Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 09h00 | 14 Out 2017 | Coluna - 14 de outubro de 2017

Fiasco da greve é lição

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM) começou e terminou uma greve que quase ninguém tomou conhecimento. A categoria não deu cartaz. Sequer aproveitou a oportunidade de cruzar os braços e ficar em casa sem fazer nada, como sempre acontece em movimento grevista, com rara exceção.

O Sindiserpum não fez a leitura correta do tempo e de suas circunstâncias, por isso, a greve não teve respaldo da categoria.

Os servidores entenderam assim, embora tenham as suas necessidades, anseios e direitos a melhorias salariais e de trabalho. Mas, diante do momento de crise que vive o País, o pouco que a atual gestão municipal tem feito, mereceu o crédito.

O sindicato aprovou a greve numa assembleia de sindicalistas, com razão exclusivamente político-partidária. A ideia era atingir a prefeita da cidade. Esse desejo o fez cegar a ponto de não perceber que os servidores não iriam embarcar em tal aventura.

No período de greve, apenas os sindicalistas se concentraram na calçada do Palácio da Resistência – sede da Prefeitura, com as suas bandeiras políticas, na tentativa de produzir notícia. Até criaram a versão de que haviam sido proibidos de ocuparem o palácio, sem conseguir fazer eco na cidade. Faltou a verdade.

Pois bem.

O município de Mossoró não vive maravilhas, nem é uma exceção no cenário de crise econômica do País. Fato. No entanto, a atual administração conseguiu até aqui o feito de pagar os salários em dia, além de quitar em folha paralela os salários atrasados do governo anterior, incluindo décimo terceiro dos aniversariantes do mês, gratificações e o reajuste salarial concedido mas não cumprido pela gestão passada.

Observe ainda, que a Prefeitura de Mossoró é uma das poucas do RN a pagar os salários dentro do mês trabalhado. A Prefeitura do Natal só consegue quitar a folha no mês subsequente; o Governo do Estado atrasa a folha de pagamento há 22 meses. E não sabe se vai pagar o décimo.

Pagar salário em dia é obrigação, no entanto, diante da quebradeira do cofre público, provocada pela crise econômica prolongada e gestores irresponsáveis, esse feito passou a ser referência de boa administração.

Os servidores públicos de Mossoró entenderam assim nesse momento. Isso não significa dizer, porém, que a categoria não possa se manifestar quando considerar necessário. Só o Sindiserpum ainda não entendeu isso.

 

Tapetão

O engenheiro José Augusto Rêgo teve indeferido o pedido de candidatura a presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RN). A Comissão Eleitoral alega que ele fez campanha antecipada. Nos bastidores, a versão é bem diferente. Augusto era favorito a vencer o pleito. Seguem candidatos: Ana Adalgisa, Sebastião Caldas e Joaci Barbosa. Pleito em dezembro.

 

Guerra é guerra

A guerra Riachuelo x Ministério Público do Trabalho RN rendeu processo contra o empresário Flávio Rocha. O Ministério Público Federal o denunciou por crimes de coação e contra a honra, que teriam sido praticados contra a procuradora regional do Trabalho Ileana Neiva. É mais um capítulo de novela que, até aqui, tem condenado apenas o emprego no segmento têxtil potiguar.

 

Emenda popular

O deputado federal Beto Rosado (PP) entregou nas mãos da sociedade a indicação de emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão. Ele pede sugestão. Mande a sua para o www.mandatoparticipativorn.com.

 

Petroleiro

O PC do B de Mossoró muda de cara. Sai o moderado Gutemberg Dias, entra o radical Pedro Lúcio. O novo presidente leva para dentro da sigla comunista o projeto político do Sindipetro.

 

Tem jeito não

Na 15.ª denúncia contra o ex-prefeito carioca Sérgio Cabral, o MPF diz que ele decretou emergência para liberar desvios milionários na saúde. A notícia gerou comentário rápido: prática recorrente país afora.

 

Pensando bem...

Tem gestor público que é louco por emergência, da seca, da segurança, da saúde, etc. etc. etc..

 

Aparecida

A prefeita Rosalba Ciarlini gostou da recepção em Bento Fernandes, no Agreste potiguar. E da caminhada com Nossa Senhora Aparecida, a padroeira da cidade.

 

É NOTÍCIA

1 - "Cinzas ao Solo", da Companhia Alexandre América, será apresentado hoje no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. O acesso para o público é um quilo de alimento não perecível. Às 20h.

2 - O horário de verão começa na primeira hora deste domingo, 15. Moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem adiantar o relógio em uma hora. O horário muda a rotina das pessoas, mesmo nos estados que não precisarão alterar os ponteiros.

3 - Hoje, completa cinco anos da morte de dona Odete, de Dix-neuf Rosado, mãe de Eliane, Noguchi, Aruza, Tasso, Edmur, José Edno, Maria das Graças, Jussara, Fafá, Alexander e Gustavo Rosado.

4 - Os servidores públicos do RN que ganham entre 2 e 3 mil reais recebem hoje os salários de setembro. Os que ganham acima desse valor não têm qualquer previsão de pagamento.

5 - Foi concluído o processo de compra do jornal Tribuna do Norte e rádio Cabugi/Globo Natal, pelo grupo InterTV. O ex-ministro Henrique Alves, ex-dono, ficou com 14% de cota acionária.

 

FRASE

"A reforma da Previdência é necessária e vai ocorrer no Brasil em algum momento."

HENRIQUE MEIRELLES – Ministro da Fazenda.

Tags:

Coluna
Sindiserpum
servidores públicos
Mossoró
greve fracassada
salários
movimento

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO