Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 14h15 | 26 Nov 2017 | Candidatura de Fátima Bezerra ao governo do RN é irreversível

Crédito da foto: Senado Federal Senadora Fátima Bezerra é o nome definido pelo PT para disputar o Governo do RN

O Partido dos Trabalhadores (PT) entende que chegou o momento de ser protagonista numa disputa pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte. A legenda sabe que o pleito de 2018 será a grande oportunidade de conquistar o poder estadual, desde sua fundação e atuação na política potiguar.

O nome está definido: Fátima Bezerra. A senadora aceitou o desafio. E iniciou a caminhada. A parlamentar vem percorrendo o estado com o “Seminário do PT” em preparação às eleições do próximo ano. A agenda é cumprida nos finais de semana, quando Fátima retorna de suas atividades parlamentares em Brasília.

O seminário é, na verdade, um palanque em recinto fechado para Fátima Bezerra imprimir o seu discurso de pré-candidata. A parlamentar bate duro na gestão do governador Robinson Faria (PSD), principalmente no tocante ao atraso de salários dos servidores públicos, e defende que é “preciso mudar” para o Rio Grande do Norte reencontrar o melhor caminho.

Apesar de ter apoiado a eleição de Robinson em 2014, inclusive, fazendo dobradinha em chapa majoritária, a senadora não se sente “sócia” da crise de gestão que afeta o ex-companheiro. O PT, que chegou a ter o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Fernando Mineiro (PT), se divorciou de Robinson no ano passado, quando o partido do governador, o PSD, reforçou o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Inclusive, o deputado federal Fábio Faria, filho de Robinson, votou a favor do impeachment.

Fátima Bezerra é vista com certo favoritismo na corrida sucessória. Seu nome tem aparecido bem nas pesquisas de opinião pública. Com base nesse cenário favorável, a pré-candidata costura apoios que possam fortalecer o projeto. Uma aliança com a deputada federal Zenaide Maia (PR), que seria candidata ao Senado Federal, cai bem no palanque do PT, já que a parlamentar sempre se posicionou a favor do governo do PT e faz oposição ferrenha ao governo Temer, embora o seu partido faça parte da base aliada do Planalto.

A candidatura de Fátima Bezerra ao governo não lhe trará qualquer prejuízo político, nem mesmo se ela não conseguir se eleger governadora. O seu mandato no Senado Federal vai até 2022, portanto, qualquer que seja o resultado das urnas em 2018, Fátima continuará com mandato. No Estado ou em Brasília.

Tags:

Fátima Bezerra
senadora
PT
pré-candidata
Governo do RN
eleições 2018
campanha

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO