Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 10h45 | 28 Fev 2018 | Governador Robinson planeja pedir intervenção federal no RN

Crédito da foto: Arquivo Governador Robinson Faria participará do encontro de governador com o presidente Temer

O governador Robinson Faria (PSD) está decidido a pedir intervenção federal no sistema de segurança do Rio Grande do Norte, pegando como exemplo a intervenção no Rio de Janeiro.

O pedido deve ser apresentado ao presidente Michel Temer (MDB) nesta quinta-feira (1º de março), por ocasião do encontro de governador no Palácio do Planalto para debater a crise na segurança pública do País.

Robinson entende que perdeu a batalha para fazer valer o seu único discurso de campanha em 2014, que foi a promessa de combater a criminalidade e estabelecer o quadro de segurança no Estado.

O fracasso está estampado nos números. O RN vem batendo recordes de assassinatos desde o segundo ano do governo Robinson. A crise ficou ainda mais aguda em 2017 (VEJA AQUI), do primeiro ao último mês do ano.

Em janeiro, uma rebelião na Penitenciária Alcaçuz, em Nísia Floresta, terminou com 26 presos mortos e degolados. Foi preciso a presença da Força Nacional para restabelecer a ordem, mesmo assim, as facções criminosas continuaram e continuam dando as ordens. (VEJA AQUI)

Em dezembro, o Rio Grande do Norte viveu duas semanas de terror, com cerca de 90 assassinatos e mais de 700 ações criminosas como assaltos, arrastões, arrombamentos, roubos, etc. Os bandidos se aproveitaram do aquartelamento de policiais militares, civis e bombeiros, em protesto ao atraso de salários (VEJA AQUI).

Como não há mais tempo para dá uma resposta positiva à população, Robinson Faria aposta numa possível intervenção federal para restabelecer a ordem e amenizar o desgaste do seu governo.

A Governadoria, porém, ainda não admite a decisão do governador. Há uma corrente contrária, argumentando que um pedido de intervenção seria a assinatura da incompetência do governador, como está acontecendo com o governador Pezão no Rio de Janeiro.

Tags:

Robinson Faria
governador
RN
intervenção federal
segurança
criminalidade
presidente Temer

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO