Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 09h15 | 09 Mar 2018 | Tentativa de intervenção deixa Rosalba longe de Robinson Faria

Crédito da foto: Arquivo Ex-deputado federal Betinho Rosado é o presidente estadual dos Progressistas

A tentativa de intervenção no diretório estadual do PP, conduzida pelo deputado federal Fábio Faria (PSD), em detrimento do grupo da prefeita Rosalba Ciarlini, que tem o controle dos Progressistas no Rio Grande do Norte, praticamente eliminou a possibilidade de o rosalbismo apoiar o projeto de reeleição do governador Robinson Faria (PSD), pai de Fábio. O relacionamento político, que já não era bom, azedou de vez.

A resposta do rosalbismo foi dada de imediato, em dois episódios seguidos em menos de 24 horas.

Primeiro, em Brasília, o grupo se reuniu com o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, e garantiu o comando do partido no RN. Em entrevista exclusiva ao Blog do César Santos, no defato.com, Nogueira afastou qualquer possibilidade de mudança no PP potiguar, além de ter elogiado o grupo da prefeita. “Estamos muito satisfeitos”, disse.

Segundo, em Natal, a professora Isaura Amélia, cunhada de Rosalba, deixou o governo Robinson. Em carta, ela pediu exoneração do cargo de presidente da Fundação José Augusto, uma das poucas pastas que tem dado resposta positiva à sociedade. Irmã do ex-deputado federal Betinho Rosado, que é o presidente estadual do PP, Isaura evitou polemizar a sua saída e disse apenas que estava ficando livre para coordenar a campanha à reeleição do deputado federal Beto Rosado, seu sobrinho.

A justificativa oficial, porém, não bate com a realidade dos fatos. O rosalbismo sentiu-se traído pelo governador Robinson, quando soube da manobra em Brasília para tirá-lo do comando do PP. E, se já não tinha simpatia pelo projeto de reeleição do governador, agora perdeu completamente o elo com Robinson.

Betinho Rosado até tenta amenizar a situação, não fechando de vez a porta para Robinson. Em entrevista ao JORNAL DE FATO (veja nesta página), ele coloca o governador entre as possibilidades de apoio do PP, ao lado dos governadoráveis senadora Fátima Bezerra (PT), vice-governador Fábio Dantas (de saída do PC do B para o PSB) e o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT).

A boa vontade de Betinho, no entanto, não bate com o mau humor de Rosalba Ciarlini, bastante decepcionada com a tentativa de intervenção no PP. A prefeita evita falar abertamente sobre o episódio, mas tem confidenciado a pessoas próximas que não existe possibilidade de seu apoio ao governador.

 

PREJUÍZO

Mossoró teve papel decisivo na eleição de Robinson Faria em 2014. Rosalba Ciarlini orientou o voto a seu favor, embora não tenha subido no seu palanque. Na campanha, Robinson caminhou nas ruas acompanhado do ex-prefeito Silveira Júnior, no entanto foi o eleitor simpático a Rosalba que decidiu a campanha.

Robinson ganhou no primeiro e no segundo turno. Mossoró é o segundo maior colégio eleitoral do estado, com 170 mil eleitores. Nas últimas três campanhas estaduais, a cidade foi protagonista, decidindo eleições.

Robinson Faria, hoje, não tem base política na cidade, nem há disposição dos grupos locais em oferecer palanque nas eleições de 2018.

 

‘Todos os candidatos têm densidade eleitoral para disputar o Governo’, afirma Betinho

O presidente estadual dos Progressistas, ex-deputado federal Betinho Rosado, disse que o partido vai intensificar as articulações com vista às eleições estaduais, depois de ter o comando reafirmado pelo presidente nacional da sigla, senador Ciro Nogueira. E não descartou nenhum nome, colocando na lista de diálogo todos os pré-candidatos.

Betinho Rosado disse que pode conversar, inclusive, com o governador Robinson Faria, amenizando a crise que estourou nesta semana e que culminou cm a exoneração de sua irmã, professora Isaura Amélia, da presidência da Fundação José Augusto.

Leia a entrevista:

DE FATO – Como o PP estadual está conduzindo as articulações com vistas ao pleito deste ano?

BETINHO ROSADO – A declaração do presidente dos Progressistas, senador Ciro Nogueira, recoloca nos trilhos as articulações dos Progressistas com vistas às eleições deste ano. Vamos agora intensificar as conversas que já tínhamos com os grupos políticos que desejam disputar as eleições majoritárias, seja com o governador Robinson Faria, com o vice-governador Fábio Dantas, com a senadora Fátima Bezerra, ou com o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves.

 

ENTRE as opções de alianças para a sucessão do Governo no RN, qual a preferência do PP?

JÁ ESTAMOS conversando com o grupo do governador Robinson, embora isso não signifique uma parceria política. Todos os candidatos, em nosso entendimento, têm densidade eleitoral para disputar o Governo do Rio Grande do Norte.

 

COMO o senhor avalia a suposta vinda do deputado Fábio Faria para os Progressistas?

A VINDA do deputado federal Fábio Faria para os Progressistas é uma coisa muito importante para todos nós, mas digo novamente que isso não pode gerar uma preferência de coligação. O nosso partido vai concentrar o seu esforço para garantir representação eleitoral na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. Vamos trabalhar para renovar o mandato do deputado federal Beto Rosado e temos esperança de eleger dois deputados estaduais.

Tags:

Betinho Rosado
PP
rosalbismo
Robinson Faria
governador
eleições 2018
intervenção

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO