Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 10h45 | 04 Dez 2017 | Sem negociação, Reitoria da Uern segue ocupada por manifestantes

Crédito da foto: Cedida Ocupação do pátio da Reitoria da Uern, em Mossoró, foi iniciada na última sexta-feira, 29

Professores e estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) seguem acampados na Reitoria, em protesto ao fim dos contratos dos docentes provisórios e que não serão renovados.

Os manifestantes seguem buscando negociação junto à administração da universidade, segundo a Associação dos Docentes (ADUERN). Na manhã desta segunda-feira (4) foi protocolado um ofício conjunto reivindicando uma audiência com o reitor Pedro Fernandes e o cumprimento do conjunto de pautas dos ocupantes.

Os docentes e estudantes reivindicam o pagamento das bolsas estudantis em atraso, a apresentação de uma lista com as funções gratificadas com respectivos servidores bonificados e os valores, a revisão da demissão dos 119 contratados e contratadas no momento da greve docente e uma lista com a situação de todos os/as professores/as substitutos/as em 30 de novembro de 2017.

Outra motivação para a audiência com o reitor é definir que serviços podem continuar a funcionar no prédio da administração e que serviços não são essenciais neste momento.

A reitoria, porém mantem a postura de que todos os servidores e servidores devem entrar no epílogo, o que para os ocupantes, descaracterizaria a ocupação. “A posição da administração central, expressa através de nota oficial divulgada hoje, deixa clara a total falta de mediação e diálogo no que se refere à manutenção da ocupação enquanto instrumento de reivindicação legítimo”, diz o movimento.

A ocupação na reitoria da Universidade teve início na noite da última quarta-feira (29), quando os professores e professoras contratados foram informados que seus contratos não seriam renovados.

Após série de debates com a administração da Uern, não ficaram explícitas as motivações para manutenção de alguns contratos e outros não. A assessoria jurídica da Aduern acompanha o movimento e deverá marcar audiência com o Ministério Público (MPRN) para tentar impedir a demissão dos/as docentes provisórios.

Tags:

Uern
Reitoria
ocupação
professores
alunos
provisórios
reivindicações
reitor
Pedro Fernandes

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO