Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 09h00 | 15 Mar 2018 | Coluna César Santos - 15 de março 2018

Crédito da foto: Reprodução Ministra Cármen Lúcia, presidente do STF, é o alvo do momento do PT

NO DESESPERO, É TUDO OU NADA

O PT partiu para o confronto com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia. O partido, através de seus endereços nas redes sociais, tenta envolver a ministra no lamaçal da Lava Jato, sugerindo que ela comprou mansão de doleiro envolvido no escândalo da Petrobras.

O perfil do PT do Rio postou no Facebook:

“Vamos falar sobre… residências, triplex, mansões e doleiros… Hoje é a vez da ministra Cármen Lúcia.

2015: Denúncia aponta que mansão em Brasília comprada pela ministra do STF por R$ 1,7 milhão está ligada ao doleiro Fayed Traboulsi, envolvido no esquema investigado pela Operação Lava Jato; gabinete da magistrada afirma que notícia “não tem pé nem cabeça” e que o negócio foi legitimado pela Caixa Econômica, que financiou o imóvel.

A compra de um imóvel em Brasília pela ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, se tornou alvo de denúncia. De acordo com o blog do jornalista Mino Pedrosa, o imóvel está ligado ao doleiro Fayed Traboulsi, envolvido no esquema de corrupção investigado pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal.

A casa estava no nome de Andréa Filipe Ramos, casada com Alexandre Chaves Ribeiro. Os dois, de acordo com a denúncia, são laranjas de Fayed e o imóvel “deveria constar no rol de apreensões e bloqueios de bens do doleiro”. O valor, segundo o texto, também é suspeito, uma vez que a casa seria avaliada por pouco mais de R$ 3 milhões no mercado imobiliário.

O próprio doleiro, segundo o blog, admitiu em depoimento à PF ser proprietário do imóvel, que era usado como “endereço de várias pessoas”. Fayed foi preso em setembro de 2013 e alvo de mandados de busca e apreensão em suas propriedades da capital federal no âmbito da Operação Miqueias, que investigava fundos de previdência e pensão.

A chefe de gabinete da ministra Cármen Lúcia, Maria Cristina Petcov, contesta todas as acusações, que “não têm pé nem cabeça”, e assegura que a ministra tem todos os documentos da negociação, legitimada pela Caixa Econômica Federal, responsável pelo financiamento do imóvel.

Ainda segundo informações do gabinete, a casa já havia sido financiada anteriormente pela antiga proprietária, no mesmo valor, o que reforça a legitimidade do banco pelo negócio e desmente a tese de que a casa vale quase o dobro do preço que foi pago pela ministra.”

A agressão à integridade moral da presidente do STF tem nome: Lula, que faz pressão no Supremo para se livrar da cadeia.

 

FRASE

"Pessoas que se vangloriam dos seus QIs são perdedores."

STEPHEN HAWKING – Físico britânico que morreu nesta quarta-feira, 14, aos 76 anos.

 

MOSSORÓ

 O historiador Geraldo Maia é o convidado da Câmara Municipal para a sessão solene de aniversário de Mossoró, hoje. Ele fará conferência sobre aspectos da história do município. A sessão também terá pronunciamentos da prefeita Rosalba Ciarlini (PP) e do oftalmologista Josivan Dantas, que discursará em nome dos homenageados pela Casa. A sessão terá início às 9h.

 

ESCOLA VERDE

 A Prefeitura de Mossoró deve concluir até a próxima semana a construção de cinco salas de aulas da escola de Lajedo, na localidade rural de Alagoinha. Os alunos ainda não iniciaram o ano letivo. A nova unidade do Lajedo é a primeira escola verde da cidade, sugerida pelo vereador professor Francisco Carlos (PR). Vai atender a 150 alunos do ensino fundamental.

 

DE FININHO

 A Aduern anunciou que se o governo colocar os salários em dia até abril, a greve dos professores será encerrada. Não por coincidência, há duas semanas o governador Robinson Faria (PSD) prometeu atualizar a folha até abril e o 13º salário em maio. O que sugere que a Aduern está buscando uma saída honrosa para o fracasso do movimento.

 

SEGUE

 Se o governo responder "sim" para o que ele próprio anunciou, a assembleia da Aduern, convocada para amanhã, anunciará o fim da greve. E os docentes voltam ao trabalho sem acrescentar absolutamente nada.

 

ALTO E BAIXO

 O senador Garibaldi Filho (MDB) é o potiguar melhor avaliado no “Ranking Político” em Brasília. Primeiro colocado com 383 pontos. Já a senadora Fátima Bezerra (PT) é a última do RN, com menos 208 pontos.

 

LIVRO

 Recebo do jornalista Márcio Morais, hoje atuando como agente penitenciário, o livro "Por trás das grades", que retrata a vida do ser humano privado de liberdade. O livro, lançado pela editora 8, é sucesso de venda e merece leitura. Confira!

 

 É NOTÍCIA

1 - O coronel Luiz Monteiro da Silva Júnior é o novo comandante do Corpo de Bombeiros no RN. Chega ao cargo com 20 anos de corporação. Ele já foi comandante do 2º GB em Mossoró.

2 - O Corpo de Bombeiros aprovou o projeto de readequação do Ginásio Pedro Ciarlini. A Prefeitura de Mossoró está autorizada a licitar a obra. O ginásio está interditado desde a gestão passada por conta da deficiência no plano de combate a incêndio.

3 - Hoje, completa 20 anos da morte de Tim Maia, um dos maiores ícones da música do Brasil, responsável pela introdução do estilo soul na música popular brasileira. O "Síndico do Brasil".

4 - Nesta data, em 1975, eram empossados os governadores de estados do Brasil. Todos da Arena, eleitos indiretamente. No RN, Tarcísio de Vasconcelos Maia, pai do senador José Agripino Maia.

5 - Os juízes federais paralisam as atividades hoje em defesa do auxílio moradia. Será um ato de reflexão sobre a independência do Poder Judiciário, justificam. A sociedade critica o auxílio.

Tags:

Coluna
Lula
PT
Cármen Lúcia
Uern
Escola Verde
livro
Márcio Morais

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO