Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 10h30 | 27 Nov 2017 | Veja destaque Parlamento Jovem do Rio Grande do Norte

Crédito da foto: Bruno Araújo Deputada Márcia Maia com jovens na Mesa da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte

Por Bruno Araújo

O projeto Parlamento Jovem, de autoria da socióloga e deputada estadual Márcia Maia (PSDB-RN), é destaque na revista Veja desta semana e que circula no Rio Grande do Norte desde o último sábado (25). A reportagem está presente no caderno Regionais da publicação e ressalta a educação democrática e cidadã promovida pelo projeto já em sua quinta edição.

A reportagem destaca sobre o papel do jovem em meio à crise política que assola o país e a importância do conhecimento das estruturas políticas e o protagonismo juvenil. Em meio a esse contexto, o Parlamento Jovem ganha destaque no texto, assim como o trabalho desenvolvido pela Escola do Legislativo que tem foco na capacitação de servidores da casa e comunidade.

O Parlamento Jovem é apresentado pela publicação e tem sua cronologia brevemente apresentada. O projeto nasceu em 2002, quando a deputada Márcia propôs a iniciativa que só veio ganhar vida anos depois e atualmente já está em sua quinta edição, com mais de 100 jovens das mais variadas regiões do Rio Grande do Norte beneficiados.

"O projeto nasceu para aproximar o jovem das instituições democráticas, dando oportunidade para que ele possa vivenciar o funcionamento do Legislativo. A partir daí promovemos através da educação, a formação de uma consciência cidadã e crítica", explica Márcia.

A parlamentar explica sobre o funcionamento do projeto, as etapas de apresentação feita às escolas, integração dos estudantes no processo de eleição, até a capacitação após o pleito e o desenvolvimento das atividades com cada um dos meninos e meninas eleitos.

"O objetivo do Parlamento Jovem não é formar candidatos, mas cidadãos. Conhecer o funcionamento do Legislativo é importante para que a própria sociedade possa estar mais crítica, acompanhando e julgando a atuação dos deputados", conclui.

 

5ª edição

O projeto chegou a sua 5ª edição e, desde sua criação, já beneficiou 120 estudantes diretamente com a participação nas atividades regulares do Parlamento Jovem, de vários municípios do Rio Grande do Norte. Os jovens contam com o apoio técnico da assessoria da Casa Legislativa para confecção de projetos de lei, requerimentos, audiências públicas e sessões solenes.

A ação tem por objetivo promover a interação da juventude potiguar, a sociedade e o Poder Legislativo Estadual. O programa promove ainda a consciência política e a liderança entre jovens e adolescentes Norte-rio-grandenses.

Tags:

Parlamento
Jovem
Veja
destaque
Márcia Maia
deputada
Assembleia Legislativa
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO