Sábado, 20 de abril de 2024

Postado às 08h00 | 08 Dez 2017 | MPF do Distrito Federal denuncia Henrique por lavagem de dinheiro

Crédito da foto: Reprodução Ex-ministro e ex-deputado Henrique Alves foi preso no dia 6 de junho

O ex-ministro e ex-deputado federal Henrique Alves (PMDB-RN) foi denunciado nesta quinta-feira (7) pelo Ministro Público Federal no Distrito Federal (MPF-DF), por lavagem de dinheiro. O MPF acusa que Alves encobriu propina das obras do Porto Maravilha, no Rio, em contas no exterior.

A denúncia foi encaminhada à 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília, onde há a decretação de prisão de Henrique Alves. Ele está preso desde o dia 6 de junho, na Academia de Polícia do RN, em Natal, consequência da Operação Manus.

O ex-ministro, segundo o MPF, se associou a Eduardo Cunha, Fábio Cleto, Lúcio Funaro e Alexandre Margotto para obter vantagens indevidas na concessão de recursos do FI-FGTS, da Caixa Econômica Federal.

A denúncia é resultado das investigações realizadas no âmbito da Operação Sépsis. O MPF argumenta que o ex-ministro e ex-presidente da Câmara do Deputados encobriu a propina paga pela Construtora Carioca, uma das responsáveis pela obra Porto Maravilha, no Rio de Janeiro.

De acordo com o MPF-DF, Alves realizou transferências de uma conta titularizada por uma offshore, da qual era beneficiário econômico, para outras contas em paraísos fiscais.

Segundo a ação, a pedido de Eduardo Cunha, a Construtora Carioca transferiu a propina para a conta titularizada pela empresa offshore Bellfield, cujo beneficiário era Henrique Eduardo Alves.

O total equivalente a mais de R$1,6 milhão foi creditado na conta Bellfield, nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2011.

LEIA MAIS NO GLOBO CLICANDO AQUI

Tags:

Henrique Alves
denúncia
lavagem de dinheiro
MPF-DF
preso
corrupção
Eduardo Cunha
propina

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO