Quarta-Feira, 24 de abril de 2024

Postado às 11h45 | 01 Dez 2017 | Não existem meios legais para renovar contrato dos professores

Crédito da foto: Cedida Reitoria da Uern está ocupada pelos professores provisórios

A Assessoria Jurídica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) emitiu nota, na manhã desta sexta-feira (1º), sobre a situação dos professores provisórios, que não terão os contratos renovados.

Segundo a nota, há impedimentos legais e a recomendação do Ministério Públicos Estadual (MPRN) para que os contratos não sejam prorrogados.

Veja a nota:

“A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) tem focado suas ações administrativas em respeito às leis. No caso dos professores com contratos temporários não existem meios legais para a prorrogação dos contratos conforme a Lei 9.939/15.

A decisão de não manter parte dos atuais contratos temporários é motivada por dois fatores:

1) Questionamentos do Ministério Público a respeito das contratações temporárias;

2) Parecer da Assessoria Jurídica da UERN desfavorável à renovação.

O assunto foi discutido exaustivamente ontem com representantes da Associação dos Docentes da UERN e os professores contratados. Foi sugerido que a entidade entre com um mandado de segurança na Justiça, mas a ideia foi rejeitada pelos representantes da categoria.

Os contratos já haviam sido prorrogados uma vez e por impedimento do artigo oitavo da lei que impede uma nova prorrogação.

A administração tem feito consultas junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) para liberar a contratação dos aprovados no último concurso o que supriria as necessidades da universidade e evitando a precarização do trabalho docente. Há uma outra alternativa que é a de fazer uma nova seleção para contratação de professores por prazo determinado dentro dos limites impostos pela lei.

Humberto Fernandes - Assessor jurídico da UERN.”

Os professores reagiram a ocuparam o pátio da Reitoria desde a noite desta quinta-feira (30). A categoria exige uma proposta que venha a preservar os contratos.

Tags:

Professores
Uern
provisórios
Mossoró
ocupação
contratos

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO