Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 07h00 | 11 Fev 2018 | Coluna - 11 de fevereiro de 2018

O QUE SOBROU DO PT

Em 2011, no aniversário de 29 anos do Partido dos Trabalhadores, a jornalista Lúcia Hipólito fez um texto com rara fidelidade sobre a agremiação política que desviou de todos os caminhos, de acordo com as suas necessidades, para alcançar o poder pelo poder. Lúcia Hipólito narra:

“O PT nasceu de cesariana. O pai foi o movimento sindical, e a mãe, a Igreja Católica, através das Comunidades Eclesiais de Base.

Os orgulhosos padrinhos foram, primeiro, o general Golbery do Couto e Silva, que viu dar certo seu projeto de dividir a oposição brasileira.

Da árvore frondosa do MDB nasceram o PMDB, o PDT, o PTB e o PT… Foi um dos únicos projetos bem-sucedidos do desastrado estrategista que foi o general Golbery.

 Outros orgulhosos padrinhos foram os intelectuais, basicamente paulistas e cariocas, felizes de poder participar do crescimento de um partido puro, nascido na mais nobre das classes sociais, segundo eles: o proletariado.

 O PT cresceu como criança mimada, manhosa, voluntariosa e birrenta. Não gostava do capitalismo; preferia o socialismo. Era revolucionário. Dizia que não queria chegar ao poder, mas denunciar os erros das elites brasileiras.

 O PT lançava e elegia candidatos, mas não “dançava conforme a música”. Não fazia acordos, não participava de coalizões, não gostava de alianças. Era uma gente pura, ética, que não se misturava com picaretas.

O PT entrou na juventude como muitos outros jovens: mimado, chato e brigando com o mundo adulto.

 Mas nos estados, o partido começava a ganhar prefeituras e governos, fruto de alianças, conversas e conchavos. E assim, os petistas passaram a se relacionar com empresários, empreiteiros, banqueiros.

Tudo muito chique, conforme o figurino.

E em 2002, o PT ingressou finalmente na maioridade. Ganhou a presidência da República. Para isso, teve de se livrar de antigos companheiros, amizades problemáticas. Teve de abrir mão de convicções, amigos de fé, irmãos camaradas. A primeira desilusão se deu entre intelectuais. Gente da mais alta estirpe, como Francisco de Oliveira, Leandro Konder e Carlos Nelson Coutinho, se afastou do partido, seguida de um grupo liderado por Plínio de Arruda Sampaio Júnior.

Em seguida, foi a vez da esquerda. A expulsão de Heloisa Helena em 2004 levou junto Luciana Genro e Chico Alencar, entre outros, que fundaram o PSOL.

Os militantes ligados à Igreja Católica também começaram a se afastar. Primeiro, aqueles ligados ao deputado Chico Alencar; em seguida, Frei Betto.

 E agora, bem mais recentemente, o senador Flavio Arns, de fortíssimas ligações familiares com a Igreja Católica.

Os ambientalistas, por sua vez, começaram a se retirar a partir do desligamento da senadora Marina Silva do partido.

 Afinal, quem do grupo fundador ficará no PT? Os sindicalistas.”

Hoje, oito anos depois da pergunta da jornalista Lúcia Hipólito, é certo afirmar, em forma de resposta, que restaram os sindicalistas e os corruptos, com raríssimas exceções. O PT se transformou em DEM, PSDB, MDB e outras siglas desse naipe, tornando-se, junto com eles, símbolo da corrupção que varre o país.

Assim, nesta data, quando completa 36 anos de registro definitivo concedido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Partido dos Trabalhadores não passa de uma sigla ordinária, mergulhada no submundo, e apostando todas as fichas no seu ídolo, um condenado a 12 anos e um mês de prisão por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, para sobreviver nas urnas de 2018 e se manter vivo na política – suja – do país.

 

FRASE

"Temos exemplos de candidatos que tinham 1% ou 2% nas pesquisas e ganharam a eleição."

MICHEL TEMER – Presidente, com 70% de reprovação popular, ainda acreditando que é possível sua reeleição.

 

POTIGUAR

 A Associação Cultural e Desportiva Potiguar (ACDP) é aniversariante do dia; 73 anos. Fundada em 11 de janeiro de 1945, teve como primeiro presidente o sargento Edwardo Monteiro de Medeiros. Visto como o clube de elite, ganhando o "Príncipe" como símbolo, perdeu essa condição ao longo do tempo. Hoje, resume-se a um time que sofre para se manter em atividade. Ficou pobre.

 

BARAÚNAS

 A goleada do Baraúnas sobre o Vasco pela Copa do Brasil de 2005 será lembrada em reportagem especial do Sportv – canal fechado do sistema Globo. Uma equipe da emissora esteve em Mossoró, entrevistando personagens daquela jornada quase impossível. O Baraúnas surpreendeu o Vasco por 3 a 0, com o quarentão Cícero, em pleno São Januário, no dia 20 de abril de 2005.

 

ELA QUER

 A ex-primeira-dama Juliane Faria dá como certa a renúncia do governador Robinson Faria (PSD) e imprime ritmo no carnaval para levar o seu nome aos cantos e recantos do RN. Deseja disputar cargo eletivo no palanque de novos companheiros. Se Robinson renunciar, ela se torna elegível.

 

VIA ÁPIA

 O movimento "RN Melhor" optou pelo silêncio em relação ao escândalo envolvendo o ex-deputado João Maia (PR), acusado de ter recebido R$ 1,2 milhão de propina. Como se sabe, Maia é um dos cabeças do "RN Melhor", ao lado dos empresários Marcelo Alecrim, Tião da Prest e Jorge Rosário.

 

SEGUE

 A presença de João Maia derruba o discurso do "RN Melhor" de honestidade e ética na política. Um abacaxi para o movimento descascar. Só não vale fazer de conta que nada aconteceu.

 

CHAPA

 O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), vai brincar o carnaval com a "chapa" de governadorável. Ele decidiu. Será candidato dos Alves e Maia, tendo Garibaldi Filho e Agripino como os seus senadores.

 

 É NOTÍCIA

1 - O Thermas tem programação para este domingo de carnaval, com atividades na área das piscinas, saída do Bloco do Pererê e animação da cantora Kelly Lira no salão Virgolino. A partir das 10h.

2 - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, aceitou convite para fazer palestra no "Motores do Desenvolvimento", em Natal, no dia 5 de março. É convidado da Federação das Indústrias do Estado do RN e do sistema Fecomércio/RN.

3 - A cozinha pedagógica do Sesc em Mossoró será inaugurada com o curso "Especial Páscoa". A inscrição está aberta e é gratuita para comerciários, dependentes e alunos da escola pública.

4 - O Carnajuca, que por anos fez a folia no bairro Doze Anos, anima hoje e amanhã as ruas do município-praia de Tibau. Por lá, outros blocos e grupos organizados ocupam o asfalto neste domingo.

5 - O folião (bom de bolso) se transferiu para o carnaval de Caicó. Hoje, tem Márcia Felipe; amanhã, Xand Aviões; e na terça-feira, Wesley Safadão. Ingresso mais barato chega a R$ 200,00.

 

Tags:

Coluna
PT
Baraúnas
Potiguar
João Maia
Via Ápia
Julianne Faria

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO