Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 08h45 | 05 Out 2017 | Coluna - 5 de outubro de 2017

Crédito da foto: Cedida Governador Robinson foi recepcionado em Mossoró por Larissa, Sandra e Lairinho Rosado

Dividir para somar

A pergunta é: o rosalbismo tem musculatura para sustentar, com sucesso, quatro candidaturas nas eleições de 2018?

A saber: duas à Câmara dos Deputados: Beto Rosado (PP) à reeleição; Sandra Rosado (PSB) tentando o retorno; e duas à Assembleia Legislativa: Larissa Rosado (PSB) buscando a reeleição; e possivelmente Lorena Ciarlini (PP) tentando debutar no Palácio José Augusto.

Pela lógica: Beto/Lorena e Sandra/Larissa faziam as dobradinhas, com o amém da prefeita Rosalba Ciarlini (PP).

Certo? Claro que não.

É improvável o governismo municipal se arriscar de tal forma. Não há estrutura político-eleitoral que resista ao peso. Nunca um grupo acomodado no Palácio na Resistência - sede da Prefeitura de Mossoró - se largou a tal ousadia. No máximo, uma dobradinha. Foi assim com Betinho Rosado/Ruth Ciarlini (irmã de Rosalba e Betinho Rosado/Leonardo Nogueira (esposo da ex-prefeita Fafá Rosado), por exemplo.

Em 2018 seria Beto Rosado/Lorena.

Mas, como ficariam Sandra e Larissa Rosado, neoaliadas do rosalbismo? A primeira já avisou que deseja retomar a cadeira na Câmara dos Deputados e a segunda é candidata natural à reeleição. Logo, são concorrentes diretas de Beto/Lorena. Por consequência, sem espaço na estrutura político-eleitoral do rosalbismo.

A saída de Sandra/Larissa, então, seria a saída do governismo. Isso ocorrendo, os Rosados retomariam o protagonismo uno nas eleições de 2018, ocupando governo e oposição, como sempre ocorreu no passado. Teríamos Beto x Sandra e Lorena x Larissa. No passado recente a fórmula se repetiu seguidamente, com sucesso, reconheça-se, com Sandra x Betinho e Larissa x Ruth Ciarlini e/ou Leonardo.

Verdade ou não, conjectura ou não, o fato é que o rosadismo, grupo liderado por Sandra, se divorciou, por um momento, do Palácio da Resistência para se apresentar ao lado do governador Robinson Faria (PSD), nesta quarta-feira, 4 (FOTO). Por consequência, alimentou especulação de que ela pode oferecer o palanque a Robinson em Mossoró, em troca de apoio e estrutura para a sua candidatura e a da filha Larissa.

A boa convivência política que o rosadismo sempre teve com Robinson Faria é outro indicativo.

Levado a termo, o rompimento com o Palácio ocorreria por gravidade, e as duas alas Rosado voltariam às origens, como adversários. Estaria refeito o que se convencionou ao longo do tempo: dividir para somar.

 

RN sangrento

 Setembro foi o mês mais violento da história do Rio Grande do Norte, com 228 assassinatos, superando a marca do agosto sangrento, que registrou 226. No período de janeiro a setembro, o Estado assistiu passivamente 1.875 homicídios, 404 a mais em relação ao mesmo período de 2016. E se comparado com o mesmo período de 2015, são 676 mortes a mais.

 

Salários

 Em Mossoró, nesta quarta-feira, 4, o governador Robinson Faria (PSD) disse que o empréstimo junto à Caixa Econômica Federal (CEF) é a solução para atualizar o pagamento salarial dos servidores públicos. Ele não tem os números, mas acredita que poderá suprir dois meses. Sem previsão, no entanto. Hoje, o governo conclui a folha de agosto. E setembro, sem perspectiva.

 

Altos e baixos

 O ex-ministro Henrique Alves (PMDB) não está deprimidíssimo, como noticiou a coluna Expressão da revista Época. Quem rebate é o advogado Marcelo Leal. Segundo ele, Henrique tem altos e baixos de humor, "por se saber inocente e se encontrar preso." Ele ainda acredita em "habeas corpus".

 

Presidente

 O senador Garibaldi Filho, primo e amigo de todas as horas de Henrique, aceitou a presidência do PMDB do RN. Ele assumirá a titularidade, recebendo a legenda das mãos do deputado Walter Alves, seu filho, que preside interinamente desde a prisão de Henrique.

 

É sério, é?

O governador Robinson Faria (PSD) inaugurou ontem a sede do Idema de Mossoró, aqui vizinho à sede do JORNAL DE FATO. Se a memória não me falha, a mesma sede foi inaugurada no primeiro ano do governo Rosalba Ciarlini, no dia 29 de setembro de 2011.

 

Boa notícia

Um contrato de R$ 11 milhões com o Hospital Wilson Rosado vai garantir mais de 30 leitos de UTI adulto e pediátrico na saúde pública de Mossoró. Anúncio feito pelo governador Robinson Faria.

 

É NOTÍCIA

1 - Há 13 anos, era realizada a primeira edição da Feira do Livro de Mossoró, parceria da Oficina da Notícia e Prefeitura de Mossoró. A feira sobrevive à crise, mas ficou menor neste ano.

2 - Hoje, completa oito anos da morte do monsenhor Américo Vespúcio Simonetti, pároco da Catedral de Santa Luzia por quase três décadas. Religioso de Assú, cumpriu maior parte de sua missão em Mossoró, convocado pelo bispo dom Gentil Diniz Barreto.

3 - Hoje é o Dia Municipal de Combate ao Câncer, instituído por lei na gestão da ex-prefeita Fafá Rosado, em 2011. A data alerta para a prevenção à doença e faz parte do Outubro Rosa.

4 - O Colégio Diocesano lança hoje a campanha de matrículas 2018 e apresentará novo material e proposta didática. O padre Charles Lamartine recepciona convidados no Requinte, às 19h.

5 - A população de Baraúna realiza ato público na tarde de hoje em protesto contra a falta de segurança. Um grupo de jovens organiza o movimento, com apoio da Igreja Católica. Às 16h.

 

FRASE

"Não temos outro nome. Eu fiz apelo para Jarbas Mariano, que é um grande gestor, continuar no cargo."

ROBINSON FARIA – Governador do RN, sobre a falta de nome para dirigir o Hospital Tarcísio Maia.

 

Tags:

Coluna
rosadismo
rosalbismo
Sandra Rosado
Rosalba Ciarlini
Robinson Faria
prefeita de Mossoró
Governador do RN
rompimento

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO