Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 10h30 | 18 Mar 2018 | Coluna César Santos - 18 de março 2018

QUATRO ANOS DA LAVA JATO

O dia: 17 de março de 2014.

O fato: Polícia Federal deflagra ação para desmantelar esquema criminoso de lavagem de dinheiro em um posto de combustível;

A consequência: descoberto o maior esquema de corrupção da história do Brasil, numa engrenagem de fraude e lavagem de dinheiro na Petrobras, com metástase alcançando outras estatais, com prejuízo estimado em mais de 42 bilhões de reais.

A Lava Jato, como ficou batizada a operação, completou quatro anos neste sábado, 17, com números impressionantes e, principalmente, com força e determinação para varrer a corrupção da vida pública brasileira.

Veja os números:

– 954 mandados de buscas e apreensões expedidos;

– 227 mandados de conduções coercitivas;

– 103 mandados de prisões preventivas;

– 118 mandados de prisões temporárias;

– 72 acusações criminais contra 289 pessoas;

– 8 acusações de improbidade administrativa contra 50 pessoas físicas, 16 empresas e 1 partido político;

 – 395 pedidos de cooperação internacional para 50 países, sendo 215 pedidos ativos para 42 países;

– 180 pedidos passivos com 31 países;

– 163 acordos de colaboração com pessoas físicas;

– 11 acordos de leniência com pessoas jurídicas;

– R$ 11,5 bilhões alvo de recuperação por meio de acordos de colaboração.

Mais impressionante do que os números é o alcance da Lava Jato na estrutura política e empresarial brasileira, com a revelação e comprovação de envolvimento da mais alta patente da vida pública do país e de grandes empresários que fizeram fortuna com o dinheiro do povo.

Foram 188 condenações contra 123 réus, que somam 1.861 anos e 20 dias de pena, com a placa de condenado no peito de doleiros, ex-diretores da Petrobras, ex-deputados federais, empresários ligados a grandes empreiteiras e ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a única liderança de massa que ainda sobrevive.

Lula foi condenado em primeira instância a 9 anos e seis meses de cadeia pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro e teve a pena aumentada em segundo grau para 12 anos e um mês, a ser executada dentro dos próximos dias.

É, sem dúvida, a consolidação da Lava Jato, símbolo do novo Judiciário brasileiro, que mostra que a lei está acima dos homens e é para todos. Como deve ser.

 

FRASE

"O problema do mundo é que tolos e fanáticos estão sempre cheios de convicções."

BERTRAND RUSSELL – Matemático e filósofo que viveu no século 20.

 

SALÁRIOS

 A menos de duas semanas para terminar o mês de março, o Governo do RN ainda não quitou a folha de fevereiro dos servidores públicos. Quem ganha a partir de R$ 4 mil está esperando o pagamento. O Governo também não pagou o 13° salário de 2017 e nem tem calendário para a folha de março. O governador Robinson Faria (PSD) prometeu tudo isso para, o mais tardar, abril.

 

NOSSAS RAÍZES

 A União Nordestina de Entidades de Quadrilhas Juninas (UNEJ) se instalará em Mossoró por dois dias – 24 e 25 deste mês. Em debate, o movimento junino em todo o Nordeste, como instrumento de resgate da cultura popular, mas também de agente sócio e econômico. A assembleia da UNEJ culminará com a escolha da cidade que sediará o Campeonato Nordestão de Quadrilhas Juninas.

 

"MARIELLES"

 Em menos de uma década, o Brasil registrou o assassinato de 40 prefeitos e vereadores. Também nesse período, foram mortos vice-prefeitos e suplentes de vereador. Os números são assustadores, porém fazem parte das estatísticas da violência no país, que assiste a dezenas de corpos tombar todos os dias.

 

DEPENDE

 O PSB é a nova casa do vice-governador dissidente Fábio Dantas. Com o número 40, coloca-se como pré-candidato a governador. Está empolgado. Os menos açodados, porém, cravam que ele só viabilizará candidatura se assumir o Governo, com possível renúncia do governador Robinson (PSD). Tem até o dia 7 de abril.

 

ELE DIZ QUE FICA

 De público, Robinson tem afirmado e reafirmado que é "zero" a possibilidade de renúncia, sem perder o olhar atento aos gabinetes da Assembleia Legislativa. É lá onde mora o perigo.

 

VEJA

 Ministra Cármen Lúcia manda recado para os colegas da toga: "Fim de prisão em 2ª instância seria retrocesso de 50 anos no combate à corrupção."

 

 É NOTÍCIA

1 - O projeto Terça Nossa, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, será aberto no dia 4 de abril, com o espetáculo "Romaria – Krystal canta Elis". A cantora potiguar dispensa comentário.

2 - Há 13 anos, a comunidade acadêmica escolhia o médico Milton Marques e o professor Aécio Cândido para os cargos de reitor e vice-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Quatro anos depois, eles renovavam os mandatos.

3 - Nesta segunda-feira, 19, completa 42 anos que a Telecomunicações do Rio Grande do Norte (TELERN) chegava a Mossoró, pela gestão do governador Tarcísio de Vasconcelos Maia.

4 - A Semana da Água será aberta nesta segunda-feira, 19, com atividades em todo o mundo. No RN, castigado pela seca, momento ideal para debater o desafio para a segurança hídrica.

5 - O Baraúnas tem outra batalha contra o rebaixamento. Precisa vencer o Assú, fora de casa, e torcer por tropeço do Força e Luz frente o ABC. Os dois jogos serão realizados hoje, em Assú e Natal.

 

Tags:

Coluna
César Santos
Eleições 2018
Lava Jato

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO