Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 11h15 | 07 Out 2017 | Coluna - 7 de outubro de 2017

Crédito da foto: Cedida Centenas de pessoas se concentraram em praça pública em Baraúnas para protestar insegurança

Grito de Baraúna é de todos

O povo foi para as ruas dizer que basta, que não suporta mais tanto descaso do governo com a segurança pública. A manifestação em Baraúna, distante 36 quilômetros de Mossoró e pouco mais de 400 quilômetros da capital Natal (RN), fez explodir a indignação que estava presa por medo, diante da ação bandida que domina o município.

A situação tornou-se insuportável no início da semana, quando em apenas um dia foram registrados cerca de 15 assaltos a pessoas e comércios em diferentes bairros do município. A polícia, para variar, chegou atrasada, apesar da boa vontade dos homens de farda. O dia de terror foi na terça-feira, 3.

A população de Baraúna sofre com a falta de segurança, que beneficia a criminalidade, faz muito tempo. Assassinatos, assaltos, roubos, arrastões e outros crimes castigam o município. A agência do Banco do Brasil foi explodida várias vezes, a ponto de a instituição desativá-la por longo tempo. Por consequência, impôs ao cidadão procurar os serviços bancários em Mossoró.

Os apelos ecoaram ao longo dos últimos anos, mas não foram suficientes para acordar as autoridades públicas. Nada, absolutamente nada foi feito de concreto para restabelecer a paz e a tranquilidade no município. Desde gestões passadas até a atual, o Governo do RN deu as costas para o grave problema.

Pois bem.

O que acontece em Baraúna não é diferente do resto do Rio Grande do Norte. Na região Oeste, para se ter ideia, a ação de quadrilhas que explodem bancos castigaram a população de diversos municípios que ficaram sem agências, como Umarizal, Governador Dix-sept Rosado, Caraúbas, Patu, entre outras.

Por consequência, o cidadão de bem está assustado, refém do sistema, sem perspectiva. E todos vêem e sentem a criminalidade avançando a passos largos. Os números são assustadores. O Rio Grande do Norte já está beirando os 2 mil assassinatos em 2017. De janeiro a setembro, foram quase 1.900 crimes de homicídios, um aumento superior a 40% em relação ao mesmo período do ano passado.

A cidade de Mossoró, a principal do interior potiguar, já conta 177 assassinatos no ano. Pior ainda: o sem-número de assaltos, roubos, arrastões impede a vida normal do cidadão, que foi obrigado a mudar de hábito para não ser a próxima vítima.

Não há solução, infelizmente. Porém, o grito do povo de Baraúna pode ganhar musculatura e obrigar o Governo a agir.

 

Diga que eu fico

 O governador Robinson Faria (PSD) garante que não vai renunciar ao mandato para viabilizar, legalmente, a candidatura da primeira-dama Julianne Faria (PSD). Em entrevista ao jornalista Edilson Damasceno, do JORNAL DE FATO, ele disse que ficará no cargo até 31 de dezembro de 2018. Robinson deixou entendido que será candidato à reeleição, apesar dos pesares. Tá dito, então.

 

Tempo difícil

 O ministro Raul Filho, do STJ, abriu prazo de 15 dias para o governador Robinson Faria apresentar defesa à acusação feita pelo Ministério Público Federal, no que se refere ao caso dos fantasmas da Assembleia Legislativa. Robinson é acusado de se beneficiar do esquema criminoso e também de tentativa de comprar o silêncio da "dama de espadas" Ritinha das Mercês.

 

Fundão

Da bancada federal potiguar, dois deputados votaram contra o fundo público para financiar as eleições: Zenaide Maia (PR) e Rafael Motta (PSB). Ótimo. Mostraram bom senso; o povo aplaude. Agora, pergunta-se: eles vão abrir mão do dinheiro do "fundão" para suas campanhas? Que tal o povo ficar de olho.

 

31 de junho

A Lava Jato afirma que os recibos do aluguel de apartamento de Lula são falsos. Que descoberta, hein? Isso todo mundo sabe, mano. Ou alguém é tão idiota para acreditar que um recibo com data de "31 de junho" é verdadeiro?

 

Túnel do tempo

Há exatos cinco anos, a cearense de Aracati Cláudia Regina (DEM) era eleita prefeita de Mossoró, com 68.604 votos, tendo como vice o advogado Wellington Filho (PMDB). Mas, não governou. O juiz Herval Júnior cassou o seu mandato em mais de uma dezena de vezes.

 

Outros tempos

Completados seis meses da prisão do ex-ministro Henrique Alves, líder da família e do PMDB potiguar. Não há qualquer perspectiva de ele sair da prisão. Tempos outros; outros tempos.

 

É NOTÍCIA

1 - O corregedor nacional de justiça, ministro João Otávio de Noronha, suspendeu o pagamento retroativo de auxílio-moradia aos juízes do TJRN. O valor mensal de R$ 4.380,00, porém, foi mantido.

2 - Quase duas mil cruzes "ilustram" o Centro Administrativo do Governo do RN, em Natal. Foram colocadas por 824 concursados da Polícia Militar, que esperam convocação. As cruzes representam o número de policiais militares assassinados no estado.

3 - No período de um ano e três meses, o Hospital Regional Tarcísio Maia realizou nove captações de órgãos, com doação de 56 órgãos para várias partes do País. Número bem expressivo.

4 - O jornalista Bruno Barreto agendou para o dia 11 de novembro o lançamento do livro “Os Rosados Divididos: Como os jornais não contaram essa história”. Leva o selo da Sarau das Letras.

5 - Hoje é o "Dia D" da campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos. No Rio Grande do Norte, a meta é vacinar 746.435 animais. Até o início da semana, já havia sido vacinados 273 mil.

 

FRASE

"Nós aqui em Baraúna estamos nos sentindo abandonados. Se a gente se calar, se a gente se omitir, a situação vai piorar."

DEIVID FRANKLIN – Padre do município de Baraúna.

 

Tags:

Coluna
insegurança
Baraúna
homicídios
Rio Grande do Norte
manifestação
Governador Robinson Faria

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO