Segunda-Feira, 17 de dezembro de 2018

Postado às 14h00 | 11 Jan 2018 | Manifestantes tentam impedir a votação do pacote fiscal na ALRN

Crédito da foto: Cedida Policiais militares do Batalhão de Choque da Polícia Militar fazem um paredão humano na entrada da Assembleia Legislativa do RN para impedir a entrada de manifestantes

O clima ficou tenso na manhã desta quinta-feira (11) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Manifestantes contrários do pacote fiscal “RN Urgente” (VEJA AQUI), que será votado pelos deputados, tentaram invadir o Palácio José Augusto e tentaram impedir a entrada do presidente Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).

O Batalhão de Choque da Polícia Militar fez barreira nas escadeiras e os manifestantes partiram para o confronto. Felizmente, não houve grande batalha.

A situação, segundo o comando da PM, está sob controle nesse momento, no entanto, os líderes do movimento afirmam que os protestos serão intensificados.

O governador Robinson Faria (PSD) convocou a Assembleia Legislativa para votar, em regime de urgência, o pacote fiscal que tem poor objetivo enfrentar a crise financeira que castiga o RN. O pacote é a única saída encontrada pelo governo, como meio de equilibrar as contas. As medidas são amargas.

O pacote fiscal mexe com os interesses dos servidores públicos. Uma das mensagens encaminhada à ALRN define o aumento da alíquota da previdência estadual de 11% para 14%.

O governador  também já editou decreto que suspende a concessão e pagamento de licença-prêmio. O RN Urgente mexe em outros direitos dos servidores.

O Estado atravessa uma das piores crises de sua história. Sem dinheiro em caixa, convive com atraso de salários desde janeiro de 2016. A crise ficou ainda mais aguda no final do ano passado, quando as policiais paralisaram as atividades em protesto ao atraso de salários. No período, o RN registrou 144 assassinatos e mais de 700 ações criminosos como roubos, assaltos, arrastões, arrombamentos.

Tags:

Pacote fiscal
Assembleia Legislativa
RN
manifestantes
deputados
crise
RN Urgente

voltar

Capacite-se: Cursos Sebraeb

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO