Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 13h45 | 16 Mar 2018 | Termina a greve dos professores da Uern, sem nenhum ganho

Crédito da foto: Arquivo O governador Robinson Faria não se sentiu pressionado com os cartazes contra o seu governo

Está encerrada a greve dos professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

A decisão foi tomada agora pouco, em votação, na assembleia geral extraordinária realizada pela Associação dos Docentes (ADUERN).

Foram 175 votos contra a continuidade; e 161 pela manutenção da greve.

O resultado não surpreende. Não havia mais clima, nem apoio político, para a continuidade do movimento.

Os professores, que não tem uma participação política próxima da Aduern, há tempo defendia o fim da greve.

Os estudantes, que não são influenciados politicamente pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), também pressionavam para o fim do movimento.

Os docentes voltam ao trabalho com uma mão na frente e outra atrás. Nenhum ganho; nenhum avanço; absolutamente nada.

Pelo contrário. A greve afetou a Uern profundamente, dando vazão ao discurso cruel que a Universidade é um “peso” para o Estado, quando, na verdade, a instituição tem importância fundamental para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.

O governo embarcou na onda dos que são contra a Uern. Não deu menor cartaz ao movimento dos professores. Não apresentou uma só contraproposta às reivindicações da categoria, que queria apenas a atualização dos salários e um calendário de pagamento.

O governador Robinson Faria (PSD) não se preocupou com a Uern, muito menos com os grevistas.

Portanto, foram 127 dias de paralisação; dois períodos letivos perdidos. Pior para os estudantes; pior para os pais de estudantes; pior para a Uern; pior para a sociedade.

NOTA DO BLOG: Agora são os professores da rede estadual de ensino que aprovam indicativo de greve geral a partir da próxima quinta-feira (22). A categoria reclama que o Governo do Estado ainda não implantou o novo piso nacional do magistério, com data retroativa ao dia 1o de janeiro (VEJA AQUI).

Tags:

Greve
Uern
professores
Aduern
Robinson Faria
Rio Grande do Norte
salários

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO