Quarta-Feira, 24 de abril de 2024

Postado às 08h30 | 03 Mar 2018 | Coluna - 3 de março de 2018

Crédito da foto: Arquivo Em 2014, com apoio do PC do B, Fábio Dantas se uniu a Robinson Faria

TEMOS UM FATO NOVO?

O vice-governador Fábio Dantas ofereceu a pauta política do momento. Ao anunciar que trocará o PC do B pelo PSB para se colocar como opção à sucessão do governador Robinson Faria (PSD), ele ofereceu um leque de possibilidades para os repórteres de editores da página de política.

1 – A pré-candidatura de Fábio traduz o rompimento dele com o governador Robinson?

2 – Ao se declarar governadorável Fábio teria costurado a formação do palanque?

3 – É verdade que Fábio encabecerá chapa que teria como candidatos ao Senado Garibaldi Filho (MDB) e o empresário Luiz Roberto Barcelos (ainda sem partido), o “Rei do Melão”, e o que faria o senador José Agripino (DEM) sobrar?

4 – Fábio Dantas teria recebido o sinal verde da prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini (PP), comprovadamente a maior eleitora do segundo maior colégio eleitoral do RN?

Todas essas possibilidades devem ser levadas em consideração, sem, contudo, ter a certeza de que uma delas está correta. Pode não ser nada disso. Outras conjecturas são perfeitamente viáveis, dentro de um cenário – ainda – de completa indefinição.

No entanto, é certo que Fábio Dantas mexeu com o processo sucessório. Político experiente e, reconhecidamente, um exímio articulador de bastidores, o vice-governador certamente encaminhou o projeto de candidatura, aproveitando o vácuo aberto pela negligência deliberada dos líderes tradicionais.

Se a candidatura de Fábio vingar, e é provável que isso aconteça, o projeto de reeleição do governador Robinson, bastante avariado popularmente, desce ao último degrau. Por consequência, tornará escancarada a porta da renúncia. O governador buscaria outra alternativa, como uma candidatura a deputado estadual, pela necessidade do foro privilegiado, e ficaria distante de um palanque majoritário por pura rejeição, em índice elevado.

Quanto à possibilidade de ter Garibaldi em seu palanque, isolando José Agripino, trata-se de algo palpável, embora Alves e Maia continuem se apresentando de público como "irmãos siameses", inseparáveis.

No duro, porém, Garibaldi não se sacrificará por Agripino, nem Agripino por Garibaldi.

Quanto à presença do empresário Luiz Barcelos na chapa majoritária, a conversa já ocorreu e ele mostrou-se interessado. Pode perfeitamente embarcar, se realmente o que foi conversado se materializar de fato.

E a respeito do apoio da prefeita Rosalba, o silêncio da prefeita não permite um palpite, embora seja viável.

 

FRASE

"As facções perderam o medo do Estado. Vamos deixar de hipocrisia."

ROBINSON FARIA – Governador do RN, em depoimento sobre o caos na segurança pública.

 

INSULINAS

 Começa hoje a distribuição de insulina pela rede municipal de saúde. Os pacientes devem se dirigir à Farmácia Básica, no Centro Administrativo, a partir das 8h. A Prefeitura recebeu da distribuidora contratada lote com 550 da marca Novorapid e 3.122 da Tresiba. A segunda remessa ainda não tem data confirmada. A Prefeitura de Mossoró está investindo mais de R$ 3,5 milhões.

 

INVESTIGADO

 A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, conseguiu emplacar o presidente Michel Temer (MDB) na lista de investigados da Lava Jato. O seu pedido foi acatado pelo ministro Edson Fachin, relator do processo no STF. Temer será investigado por um jantar em 2014, ocasião em que teria negociado R$ 10 milhões com Marcelo Odebrecht para a campanha eleitoral do MDB.

 

CAFEZINHO

 O produtor Luiz Roberto Barcelos, maior exportador de melão do país, tomou o "Cafezinho com César Santos", com boa conversa sobre política e o movimento Brasil 200. Barcelos confirma o seu nome no tabuleiro das eleições de 2018. Confira a entrevista na edição deste domingo e no defato.com.

 

MUNDO DA LUA

 O governador Robinson Faria (PSD) foi aconselhado a desistir da reeleição e buscar outra alternativa palpável, como uma candidatura a deputado estadual. "O senhor está isolado", justificou o conselheiro. Robinson rebateu: "Os políticos me isolaram, mas o povo está comigo." Em tempo: A última pesquisa registrou 85% de reprovação popular.

 

ATIÇANDO

 O que você, leitor, acha da chapa Carlos Eduardo (Governo) e Garibaldi Filho e José Agripino (Senado)? E se trocar Carlos Eduardo por Fábio Dantas e José Agripino por Luiz Roberto Barcelos?

 

TUDO A SEU TEMPO

 A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) está observando o cenário, sem perder a agitação dos bastidores. No segundo maior canteiro de votos do estado.

 

 É NOTÍCIA

1 - O local de lançamento do movimento Brasil 200 foi transferido para o Garbos Recepções, na próxima segunda-feira, às 15h. Presença confirmada do empresário Flávio Rocha.

2 - A Escola do Poder Legislativo do Município de Natal passa a se chamar Wilma Maria de Faria. Justa homenagem prestada pela Câmara Municipal à ex-governadora, deputada e vereadora, falecida em 2017. A iniciativa foi da vereadora Carla Dickson.

3 - A UFRN entrou na onda e também criou o curso "Golpe 2016", para explorar, sob a ótica petista, o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Copia a Universidade de Brasília.

4 - Morreu o professor João Bosco Queiroz Fernandes, dos quadros da Uern. Tornou-se famoso em décadas passadas, assinando coluna "Informe JB", do centenário jornal O Mossoroense.

5 - O Brasil criou 77,8 mil postos de trabalho em janeiro, melhor resultado para o mês desde 2012. Números positivos na conta do presidente Temer, rejeitado pelos brasileiros.

Tags:

Coluna
Fábio Dantas
vice-governador
Michel Temer
investigação
Lava Jato
Luiz Barcelos

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO