Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 10h00 | 25 Nov 2017 | Reitor critica governo por usar 'força desproporcional' contra grevistas

Crédito da foto: Arquivo Reitor Pedro Fernandes diz lamentar que o governo tenha usado força policial contra os professores da Uern

O reitor Pedro Fernandes e a vice-reitora Fátima Raquel Rosado Morais emitiram nota de repúdio a ação policial contra os professores – em greve – da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), na desocupação da sede da Secretaria do Planejamento (SEPLAN), no início da noite desta sexta-feira (25).

A nota diz:

“A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) repudia qualquer tipo de violência e lamenta que o Governo do Estado tenha apelado para a força desproporcional contra professores e servidores da saúde que ocupavam a Secretaria Estadual de Planejamento (SEPLAN).

O cumprimento de uma ordem judicial pode ser feito de várias formas, uma delas é o convencimento através do diálogo, nunca pela força.

É inadmissível que esse tipo de expediente tenha que ser usado contra trabalhadores que protestam, legitimamente, pela dignidade de receber os salários em dia, num ato que não é apenas protesto, mas também um grito de socorro.

Nos mantemos à disposição para mediar as negociações necessárias, como sempre fizemos, destacando que na universidade está um braço importante para o desenvolvimento e fortalecimento da cidadania do nosso povo. Pela forma como tratamos ela, saberemos qual o futuro de nossas gerações.

Pedro Fernandes Ribeiro Neto – Reitor

Fátima Raquel Rosado Morais - Vice-reitora.”

O reitor já havia afirmado o seu apoio aos professores em greve, por entender que o salário em dia é um direito de todo trabalhador e que o atraso tem penalizado a vida dos docentes da Uern.

É a primeira vez que Pedro Fernandes assume posição em favor da greve. Em vezes anteriores, ele assumiu postura de conciliador, ficando a favor dos dois lados, e defendendo o diálogo.

Tags:

Pedro Fernandes
reitor
Uern
greve
professores
nota oficial
governo RN
polícia
força

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO