Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 08h00 | 22 Nov 2017 | Coluna - 22 de novembro de 2017

Mossoró tem a força

A entrevista do vereador Francisco Carlos (PP) ao “Cafezinho com César Santos”, publicada na edição de domingo, 19, do JORNAL DE FATO, chama a atenção para a importância de Mossoró como o segundo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte, destacando que a cidade deve assumir o protagonismo das eleições de 2018. Cita a prefeita Rosalba Ciarlini (PP) como referência, sugerindo que ela pode conduzir o processo, por se tratar de uma liderança estadual.

Francisco Carlos lembra que Rosalba disputou e ganhou duas eleições estaduais, tendo como base sólida o eleitorado de Mossoró. Ressaltou que os tempos não são os mesmos, porém, destacou que a política potiguar está sem referência nesse momento, por tudo o que está acontecendo com os grupos tradicionais, encrencados com a Justiça e a opinião pública.

De fato, os números comprovam o que Francisco Carlos diz. Nas eleições de 2006, quando Rosalba superou os ex-senadores Fernando Bezerra (PMDB) e Geraldo Melo (PSDB) na disputa pelo Senado Federal, tornando-se a primeira mulher senadora do Rio Grande do Norte, Mossoró desequilibrou a disputa ao seu favor. Rosalba obteve mais de 85% dos votos válidos em sua terra, recebendo 90.600 votos dos 129.982 eleitores que foram às urnas, enquanto Fernando Bezerra teve 14.049 votos e Geraldo Melo míseros 3.596 votos.

Quatro anos depois, em 2010, Mossoró voltou a comprovar a força de Rosalba, quando ela se elegeu governadora. As urnas mossoroenses deram mais de 85% dos votos válidos a Rosalba. Dos 116.528 votos válidos, ela teve 98.964 votos, contra 16.043 do então governador e candidato à reeleição Iberê Ferreira de Souza (falecido) e 1.031 votos do terceiro colocado Carlos Eduardo (PDT), atual prefeito de Natal.

Rosalba, liderança consolidada, voltou a vencer as eleições em Mossoró no ano passado, quando se elegeu para o quarto mandato de prefeita, mesmo depois de ter sofrido desgaste profundo durante a gestão de governadora. A sua liderança na cidade foi mantida e, conforme pesquisa de consumo interno, o seu nome aparece mais forte do que quando iniciou a campanha em 2016.

Pois bem.

O fato de Mossoró assumir posição de destaque nas eleições estaduais que se avizinham, não significa que Rosalba será candidata, embora essa hipótese não deva ser descartada. No entanto, não há dúvida de que qualquer decisão a ser tomada, passará pela Terra de Santa Luzia.

 

FRASE

"O governo vem empenhando todos os esforços para buscar recursos extraordinários a fim de cumprir as obrigações."

GUSTAVO NOGUEIRA – Secretário de Planejamento e Finanças do RN.

 

Mulher

 A Câmara Municipal de Mossoró vai debater a violência contra a mulher, em audiência pública nesta quinta-feira, 23. O tema é delicado e urgente, haja vista o avanço da violência contra a mulher. Segundo relatório do Obvio, só neste ano 140 mulheres foram assassinadas no Rio Grande do Norte, um aumento de 49% em relação ao mesmo período do ano passado. Grave, gravíssimo.

 

Ausência

 A possível audiência do governo com os comandos de greve dos docentes da Uern e dos servidores da saúde, hoje, não terá a presença do governador Robinson Faria (PSD). Ele embarcou para Brasília, onde participa de encontro com o presidente Temer sobre reforma da previdência. A reunião está marcada para as 11h, no Palácio do Planalto. Robinson retorna amanhã.

 

Isto é Brasil

 O novo diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segóvia, diz que seria bom para o país investigar o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot. E o ex-PGR responde dizendo que Segóvia é "pau mandado". Esse é um debate do nível que o país vive hoje.

 

Apoio

 Os vereadores Francisco Carlos (PP), Isolda Dantas (PT) e Sandra Rosado (PSB) reforçam hoje o acampamento unificado dos docentes da Uern e dos servidores públicos. Vão levar a palavra de apoio da Câmara de Mossoró aos grevistas que lutam por salários em dia.

 

Depois da dança

 Como o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre (RS), negou os embargos de declaração a José Dirceu, o juiz Sérgio Moro já pode mandar executar a pena de 27 anos de prisão. Os advogados ainda tentam o último suspiro.

 

Há esperança

 O décimo terceiro salário dos servidores estaduais não está garantido, mas o governo trabalha para pagar ainda este ano. Foi o que disse o secretário do Planejamento e Finanças, Gustavo Nogueira. Ainda há esperanças.

 

 É NOTÍCIA

1 - Nesta data, em 2004, a prefeita Rosalba Ciarlini entregava a obra de urbanização da Avenida Presidente Dutra, a principal de Mossoró. Era o último ano da terceira gestão de Rosalba.

2 - O JORNAL DE FATO está editando uma revista especial de Santa Luzia, com a história, devoção e fé da padroeira de Mossoró. O material traz também as novidades da Festa de 2017. A revista será encartada na edição de 3 de dezembro, dia da abertura da festa.

3 - A quarta edição do projeto Mossoró Mais Cidadã contemplará os moradores do Conjunto Vingt Rosado com ações de cidadania, saúde e educação. Na sexta-feira, 24, das 8h às 16h.

4 - A rádio evangélica Libertadora, de Mossoró, está migrando da frequência AM para FM. Em fase experimental, agora com frequência modulada 96.3 É a nova fase da ex-emissora dos Maias.

5 - Teve a assinatura do vereador Flavinho Tácito (PPL), de Mossoró, a decoração do andor de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal. Um esplendor na procissão desta terça-feira, 21.

 

Tags:

Coluna
Rosalba Ciarlini
eleições 2018
Mossoró
Francisco Carlos
disputa
colégio eleitoral

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO