Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 07h45 | 08 Mar 2018 | Coluna César Santos - 8 de março 2018

Crédito da foto: Ilustração Luta das mulheres continua

LUTA DAS TECELÃS CONTINUA

8 de março de 1857. Tecelãs da Cotton, em Nova York (EUA), paralisaram as atividades por uma jornada de trabalho de 10 horas e contra o aumento de tarefas não remuneradas e baixos salários. Luta legítima, que acabou em tragédia. Um incêndio provocado na fábrica têxtil, com as mulheres trancadas, provocou a morte de 129 trabalhadoras.

A história contada em luto deu origem ao Dia Internacional da Mulher. Outros fatos relevantes foram determinantes na trajetória das lutas feministas desde o século 19, com os movimentos operários que protestavam nos Estados Unidos e em vários países da Europa.

As mulheres foram levadas a greves no período da Revolução Industrial, em protesto aos salários de fome, jornadas de trabalho que chegavam até 15 horas diárias, trabalho infantil e direitos negados.

A luta mostra-se interminável. As mulheres continuam travando batalhas para estabelecer o ambiente de igualdade, no trabalho, na sociedade, na família. Houve avanço, é verdade, mas muito pouco. Os números das desigualdades são absurdos. Pior ainda: as mulheres continuam sendo violentadas de todas as formas, e nem as leis mais contundentes conseguem protegê-las.

Hoje, no Brasil, a cada duas horas uma mulher é assassinada, conforme os dados oficiais dos estados relativos a 2017. São 4.473 homicídios dolosos, sendo 946 feminicídios, ou seja, casos de mulheres mortas em crimes de ódio motivados pela condição de gênero. Um aumento de 6,5% em relação a 2016, quando foram registrados 4.201 homicídios (sendo 812 feminicídios).

O Rio Grande do Norte é o estado que tem o maior índice de homicídios contra mulheres: 8,4 a cada 100 mil mulheres.

É preocupante a escalada da violência contra as mulheres. Mas outro dado também preocupa muito, que é exatamente a subnotificação nos casos de feminicídio – o que os próprios estados admitem – e que colabora com a falta de combate e a impunidade. Três anos após a sanção da Lei do Feminicídio, tem estados que ainda não contabilizam os números, e outros possuem apenas dados parciais.

A legislação prevê penalidades mais graves para homicídios que se encaixam na definição de feminicídio, que envolvam "violência doméstica e familiar e/ou menosprezo ou discriminação à condição de mulher", no entanto, não tem sido capaz de firmar um ambiente de proteção.

A violência de hoje não é diferente da violência que enterrou as 129 tecelãs da Cottom em 1857. Mulheres, negras e pobres, são enterradas todos os dias, virando heroínas do 8 de Março.

 

FRASE

"Nós não podemos ser bem sucedidas quando metade de nós é retida."

MALALA YOUSAFZAI – Ativista paquistanesa.

 

DUAS OBRAS

 A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) assina nesta sexta-feira, 9, a ordem de serviço para a obra de drenagem do conjunto Santa Helena, zona norte de Mossoró. Investimento de R$ 13 milhões, em convênio com o Ministério das Cidades. Na segunda-feira, 13, a prefeita autorizou a obra de pavimentação da estrada do Jucuri, na zona rural, no valor de R$ 624 mil, também das Cidades.

 

E A UERN, Ó...

 O placar de 116 a 100 confirma a divisão na greve dos professores da Uern. Seis votos determinaram a continuidade da paralisação que já dura 119 dias, sem qualquer solução. Uma parte da categoria defende o retorno às aulas, por entender que não têm mais como pressionar o Governo. Outra parte quer esticar a greve até o feriadão da Semana Santa, para voltar em abril.

 

ELE QUER

 O empresário potiguar Flávio Rocha nega, mas quer. Ele será candidato a presidente do Brasil nas eleições deste ano. A afirmação é do cientista político Gaudêncio Torquato, também potiguar de Luís Gomes, que o acompanha no movimento Brasil 200.

 

EM FAMÍLIA

 A deputada Zenaide Maia vai se filiar ao PHS no próximo dia 23, para ser candidata ao Senado. Devolve o PR ao irmão João Maia, que será candidato a deputado federal. Zenaide leva junto para o PHS o seu marido, ex-prefeito de São Gonçalo Jaime Calado, para ser candidato a deputado estadual.

 

JÁ DEU

 A vereadora Sandra Rosado esmera o discurso de saída do PSB, ao acusar a direção estadual do partido de "autoritária". Pré-candidata à Câmara dos Deputados, ela tem convite para se filiar ao PC do B. Resta saber se leva junto a filha deputada estadual Larissa Rosado.

 

TÁ DITO

 O presidente do PP nacional, Ciro Nogueira, foi firme: o partido no RN continuará sob a presidência do ex-deputado federal Betinho Rosado. E não admite discutir mudança de cima para baixo.

 

 É NOTÍCIA

1 - O Grupo Terra Sal, concessionária Chevrolet, está disposto a adquirir as concessionárias Fiat e Ford em Mossoró. A proposta de compra está na mesa dos herdeiros Porcino Costa.

2 - As cantoras Caroline Melo, Gaby Viegas, Victória e Gabriela Mendes sobem ao palco do Teatro Dix-huit Rosado, hoje, para cantar Elza Soares, Elis Regina, Baby do Brasil, Rita Lee e outras divas. O show 'Agora que são elas' comemora o Dia da Mulher. Às 20h.

3 - Estudantes que não frequentam o ambiente do DCE/Uern estão iniciando luta pelo fim da greve dos professores. São estudantes que querem aula, querem se formar e defendem a Uern.

4 - Hebe Camargo completaria hoje 90 anos de vida. A maior apresentadora da televisão brasileira, falecida em 2012, fez história também como cantora e atriz. Insubstituível.

5 - Em 2008, a população carcerária feminina no RN era de 283. Hoje, 10 anos depois, existem 518 mulheres nos presídios estaduais. O aumento é de 83,3%. Números para provocar reflexão.

 

Tags:

Mulheres
luta
tecelãs
feminicídio
Rio Grande do Norte
Uern
greve
obras
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO