Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 09h45 | 02 Out 2017 | Governo culpa a previdência

Crédito da foto: Arquivo Gustavo Nogueira, em entrevista coletiva, disse que a culpa é do rombo da previdência

A culpa é da Previdência.

Foi o que disse o secretário de Planejamento e Finanças do RN, Gustavo Nogueira, para justificar o atraso do pagamento salarial dos servidores públicos, nos últimos 22 meses.

Segundo Nogueira, o governo não está conseguindo fechar a folha de pagamento devido a um déficit da ordem de R$ 130 milhões/mês da previdência. “Quase um terço do valor total da folha, que é algo de 430 milhões”, disse.

Nogueira assinalou ainda que neste mês de setembro o deslocamento na data para a finalização da folha acentuou-se pelo fato de que, historicamente, no nono mês do ano, as receitas dos estados e municípios são as menores do exercício.

Verdade ou não, o fato é que o discurso do Governo do Estado mudou. Antes, o atraso era devido as seguidas frustrações de receita; agora diz que é consequência da do “rombo” da previdência estadual.

A folha de pessoal do estado é composta por 54 mil servidores ativos, 38 mil inativos e 10 mil pensionistas. O ideal é que existam quatro servidores na ativa para cada um aposentado e pensionista. Mas esta relação está hoje desequilibrada e os aposentados e pensionistas representam 90% do pessoal da ativa.

Tags:

Gustavo Nogueira
salários atrasados
rombo na previdência
servidores públicos
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO