Segunda-Feira, 27 de maio de 2019

Postado às 10h30 | 28 Abr 2019 | CÉSAR SANTOS Aldo Fernandes: “Adequamos o orçamento ao efetivamente arrecadado”

Marcos Garcia/JORNAL DE FATO Advogado Aldo Fernandes é secretário do Planejamento de Mossoró

O advogado Aldo Fernandes, atual secretário de Planejamento da Prefeitura de Mossoró, está feliz com os resultados alcançados até aqui com o trabalho que busca reequilibrar as finanças do Município. Somente a arrecadação própria deve crescer neste ano cerca de 45% em relação ao cenário encontrado quando a prefeita Rosalba Ciarlini assumiu o Poder Executivo local em 2017.

O se... Leia mais

Postado às 10h00 | 28 Abr 2019 | CÉSAR SANTOS Coluna César Santos - 28 de abril

Ilustração Reforma da Previdência é necessária

ESTADOS FORA DA REFORMA?

Os governadores de Estados quebrados não se engajaram em favor da reforma da Previdência, mas exigem do Governo Federal ajuda para equilibrar as contas estaduais. Os outros governadores, que precisam menos da União, também se distanciaram da reforma. E, com raríssimas exceções, fazem campanha em seus estados contra a reforma proposta pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (... Leia mais

Postado às 09h30 | 27 Abr 2019 | CÉSAR SANTOS Vereador João Gentil assume presidência do Patriota no RN

Cedida Vereador João Gentil ladeado de Adilson Barroso e Teixeira

O vereador João Gentil assumiu a presidência do Patriota no Rio Grande do Norte, sucedendo o advogado e candidato a prefeito de Natal Luiz Gomes.

Gentil aceitou o convite feito pelo presidente nacional do partido, Adilson Barroso.

Com a união dos antigos partidos PEN e PRP, o Patriota passa a ter uma bancada de nove deputados federais e, por consequência, ultrapassa a cláusula de barreira.

No Rio Grande do Norte, o p... Leia mais

Postado às 08h45 | 27 Abr 2019 | CÉSAR SANTOS Coluna César Santos - 27 de abril

Ilustração Servidores estaduais sofrem com atraso de salários

PREGÃO TIRA ESPERANÇA DO SERVIDOR

A governadora Fátima Bezerra (PT) não tinha um plano B para pagar os salários atrasados dos servidores públicos estaduais. Ou entrava “dinheiro novo”, ou não tinha como honrar o compromisso com os seus ex-companheiros de luta. A única saída era a antecipação da receita de royalties de petróleo e gás. Fátima... Leia mais

Postado às 18h15 | 26 Abr 2019 | CÉSAR SANTOS Justiça nega liminar da ação do Sindiserpum contra corte de ponto de grevistas

Cedida Professores que fizeram greve vão ter ponto cortado

A juíza Adriana Santiago, da 3ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Mossoró, indeferiu a ação movida pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDISERPUM) pedindo que a justiça determinasse a suspensão do corte de ponto e indenização no valor de R$ 5 mil para cada professor.

Dessa forma, a Justiça reconhece a legalidade do corte de ponto dos professores que passaram quase ... Leia mais

Postado às 17h15 | 26 Abr 2019 | CÉSAR SANTOS Larissa terá a missão de implantar o PSDB Mulher em todo o RN

Cedida Ex-deputada Larissa Rosado e o presidente do PSDB Ezequiel Ferreira

A ex-deputada Larissa Rosado foi eleita nesta sexta-feira, 26, presidente do PSDB Mulher do Rio Grande do Norte, em convenção cartorial do partido, realizada em Natal.

A primeira missão da nova presidente será implantar o PSDB Mulher em todas as cidades que tenham o Diretório Municipal da sigla.

Já a ex-deputada Márcia Maia assumiu a presidência de honra do PSDB mulher e a presidência do Instituto... Leia mais

Postado às 15h30 | 26 Abr 2019 | CÉSAR SANTOS Fracasso no pregão deixar governo sem plano para pagar atrasados

Cedida Secretários Cadu Xavier e Aldemir Freire, da Tributação e Planejamento

Nenhuma instituição financeira demonstrou interesse no pregão realizado pelo Governo para a contratação de cessão definitiva de parte dos créditos decorrentes de royalties, participações especiais e compensações financeiras do Rio Grande do Norte, referente ao período de 1º de maio de 2019 a 31 de dezembro de 2022. A licitação, realizada nesta sexta-feira, 26, foi deserta... Leia mais

Postado às 09h30 | 26 Abr 2019 | CÉSAR SANTOS Prefeitura lança nota confirmando o Mossoró Cidade Junina

Ilustração Atrações do Mossoró Cidade Junina 2019

A Prefeitura de Mossoró primeiro esclarece que a decisão cautelar é específica sobre o não pagamento dos artistas locais e nacionais que vão se apresentar durante o Mossoró Cidade Junina. Não há, no conteúdo, determinação sobre a suspensão do evento. A Procuradoria do Município entra com mandado de segurança para garantir o repasse à classe artística, dent... Leia mais

Postado às 09h15 | 26 Abr 2019 | CÉSAR SANTOS Juiz acata ação e decide suspender pagamento do Cidade Junina

Carlos Costa Mossoró Cidade Junina 2019 foi lançado na quarta-feira, 24

Dívidas da Prefeitura de Mossoró com as empresas terceirizadas PRIME, Artservice e Vagalume levaram o juiz Vladimir Paes de Castro, da 1ª Vara do Trabalho de Mossoró, a proibir o Município de pagar as atrações do Mossoró Cidade Junina deste ano.

As atrações foram divulgadas na última quarta-feira, 24. Leia mais

Postado às 09h00 | 26 Abr 2019 | CÉSAR SANTOS Coluna César Santos - 26 de abril

Ilustração Alto salários terão aumento

REAJUSTE AFRONTA O SERVIDOR

A governadora Fátima Bezerra (PT) enviou à Assembleia Legislativa projeto de lei que reajusta em 16,38% a remuneração dos 57 procuradores ativos do Estado. O reajuste tem como referência o subsídio mensal dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), no percentual de 90,27%. O reajuste também beneficia os procuradores aposentados.

Também tramitam na Assemb... Leia mais

Postado às 17h15 | 25 Abr 2019 | CÉSAR SANTOS Fátima envia lei que reajusta salários de procuradores em 16,38%

ALRN/arquivo Governadora Fátima Bezerra enviou projeto de lei à Assembleia

A governadora Fátima Bezerra (PT) enviou à Assembleia Legislativa projeto de lei que reajusta em 16,38% a remuneração dos 57 procuradores ativos do Estado. O reajuste tem como referência o subsídio mensal dos ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), no percentual de 90,27%.

O reajuste também beneficia os procuradores aposentados.

O que chama a atenção é que o Estado vive profunda crise ... Leia mais

Postado às 15h45 | 25 Abr 2019 | CÉSAR SANTOS Deputados aprovam reajuste dos professores e perdão de dívidas

ALRN Plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte

O plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou, nesta quinta-feira (25), o reajuste do piso salarial do Magistério em 4,17%. Aprovação por unanimidade.

O reajuste previsto será implantado para os professores ativos a partir deste mês de abril e o retroativo em três parcelas nos meses de abril, maio e junho.

Para os inativos e os pensionistas o reajuste será implantado a partir de mai... Leia mais

Postado às 10h15 | 25 Abr 2019 | CÉSAR SANTOS Secretário garante continuidade das obras do Hospital da Mulher

João Vital Secretário Fernando Mineiro se reuniu com diretores de construtora

O secretário de Gestão de Projetos e coordenador do Governo Cidadão, Fernando Mineiro, afirmou que a continuidade das obras do “Hospital da Mulher”, em Mossoró, está garantida. Ele se reuniu com diretores da CG Construções, responsável pela construção do complexo, reafirmou a intenção de continuar executando a obra ao secretário de Gestão de Projetos e coordenador ... Leia mais

Postado às 09h45 | 25 Abr 2019 | CÉSAR SANTOS MCJ vai homenagear os 70 anos do poeta Antônio Francisco

Arquivo Poeta e cordelista Antônio Francisco

O poeta e cordelista mossoroense Antônio Francisco, que está completando 70 anos, será homenageado dentro da programação do Mossoró Cidade Junina 2019.

No dia 13 de junho, instituído por lei municipal, o Dia do Poeta Antônio Francisco, marcará a estreia da temporada “Chuva de Bala no País de Mossoró”. A data também marca os 92 anos de resistência ao bando do cangacei... Leia mais

Postado às 09h30 | 25 Abr 2019 | CÉSAR SANTOS Coluna César Santos - 25 de abril

Ilustração Ser ou não ser

LULA VIVE DILEMA

Quando setembro chegar o ex-presidente Lula vai pedir o benefício do semiaberto? E, se pedir, estará assumindo que cometeu os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro?

Eis o dilema.

Ao diminuir a pena de 12 anos e um mês para 8 anos e dez meses de prisão, a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) abriu caminho para encurtar a temporada do petista na carcera... Leia mais

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO