Sábado, 20 de abril de 2024

Postado às 08h00 | 14 Mar 2018 | Coluna César Santos - 14 de março 2018

Crédito da foto: Ilustração O eleitor ainda não clareou as suas ideias sobre as eleições 2018

QUER MUDAR MESMO?

O eleitor ainda não se sente envolvido com as eleições. Revela-se distante e pouco interessado em definir o seu voto. A pesquisa 98 FM de Natal/Instituto Consult mostra que quase 90% dos potiguares não têm candidatos para deputado estadual e deputado federal. Percentual parecido quando a pergunta é sobre a preferência na disputa ao Senado da República.

Os números, a menos de cinco meses para o registro de candidaturas, parecem desalentadores, mas, não causam surpresa. É possível, mesmo sem o estudo científico, afirmar que as pessoas estão distantes do processo eleitoral, pouco interessadas e claramente decepcionadas com a classe política, por tudo de ruim que está acontecendo no Rio Grande do Norte e no Brasil.

Cenas como as que foram exibidas pelo Fantástico, no domingo, 11, em que aparece um ex-assessor do governador Robinson Faria (PSD) entregando pacotes de dinheiro à ex-procuradora da Assembleia Legislativa, Rita das Mercês, para – supostamente – comprar o seu silêncio, em caso de corrupção, ajudam a afastar ainda mais o cidadão indignado, que passa, por consequência, a generalizar a classe política.

A dúvida que existe é se a frieza do eleitor será quebrada com a aproximação do processo eleitoral. Isso ocorrendo, espera-se, que o cidadão se envolva completamente quando a campanha começar para valer. Por mais que a política e os políticos não mereçam a confiança, é com o voto que o cidadão pode transformar o seu estado e o seu país.

A pesquisa 98 FM/Consult revela outra situação; a que desafia o sentimento de mudança. Os atuais detentores de mandatos são os mais citados pelos 10% dos entrevistados que afirmaram ter o voto definido para a Assembleia Legislativa e a Câmara Federal.

Dos 15 primeiros nomes citados para deputado estadual, 14 já ocupam cadeira no Palácio José Augusto. O único novato que aparece é o ex-prefeito Ivan Júnior (PSD), de Assú. Quando observados os 24 melhores posicionados, 17 já são deputados.

Na corrida à Câmara, seis dos atuais deputados federais estão entre os oito mais citados. Os outros dois são Francisco Caramuru (PT), do município de Campo Grande, e o vereador de Apodi Gilvan Alves (Avante), que reconhecidamente têm pouca estrutura para consolidar uma campanha capaz de triunfar nas urnas.

O fato é que, pela pesquisa, não há uma segurança de que o eleitor cumpra a promessa de mudar os quadros da política. A Consult aponta para a manutenção de grande parte dos políticos que aí estão.

É o cenário do momento, que pode mudar, ou não.

 

FRASE

"Eu não lido. Não me submeto à pressão."

CÁRMEN LÚCIA – Presidente do STF, sobre a prisão após segunda instância.

 

DIVISÃO

 O grupo de professores que são contra a greve na Uern pediu para a Aduern colocar o fim da paralisação em votação outra vez. A entidade atendeu ao pedido e convocou assembleia geral para a próxima sexta-feira, às 9h, na sua sede social. Hoje, a direção da Aduern concederá entrevista coletiva para apresentar o conjunto de propostas encaminhadas ao Governo do RN.

 

CADÊ A RONDA?

 A "Ronda Integrada" com a participação de homens da Força Nacional, lançada há pouco mais de uma semana, está sendo desafiada pela bandidagem. Aliás, a turma do crime não está nem aí. Para mostrar quem manda no pedaço, na noite de segunda-feira, 12, matou quatro pessoas, em lote. E Mossoró já conta 61 em 71 dias de 2018. Estado de completa insegurança.

 

ROSA

 O senador José Agripino Maia (DEM) parece desinteressado em reconquistar o apoio da prefeita Rosalba Ciarlini (PP). É o que sugere o tratamento deselegante e odioso que o agripinismo local, representado pelo vereador Petras Vinícius (DEM), tem dado à maior eleitora do segundo maior colégio eleitoral do RN.

 

CADÊ OS OUTROS?

 De quase uma dezena de pré-candidatos a deputado estadual, com base em Mossoró, apenas dois nomes foram citados na pesquisa Consult: deputada Larissa Rosado (PSB), na 12ª colocação, e a vereadora Isolda Dantas (PT) na 47ª posição.

 

O ALVO

 Repercutiu uma passagem da fala de Gutson Reinaldo na entrevista ao Fantástico: "Tenho medo de morrer; eu sou queima de arquivo." Quem puxaria o gatilho contra o delator de políticos?

 

DECIDIDO

 O ex-prefeito Ivan Júnior (PSD), de Assú, deixará a titularidade da Secretaria de Recursos Hídricos do RN para concorrer a um mandato de deputado estadual. Na pesquisa Consult, ele aparece na quinta posição entre os 24 nomes mais citados.

 

 É NOTÍCIA

1 - A delegada Tânia Maria Matos assumiu a Superintendência da Polícia Federal do RN, em substituição ao delegado Araquém Alencar. É a primeira mulher a comandar a PF no Estado.

2 - O Baraúnas pode escrever uma página triste na sua história nesta quarta-feira, 14. Se não vencer o Globo estará rebaixado para a segunda divisão, fato que nunca ocorreu em seis décadas de existência. O jogo acontece no Estádio Nogueirão, às 20h.

3 - A Justiça Federal do RN liberou a importação de seis tipos de maconha, mas, calma, não é para "queimar a babilônia". As sementes de Cannabis são para cultivos medicinais. E só.

4 - O RN não será beneficiado com os R$ 42 bilhões anunciados pelo presidente Temer para a segurança nos estados. O BNDES afirma que falta "saúde financeira" ao RN para contrair crédito.

5 - A Uern divulgará na terça-feira, 20, a lista de candidatos convocados para vagas não ocupadas na chamada regular do Sisu 2018. Quase 5 mil estudantes declararam interesse nas vagas.

Tags:

Coluna
eleições 2018
eleitor
Ivan Júnior
insegurança
greve
Uern
Robinson Faria

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO