Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 10h30 | 30 Dez 2017 | Governo transfere controle das forças de segurança do RN

Crédito da foto: Reprodução Cópia do decreto assinado pelo governador Robinson Faria que transfere controle das ações da segurança pública do RN

O Rio Grande do Norte tem novo comandante dos órgãos de Segurança Pública: generalde brigada Ridauto Lúcio Fernandes. A sua nomeação está publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (30), através de decreto assinado pelo governador Robinson Faria (PSD) na sexta-feira (29).

O general assume as operações das Forças Armando para a Operação de Garantia da Lei e da Ordem em Natal, região metropolitana e Mossoró.

Na prática, significa que o Governo do RN fracassou na segurança pública e transferiu para o Governo Federal a missão de garantir a segurança da população. Nas últimas duas semanas, o Estado vem sofrendo com ação dos marginais, beneficiada pela paralisação do trabalho ostensivo das polícias, que protestam contra os salários atrasados.

Já são mais de 500 roubos, assaltos, arrombamentos, arrastões, principalmente em Natal e Mossoró. O Governo Federal, via Ministério da Defesa, está enviando 2 mil homens para da Força Nacional para garantir o patrulhamento em Natal e Mossoró.

Essa não é primeira vez que as forças armadas socorrem o Rio Grande do Norte. No início de 2017, quando o crime organizado assumiu o controle dos presídios estaduais, a partir da Penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta, o governador pediu socorro ao Governo Federal, que enviou tropas para retomar o controle do sistema prisional.

O general Ridauto Lúcio comandará a segurança do Estado até o dia 12 de janeiro. Ele é Comandante da 7ª Brigada da Infantaria Motorizada Felipe Camarão, em Natal, e está no Exército desde fevereiro de 1981.

Tags:

Rio Grande do Norte
forças
segurança
Exército
Robinson Faria
insegurança

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO