Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 21h00 | 05 Out 2017 | Mais uma captação de orgãos no Hospital Regional Tarcísio Maia

Crédito da foto: Cedida Equipe que fez o transporte de órgãos captados no Hospital Regional Tarcísio Maia

O Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró (RN), realizou nesta quinta-feira (5), com sucesso, a segunda captação de órgãos em duas semanas. Seis órgãos foram doados para diferentes partes do País.

“É mais uma vitória da vida sobre a morte”, comemorou o diretor-geral do hospital, cirurgião Jarbas Mariano.

Órgãos captados: fígado, rins, córneas e coração, doados para Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Natal (RN) e Curitiba (PR).

Há 15 dias, o Tarcício Maia já havia realizado captação/doação de seis órgãos. Em um ano e três meses, o hospital realizou nove captação com o total de 54 órgãos doados para várias parte do Brasil.

A doação de órgãos e tecidos somente é possível com o consentimento da família. As famílias são procuradas no intuito de consentir a doação. O consentimento chega a 59%, o que está na média nacional.

O HRTM possui uma Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), a qual foi reconstituída em 2 de julho de 2016. É composta por uma equipe multidisciplinar de oito membros, sendo um médico coordenador, enfermeiras, assistente social, psicóloga, bioquímico e técnicas de enfermagem.

Tags:

Hospital Tarcísio Maia
captção de órgãos
doação
família
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO