Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 08h45 | 23 Fev 2018 | Coluna - 23 de fevereiro de 2018

Crédito da foto: Arquivo Prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves

CAMINHO LIVRE

A vitória do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), no Tribunal de Justiça do Estado (TJRN), que rejeitou denúncia por causa da antecipação na cobrança de impostos nos anos de 2015 e 2016, encurta o seu caminho à sucessão estadual. Livrar-se do processo era parte da engrenagem que conduz o prefeito à candidatura ao Governo do Rio Grande do Norte.

Essa não foi a primeira batalha vencida. Antes, Carlos Eduardo havia superado as dificuldades financeiras de sua gestão para atualizar os salários dos servidores públicos, que vinham sendo pagos com atraso desde o segundo semestre de 2017.

O feito lhe rendeu o discurso. Na leitura da mensagem anual, na Câmara Municipal, o prefeito enalteceu o feito, afirmando que só foi possível reequilibrar as contas públicas devido a capacidade administrativa e o zelo com os recursos públicos. Sem dúvida, o credenciamento considerável para se apresentar ao povo como um gestor que pode tirar o Rio Grande do Norte do buraco em que se encontra.

Para completar o bom momento, o prefeito surfou no sucesso do carnaval de Natal, revitalizado, como prometera lá atrás, para alegria dos natalenses. Foi o maior Carnaval dos últimos anos, alcançando pontos estratégicos da capital, satisfazendo a população local e o turista que oxigenou a economia no período de momo.

Carlos Eduardo teve a sabedoria, e competência, reconheça-se, de passar ileso em momento crítico da política potiguar, com o estouro de operações que subiram a calçada de expoentes da vida pública do Estado, inclusive, do seu primo ex-ministro Henrique Eduardo Alves (MDB), preso desde o dia 6 de junho de 2017. Ele mergulhou e sequer foi notado pelo grande público. Não foi atingido.

O prefeito voltou à cena no momento favorável e emitiu o primeiro sinal de que vai disputar a sucessão estadual ao chegar na avenida para ver o sucesso do carnaval. “Todo político sonha um dia governar o seu Estado”, destacou, ao responder pergunta se seria candidato a governador. “Não vou dizer que sim nem que não”, jogou com as palavras. 

O fato é que Carlos Eduardo se credenciou e se consolidou como o nome da oposição para enfrentar as urnas de 7 de outubro. Pronto para encarar a senadora Fátima Bezerra (PT), candidata declarada e líder das pesquisas realizadas e publicadas até aqui.

Ninguém, porém, pode cravar agora a postulação do prefeito de Natal. Falta o 1% de que ele precisa para ter a certeza de que valerá a pena renunciar a maior Prefeitura do RN para encarar a aventura de um Estado quebrado.

 

FRASE

"O Rio Grande do Norte é o ambiente mais hostil para quem emprega."

FLÁVIO ROCHA – CEO do grupo Riachuelo, segundo maior empregador do país.

 

CADEADO

  O Tribunal de Justiça do RN negou liminar ao Governo para fazer novos saques ao Funfir. Com isso, o governador Robinson Faria (PSD) não poderá usar os R$ 300 milhões que restam no Fundo para atualizar o pagamento de salários. Robinson contava com esses recursos para cumprir a promessa de atualizar os salários dos servidores em 60 dias. Os atrasos se arrastam desde 2016.

 

NÍVEL SUPERIOR

  O concurso da Polícia Militar será exclusivo para candidatos com curso superior, em obediência à lei complementar estadual  613/2018. O novo edital está em fase de elaboração. Os candidatos que se inscreveram com base no primeiro edital e que não atendem às novas exigências terão de volta o dinheiro da taxa de inscrição. O Governo ainda não anunciou quando fará a devolução.

 

BRASIL 200

  O movimento da classe produtora do país será lançado em Mossoró no dia 5 de março, sob a organização dos empresários Tião da Prest (PSDB) e Jorge do Rosário (PR), ex-candidatos a prefeito e vice-prefeito. Seu idealizador, empresário Flávio Rocha, deverá se fazer presente. O Brasil 200 percorrerá todo o País para estabelecer nova agenda.

 

TEMPO DE GREVE

  Os juízes federais ameaçam fazer greve por auxílio-moradia. Os professores da Uern fazem greve pelo simples direito de receber salários em dia. É como diz a nossa gente matuta, porém sábia: cada um com a sua dor.

 

MEU DEPUTADO!

 Aniversariante desta quinta-feira, 22, a prefeita Shyrley Targino, de Messias Targino, convidou o seu deputado estadual George Soares (PR) para a sessão bolo confeitado e renovou o apoio à reeleição de George, com o aval do esposo, ex-deputado João Maia.

 

AGENDA POSITIVA

 O governador Robinson Faria (PSD) desembarcará em Mossoró nos próximos dias, com a chamada "agenda positiva". O foco será as ações na área da saúde.

 

 É NOTÍCIA

1 - A expectativa hoje é pelo fim da greve dos docentes da Uern. A categoria dividida enfraquece o movimento. A assembleia convocada pela Aduern será realizada na sede da entidade, às 9h.

2 - O juiz Herval Sampaio Júnior é o convidado para encerrar a 1ª Semana de Integração Profissional da Unirb. O magistrado fará palestra com o tema "Magistratura e o combate à corrupção" no auditório da faculdade na BR-110, às 19h30.

3 - O colunista Sérgio Chaves se recupera bem de uma cirurgia de diverticulite no Hospital Wilson Rosado. Deve receber alta até amanhã. Ele retornará às atividades na próxima semana.

4 - Os meses de março, abril e maio serão de chuvas no interior do Rio Grande do Norte. As previsões são de que o estado tenha um inverno com as chuvas variando de normal e acima do normal. Amém.

5 - O Governo transformou as Dunas do Rosado em área de preservação ambiental. São 16 hectares de extensão que abrigam biomas da caatinga, campos dunares, tabuleiros costeiros e estuários.

Tags:

Coluna César Santos
sucessão estadual
prefeito de Natal
Carlos Eduardo Alves
salários
greve

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO