Quarta-Feira, 24 de abril de 2024

Postado às 05h00 | 03 Out 2017 | Coluna - 3 de outubro de 2017

A culpa é do aposentado, sério?

O governador Robinson Faria (PSD) escalou o seu secretário de Planejamento e Finanças, Gustavo Nogueira, para justificar os salários atrasados do funcionalismo público: a culpa é do déficit previdenciário. Vamos repetir para que você, leitor, não ache que erramos na redação: a culpa é do déficit previdenciário.

Nogueira disse: “O governo não está conseguindo fechar a folha de pagamento devido a um déficit da ordem de R$ 130 milhões/mês da previdência. Quase um terço do valor total da folha, que é algo de 430 milhões.”

E seguiu: “A folha de pessoal do estado é composta por 54 mil servidores ativos, 38 mil inativos e 10 mil pensionistas. O ideal é que existam quatro servidores na ativa para cada um aposentado e pensionista. Mas esta relação está hoje desequilibrada e os aposentados e pensionistas representam 90% do pessoal da ativa.”

Disse ainda: “Além de praticamente termos um servidor ativo para cada inativo, ainda há o problema dos salários que, quando na ativa, os servidores contribuem com 11% do salário cheio, mas quando se aposentam passam a contribuir apenas sobre o valor que ultrapassa o limite do regime geral, que é de R$ 5.531,00. Isto provoca uma queda na receita previdenciária   e  como  consequência o aumento do déficit.”

Pronto, coloque na conta dos aposentados e pensionistas os 22 meses que o governo estadual não consegue pagar em dia a folha salarial. Pior: somente no dia 5 de outubro, quinta-feira que vem, o governo conseguirá quitar a folha de agosto, sem ter qualquer perspectiva de quando pagará setembro ou se vai honrar com o 13º salário de 2017.

Causa espanto a nova versão para os salários atrasados. Até poucos dias atrás, o governo justificava a dívida com o funcionalismo nas seguidas frustrações de receitas. Gustavo Nogueira ficou rouco de falar e repetir a mesma frase. O governador Robinson, também. E os servidores se cansaram da ladainha.
Agora, a versão é nova: a culpa é da previdência. Mas os problemas são os mesmos. Os salários continuarão atrasados, si-tuação que caminha para fechar dois dos três anos da atual gestão estadual.

Enquanto o governo vende nova versão para o atraso de salários, os servidores se mobilizarão para enfrentar o que eles consideram "desgoverno". Os movimentos e atos de protestos estão cada vez mais presentes, inclusive, com a possibilidade de greve geral a partir do dia 10 de outubro.  Vai piorar.

 

VAI PIORAR

  A falta de segurança no campus da Uern em Mossoró, que já é grave, vai ficar ainda pior caso os vigilantes cumpram a ameaça de paralisar as atividades. Eles estão sem receber salários desde agosto. A categoria promete cruzar os braços se o reitor Pedro Fernandes não encontrar uma solução. Professores e alunos do campus central têm sido alvos frequentes dos assaltantes.

 

INFLAÇÃO

A inflação deverá fechar o ano abaixo dos 3%,  portanto inferior ao centro da meta de 4,5% fixada pelo Banco Central para 2017. O otimismo da área econômica aponta que o País vive um processo saudável de recuperação da economia, que se dá em bases reais e sem a necessidade de estímulos do governo. Se confirmado, será o nível mais baixo desde o início do Plano Real.

 

LEVOU FALTA

  Popularidade em baixa, o governador Robinson Faria (PSD) não se arriscou na Festa da Liberdade, em Mossoró. Preferiu a ausência. Mas, amanhã estará na cidade para participar de reunião da Redepetro, em que estará em debate a crise na indústria do petróleo.

 

TÚNEL DO TEMPO

Há sete anos Rosalba Ciarlini era eleita governadora do RN, em primeiro turno, com 813.813 votos (52,46%), contra 562.256 votos (36,24%) do segundo colocado Iberê Ferreira de Souza (falecido). Mossoró teve papel decisivo, dando 84,92% dos votos válidos à atual prefeita da cidade.

 

PRÉ-CANDIDATOS

A Câmara Municipal de Mossoró concedeu título de cidadania a dois pré-candidatos a governador: senadora Fátima Bezerra (PT), indicada pela vereadora Isolda Dantas (PT); e o desembargador Cláudio Santos, agraciado pela presidente Izabel Montenegro (PMDB).

 

TÚNEL DO TEMPO II

  Há 25 anos o PT de Mossoró elegia os seus primeiros vereadores: Júlio César e Telma Gurgel. Foi nas eleições de 3 de outubro de 1992. Hoje, se resume ao mandato da vereadora Isolda Dantas.

 

É NOTÍCIA

1 - Está começando o "Outubro Rosa", um mês inteiro dedicado ao combate ao câncer de mama. Estima´-se que o RN registra 660 novos casos este ano, daí, a importância da campanha.

2 - Xand Aviões e Wesley Safadão pela primeira vez juntos no mesmo palco em Mossoró. Será na tradicional festa de 12 de dezembro, véspera do feriado de Santa Luzia. O mega evento tem o selo da Gondim e Garcia Produções. Promessa de superlotação.

3 - Hoje completa oito anos da morte do professor João Batista Cascudo Rodrigues, o primeiro reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

4 - O agente Nilton Arruda tomou posse no cargo de presidente do Sindicato da Polícia Civil do RN (SINPOL). Seu maior desafio: resgatar as condições dignas de trabalho da categoria.

5 - O JORNAL DE FATO não circula com a versão impressa nesta quarta-feira, 4, devido ao feriado de hoje. Mas a cobertura em tempo real o leitor acompanha no portal defato.com.

 

FRASE

O governo não está conseguindo fechar a folha de pagamento devido a um déficit de 130 milhões da previdência.

GUSTAVO NOGUEIRA - Secretário de Planhamento do Estado sobre os salários atrasados.

Tags:

Coluna
Robinson Faria
salários atrasados
Gustavo Nogueira
servidores públicos

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO