Quarta-Feira, 17 de abril de 2024

Postado às 08h45 | 01 Mar 2018 | Coluna - 1o de março de 2018

É HORA DE PRIORIZAR A VIDA

O governador Robinson Faria (PSD) planeja pedir intervenção federal na segurança pública do Rio Grande do Norte, nos moldes do que ocorre no estado do Rio de Janeiro. O pedido pode ser feito hoje em Brasília durante o encontro do presidente Michel Temer e do ministro da Segurança Pública Raul Jungmann, para debater a crise na segurança.

O próprio presidente Temer admitiu novas intervenções federais, de acordo com a realidade e a situação de cada estado. Temer não citou nomes, mas deixou entendido que o governo não se furtará a adotar medidas, como as implementadas no Rio de Janeiro, e que o novo Ministério da Segurança ficará atento para identificar onde existe a necessidade de reforço ao combate à criminalidade.

A coluna apurou que há o desejo do governador de entregar a responsabilidade da segurança ao Governo Federal, mas a decisão não havia sido tomada por questões políticas e eleitorais. Há o receio de a população interpretar a intervenção como fracasso da gestão estadual, o que agravaria ainda mais a reprovação da imagem de Robinson e, por consequência, sepultaria de vez o projeto de reeleição, já bastante reduzido.

A decisão não é fácil, reconheça-se.

Se pedir a intervenção, o governador sabe que estará tendo a responsabilidade de buscar solução para o problema que mais afeta a população, que é a escalada da violência beneficiada pela falência do sistema de segurança pública.

Por outro lado, Robinson é consciente de que a intervenção carimbará o selo de incapacidade do seu governo, justamente na área que ele transformou em bandeira de campanha nas eleições de 2014 e, em seguida, elegeu como o carro-chefe de sua gestão, se autoproclamando o “governador da segurança”.

Num ambiente saudável, observando apenas e tão somente o interesse coletivo, o governador não hesitaria em pedir o socorro do Governo Federal. Seria, e deveria ser, responsável em preservar a vida das pessoas, diante de um estado de violência estabelecido no Rio Grande do Norte. Os números são alarmantes. Só em 2017 foram 2.405 homicídios, recorde histórico. Nos primeiros dois meses de 2018, já são mais de 350 assassinatos.

Essa guerra o governo Robinson perdeu e não recupera mais. Não tem capacidade para isso, já ficou demonstrado. Melhor, então, transferir a Segurança Pública para o Governo Federal, em nome da vida dos potiguares.

Quanto à questão eleitoral, o destino de Robinson está traçado, com ou sem intervenção.

 

FRASE

"FHC teve o cérebro deslocado para o intestino grosso".

JAIR BOLSONARO – Presidenciável desbocado, rebatendo críticas feitas contra ele por Fernando Henrique Cardoso.

 

FRUSTRAÇÃO

 O governador Robinson Faria (PSD) frustrou, mais uma vez, o servidor público que esperava por calendário de pagamento do 13º salário de 2017. Ele havia prometido divulgar nesta quarta-feira, 28, mas se limitou apenas em anunciar que pagará o benefício em março para quem ganha até R$ 2 mil. E quem recebe acima desse valor vai ficar esperando por mais tempo. Indignação geral.

 

PODER DE POLÍCIA

 O juiz titular da 34ª Zona Eleitoral, com sede em Mossoró, terá o poder de polícia na propaganda durante as eleições gerais deste ano. O atual titular é o juiz Breno Valério Fausto de Medeiros, mas o seu mandato se encerra no dia 3 de junho. O sucessor ainda não foi definido. Em Natal, o poder de polícia fica com o juiz da 3ª Zona Eleitoral, Gustavo Eugênio de Carvalho Bezerra.

 

CONTAS

 As contas de campanha da prefeita Rosalba Ciarlini (PP), referentes ao pleito de 2016, serão julgadas no TRE-RN no próximo dia 20. O relator é o juiz Wladimir Capistrano. Na decisão de primeiro grau, as contas foram reprovadas, e a Procuradoria Regional Eleitoral opinou pela reprovação.

 

É, MAS NÃO É

 O Solidariedade lançou a pré-candidatura a governador do deputado Kelps Lima, mas o parlamentar disparou ligações para as suas bases para afirmar que continua candidato à reeleição. Se o projeto majoritário ganhar força, ele volta a conversar com seus liderados.

 

BOLA CHEIA

 A Caixa Econômica vai patrocinar o Campeonato Estadual com meio milhão de reais. O presidente da FNF, Zé Vanildo, quase morde as orelhas de tanto rir.

 

 É NOTÍCIA

1 - Nesta data, em 1987, era iniciado em Mossoró o Apostolado da Mãe Rainha, Três Vezes Admirável de Schoenstatt, pelas mãos da Irmã Aparecida, do Colégio Sagrado Coração de Maria.

2 - Mossoró é um dos municípios do RN que receberá fiscalização do Tribunal de Controladoria Geral da União (CGU). Auditores farão avaliação da aplicação de recursos federais em várias áreas. A equipe chegará na próxima semana.

3 - A 6ª edição da Campanha de Páscoa da Ufersa vai distribuir caixas de chocolates às crianças da comunidade de Alagoinha. As doações já podem ser feitas na Biblioteca do campus de Mossoró.

4 - O deputado federal Beto Rosado (PP) viabilizou R$ 8,3 milhões (recursos federais) para a saúde pública de Mossoró. Recursos investidos nas UBSs, UPAs e na Comunidade de Saúde.

5 - O índice de desemprego no Brasil atingiu 12,2% no trimestre encerrado em janeiro de 2018, com 12,7 milhões de pessoas fora do mercado de trabalho. Números revelados pelo IBGE.

 

Tags:

Coluna
segurança
intervenção
governador do RN
Robinson Faria
Michel Temer

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO