Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 08h30 | 01 Dez 2017 | Coluna - 1o de dezembro de 2017

Temer não tem crédito

Todos os governos, por piores que sejam, cultivam seus mitos de excepcionalidade. Mas é inédita na história a pretensão de Michel Temer de ser um estadista, que merece não só o reconhecimento coletivo como a reeleição à Presidência da República. Em entrevista, o chefe da Casa Civil Eliseu Padilha declarou que Temer não tem pretensões políticas senão a de “cumprir bem o seu mandato”. Acrescentou que a reeleição não está nos planos do presidente. E emendou: “Por enquanto...”

Não é o cinismo de Temer e seu sucesso entre os áulicos peemedebistas que assusta. O cinismo pelo menos é uma coisa consciente. Pode-se compreender que um grupo político recoberto de lama queira camuflar sua imoralidade atrás de hipotéticos projetos reformistas. O que assusta mesmo é a percepção de que nem Temer nem os seus apologistas estão sendo cínicos. Eles acreditam mesmo que fazem ao país o favor de realizar um governo salvacionista, que lhes dá o direito de reivindicar a continuidade.

Se Temer não for candidato, informou Padilha, o PMDB apoiará outro nome. Com uma condição: tem que “defender o legado do governo Temer”, uma gestão que executa a missão especial de “colocar o Brasil nos trilhos.” Os comentários do ministro desconsideram o fato de que Temer não impulsiona as reformas. Ele as enterra, como sucede agora com a não reforma da Previdência. Ele não conserta a economia, mas torna mais lenta uma retomada do crescimento que poderia ser exuberante.

É certo que o humor compreende também o mau humor. Mas o mau humor que assegura a Temer o título de campeão de impopularidade não compreende que uma piada possa sonhar com a reeleição à Presidência da República. O projeto político que se esconde atrás do “por enquanto” de Padilha é real. Temer passou a acalentar a fantasia de comparecer às urnas de 2018 como recandidato.

Considerando-se o rastro pegajoso deixado pelas duas denúncias criminais congeladas pela Câmara, Temer sonha não com uma nova Presidência, mas com a preservação do escudo da imunidade presidencial. O sucesso do empreendimento depende do reconhecimento de que o Brasil virou uma nação de idiotas.

A opinião acima é do jornalista Josias de Souza, compartilhada pela nação. O bom da história é que Temer pode até ensaiar uma candidatura, mas a dança das cadeiras já está bem treinada pelos brasileiros. E ele, Temer, não tem crédito para jogar o jogo.

 

FRASE

"O governo mudou o texto, mas eu continuo com meu posicionamento que é contrário à reforma."

BETO ROSADO – Deputado federal, afirmando que é contra a reforma da Previdência.

 

EITA NÓS!

Entre os dias 7 a 10 de dezembro o interior do Estado vai ficar ainda mais desguarnecido de policiais. Nesse período, as forças de segurança pública estarão empenhadas para garantir a segurança dos foliões do Carnatal, carnaval fora de época da capital potiguar. A operação envolverá cerca de 300 policiais militares. Longe de Natal, a bandidagem estará livre.

 

TÁ DE OLHO

O presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz, não é carta fora do baralho da sucessão estadual de 2018. É verdade que ele não alimenta expectativa, mas também não descarta a sua participação no pleito, como candidato. Filiado ao PMDB, ele observa a cena e sabe que o jogo está aberto. Marcelo Queiroz tomou o "Cafezinho com César Santos". Confira no domingo, 3.

 

O OUTRO LADO

O deputado Ricardo Motta (PSB), acusado pelo MPRN de ter rapinado pelo menos R$ 11 milhões do Idema, sentiu o outro lado da moeda. Os ladrões levaram o seu carro, uma caminhonete de luxo. É aquela velha história: '...100 anos de perdão'

 

BICO LONGO

 O deputado Ezequiel Ferreira, presidente do PSDB potiguar, cumpriu agenda em solo mossoroense sem o comandante local da sigla, Tião da Prest, tomar conhecimento. Ezequiel foi recepcionado pelo vereador do PV João Gentil.

 

VOO

 Não é segredo que Tião está batendo asas rumo a outra sigla. O ninho tucano não tem mais o que dar.

 

NÃO

 O deputado Beto Rosado (PP) usou as redes sociais para anunciar que vota contra a reforma da Previdência. Reconhece que o governo fez mudanças no projeto, mas ainda não é o ideal em favor do aposentado.

 

PLACAR

 Apenas três deputados potiguares são a favor da reforma: Felipe Maia, Fábio Faria e Rogério Marinho.

 

É NOTÍCIA

1 - A cantora gospel Damares será a atração do Dia do Evangélico, no município de Patu, no Alto Oeste potiguar. O evento bancado pela Prefeitura acontecerá no dia 16 de dezembro.

2 - O Diário Oficial da União (DOU) circulou nesta quinta-feira, 30, com a sua última versão impressa. A partir de agora, o informativo oficial só na versão eletrônica. A publicação era impressa há 155 anos e chegou a circular com 5 mil páginas em uma edição.

3 - Em 1933, era publicado "Casa Grande e Senzala", de Gilberto Freire. O sociólogo enfatiza na publicação a formação da sociedade brasileira do contexto da miscigenação entre povos e raças.

Tags:

Michel Temer
presidente
sucessão presidencial
reforma
Previdência
Beto Rosado
deputado

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO