Terça-Feira, 23 de abril de 2024

Postado às 08h45 | 28 Fev 2018 | Coluna - 28 de fevereiro de 2018

ENTRE A CRUZ E A ESPADA

A situação jurídica do governador Robinson Faria (PSD) é grave? É. Pode, inclusive, encurtar a sua passagem pela Governadoria, caso a turma de cima lá de Brasília decida acelerar os passos das investigações de denúncias graves alojadas nas operações “Dama de Espadas” e “Anteros” e na delação premiada de executivos da J&F.

Com todo o respeito ao princípio da presunção de inocência, não há como deixar de reconhecer que a situação é bem delicada.

A Operação Anteros, que saiu da costela da Dama de Espadas, garimpou provas documentais densas, devidamente antecipada por depoimento explosivo da ex-procuradora-geral da Assembleia Legislativa, Rita das Mercês, que contou tudo o que sabia em delação premiada. Contou e apresentou provas, segundo denúncia oferecida pela Procuradoria Geral da República.

Não fosse a gravidade da denúncia, o ministro Raul Araújo Filho, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), não teria autorizado a operação que vasculhou a residência do governador, a Governadoria, gabinetes da Assembleia Legislativa, e que levou para a cadeia dois auxiliares de Robinson Faria da época em que ele era presidente do Legislativo potiguar.

Não menos grave é a investigação que deriva da delação premiada de executivos do grupo J&F, que envolvem Robinson e o seu filho, deputado federal Fábio Faria (PSD), em suposto pagamento de propina em troca da venda da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN).

Em depoimento prestado à Procuradoria Geral da República (PGR), o executivo Ricardo Saud afirmou que Robinson e Fábio receberam R$ 10 milhões. O dinheiro teria sido usado na campanha eleitoral de 2014, quando Robinson se elegeu governador e Fábio foi reeleito à Câmara dos Deputados.

Esse rumoroso caso ganhou novo capítulo nesta terça-feira, 27. A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido de defesa para suspender o inquérito e, por consequência, manteve as investigações.

A delicada situação jurídica de Robinson cruza o caminho das eleições deste ano. Sem as condições ideais para buscar à reeleição, o governador vive o dilema se renuncia para ser candidato a deputado estadual, que teria eleição fácil, para manter o foro, ou se arrisca a ficar até o fim do mandato para depois, a partir de 2019, prestar contas com a Justiça, sem foro privilegiado.

Paralelamente, Robinson vive o inferno astral de conduzir um governo que não consegue sequer pagar os salários em dia.

 

FRASE

"Quem for candidato do mercado, vai perder".

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO – Ex-presidente, sobre a corrida presidencial, contrariando a turma do PIB.

 

INSULINAS

  A fornecedora Sellene Comércio e Representações Ltda. garante entregar os primeiros lotes de insulina até o dia 5 de março. São 5.929 unidades de insulinas, sendo 3.128 Degludeca e 2.801 Asparte. A Secretaria Municipal de Saúde espera que o novo prazo seja cumprido para que a distribuição comece de imediato. O atraso castiga dezenas de pacientes e seus familiares.

 

SEM SAÍDA

  O governo não apresentou proposta para encerrar a greve dos professores e técnicos da Uern, porque não tem previsão de caixa para atualizar os salários e uniformizar um calendário de pagamento em dia. Por outro lado, professores e técnicos não vão trabalhar sem receber salários. O impasse faz arrastar a greve que hoje chega a 109 dias e dos períodos letivos perdidos. Conta cara.

 

FALA, MEIRELLES!

  O ministro da Fazenda Henrique Meirelles estará em Natal na próxima segunda-feira, 5, como convidado da classe empresarial. Ele fará palestra sobre "Crise e recuperação, construindo um novo Brasil." Meirelles se posicionará diante dos empresários com postura de presidenciável.

 

FALA, FLÁVIO!

  Também na segunda-feira, 5, o empresário Flávio Rocha estará em Mossoró para lançar o movimento "Brasil 200".  O evento acontecerá no auditório do Senai, às 15h, organizado pela classe empresarial.

 

SEGURANÇA

 O governador Robinson Faria (PSD) segue para Brasília nesta quinta-feira, 1º, para participar do encontro de governadores com o presidente Temer e o ministro da Segurança Raul Jungmann. A ideia é tratar a crise em cada Estado, com o novo ministério dando o suporte para o combate às organizações criminosas.

 

BOA LEITURA

 O vice, Fábio Dantas, rompeu com o governador Robinson Faria? A resposta do sim, ou não, pode ser lida nas próximas edições do Diário Oficial do Estado.

 

 É NOTÍCIA

1 - A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) faz hoje a leitura da mensagem anual, na Câmara, às 16h. Prestará contas das ações de 2017 e apresentará planejamento para 2018.

2 - A inscrição ao tradicional concurso "A Mais Bela Voz" 2018 será encerrada hoje. Os candidatos devem acessar o site www.partageshoppingmossoro.com.br. O concurso é da Rádio Rural de Mossoró (990 kHz), com o objetivo de revelar talentos musicais.

3 - A Uern dispõe de 1.299 vagas em lista de espera. Os candidatos devem encaminhar o formulário de declaração de interesse para o site http://www.uern.br/sisu, até o dia 9 de março.

4 - O Governo do RN promete concluir hoje a folha salarial de janeiro para aposentados e pensionistas. Quanto à folha de fevereiro, não há previsão, muito menos do 13º salário de 2017.

5 - Já se encontra disponível no site da Receita Federal o programa gerador do Imposto de Renda de 2018, ano-base 2017. As declarações já poderão ser feitas a partir de amanhã, 1º de março.

 

Tags:

Coluna
Robinson Faria
governador do RN
STF
ministra Rosa Weber
investigação
Dama de Espadas
Operação Anteros

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO