas, cartazes e palavras de ordem, os docentes, vestidos com de becas pretas, cobraram condições dignas de trabalho e respeito à instituição. O alvo, governador Robinson Faria (PSD), porém o próprio reitor, que acabou de renovar o mandato, foi cobrado para se posicionar a favor da instituição e não em defesa do Governo.

Abre aspas para a faixa erguida por um professor em frente à mesa das autoridades: Sr. reitor, tenha respeito, defenda a Uern e não o Governo. Fecha aspas.

A faixa representou os 1.274 docentes, 871 técnicos e os 13 mil alunos distribuídos nos cursos de graduação e pós-graduação.

Antes que alguém, desavisado ou não, intencionalmente ou não, tente passar a ideia que o movimento foi político, orquestrado por interesses de grupos contrários ao Governou e/ou ao reitor, a imagem da ex-reitora Maria das Neves Gurgel, com faixa em punho (FOTO), protestando em defesa da instituição, descarta qualquer sentimento menor do ato.

Nevinha Gurgel, professora aposentada, é uma referência de todas as lutas e bandeiras da Uern, portanto, não se permitindo a manifestação que não seja em defesa da instituição como patrimônio de Mossoró e do Rio Grande do Norte. Fez isso a vida inteira, e o fará sempre.

É o que representa o padre educador Sátiro Cavalcanti Dantas, ícone da luta pela estadualização em décadas passadas, representando, de forma efetiva, os idealistas da Sociedade União Caixeiral, que deram início nos anos 40 o sonho de dotar Mossoró de uma instituição de ensino superior gratuita e de qualidade.

O governador Robinson não apareceu, levou falta na Assembleia Universitária, mandando um representante para a cadeira não ficar desocupada. Como chanceler da instituição, falha grave. Como gestor público, tentou evitar o desgaste da manifestação dos que lutam por salários dignos e em dia, mas principalmente pelo respeito à instituição e a sua trajetória de 49 anos, com mais de 40 mil alunos formados.

Respeitem a Uern, por favor.

 

Liberdade

 Mossoró vive hoje a sua data magna, com as comemorações dos 134 anos da abolição dos escravos, cinco anos antes da assinatura da Lei Áurea. O Cortejo da Liberdade, no Corredor Cultural, é o ponto alto da programação Terra da Liberdade. A cantora Margareth Menezes entrará na avenida logo em seguida, em trio elétrico. O evento será aberto às 18h.

 

Liberdade II

 A ideia de se antecipar à Lei Áurea surgiu com o movimento da Maçonaria e ganhou força com a instalação da Sociedade Libertadora Mossoroense. Foi instituído o dia 30 de setembro de 1883 para que os 86 escravos que viviam na cidade fossem libertos. Antes, em junho daquele ano, 40 escravos tinham sido alforriados em sessão especial da Loja Maçônica 24 de Junho.

 

Dois...

 Mossoró terá dois candidatos à Câmara dos Deputados em 2018: Beto Rosado (PP), que tentará a reeleição; e Sandra Rosado (PSB), que pretende voltar à cadeira que foi do seu pai, deputado federal Vingt Rosado.

 

... mais um

 Tião (PSDB) pode ser o terceiro candidato de Mossoró à Câmara. Acordou do sonho de ser governador.

 

Listão

 Cinco nomes à Assembleia Legislativa com raízes em Mossoró: Larissa Rosado (PSB), Jorge Rosário (PR), Gutemberg Dias (PC do B), Isolda Dantas (PT) e um apoiado pelo rosalbismo. Eles apostam que 2018 não será dos "forasteiros".

 

Mossoró

 O segundo maior colégio eleitoral do RN, mais uma vez, terá peso na formação da chapa majoritária nas eleições, com possibilidade, cada vez mais real, de ter um nome da terra.

 

De pernas para o ar

 Segunda-feira, 2, véspera de feriado, é ponto facultativo para o servidor público de Mossoró. Trabalho, agora, só na quarta-feira, 4.

 

É NOTÍCIA

1 - Há 41 anos, era inaugurado o conjunto habitacional Abolição I (zona oeste de Mossoró), com a entrega das 430 casas. Depois, surgiram os Abolições II, III, IV e V (Monsenhor Américo).

2 - A Rádio Libertadora de Mossoró (1.430 kHz) completa 34 anos de fundação, pelas mãos do ex-governador Tarcísio Maia. Continua operando na faixa AM, mas sob nova direção. Hoje, a emissora pertence à igreja evangélica Assembleia de Deus.

3 - Ribamar e Naeide convidam para a Festa da Liberdade no Ôba Restaurante, na noite deste sábado, 30. Animação das bandas Balada Vip e Infla 6, com repertório especial. Às 22h.

4 - O colunista Chrystyan de Saboya aproveita o feriado para apresentar aos convidados vips o doce sal do menino do rio. De frente para o mar, no Porto do Mar. Às 16h. Vamos lá.

5 - A Lei das Eleições completa hoje 20 anos. Foi sancionada em 30 de setembro de 1997, lei 9.504, pelo vice-presidente da República Marco Maciel. Na época, uma avanço. Hoje, não.

 

FRASE

"Desrespeitar e precarizar os docentes e técnicos da Uern é desrespeitar a instituição e sua trajetória."

Rivânia MOURA – Presidente da Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Tags:

Uern
Assembleia Universitária
Protesto
professores
governador do RN
Robinson Faria
Maria das Neves Gurgel

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO